Portuguesa São Bento
Portuguesa 0 (5) x (3) 0 São Bento - Lusa viva na Copa Paulista

A partida foi completamente diferente que o jogo de Sorocaba, com Lusa e Bentão se soltando mais, buscando o gol desde o início

O São Bento se despede de 2024 e passa a pensar na Série A2 de 2025

Portuguesa
Foto: Divulgação

Por: Rivail Oliveira

São Paulo, SP , 31 (AFI) – Uma festa portuguesa com certeza no Canindé. E Haja coração ! Em uma decisão dramática nos penais, a Lusa venceu o São Bento por 5 a 3, no Canindé nesta tarde de sábado, depois de um empate sem gols nos 90 minutos, e assegurou vaga para a fase quartas-de-finais da Copa Paulista. No primeiro jogo, em Sorocaba, houve empate sem gols. O adversário da Lusa só será conhecido depois de todos os jogos desta fase oitavas-de-finais a competição.

Nos 90 minutos Portuguesa e São Bento fizeram um bom jogo no Canindé. No primeiro tempo a Lusa pressionou mais o time de Sorocaba, que respondeu nos contra ataques, com perigo. No segundo período uma partida mais equilibrada, tendo o Bentão, marcando bem e chegando com perigo e a Lusa com alguns bons ataques e pressionando mais no final, que terminou sem gols.

Nas cobranças de penais, os dois times vinham tendo um aproveitamento de 100 por cento até o sétimo penal (4 a 3 para a Lusa). Mas Wesley Barbosa foi infeliz na cobrança e mandou para fora e no último penal luso, Anderson Magrão deu números finais, 5 a 3 e a vaga para a Portuguesa que aguarda seu adversário das quartas da Copa Paulista.

Ritmo forte, intensidade, mas nada de gols

A partida foi completamente diferente que o jogo de Sorocaba, com Lusa e Bentão se soltando mais, buscando o gol desde o início. E o time de Sorocaba que começou buscando o gol. A Lusa foi um pouco melhor, mas o São Bento também chegou com perigo. Aos quatro minutos, Flavinho fez bom passe, Thiaguinho e Dos Santos tentaram o arremate sem sucesso; dois minutos depois Dos Santos que encheu o pé e Rafael defendeu bem.

A Lusa começou a apertar logo depois. Aos seis Ben-Hur cruzou e o ataque luso não aproveitou. No minuto seguinte, Maceió chutou forte e André Luiz pegou bem. A Lusa seguiu na pressão e aos 12 minutos em falta na intermediária, Elvis cobrou com veneno, André soltou, Bryam cruzou e novamente a peça ofensiva rubroverde não aproveitou.

O jogo seguiu intenso no Canindé. Aos 13 minutos, Bryam cruzou, Cristiam ajeitou e Ferreira mandou para fora. O Bentão voltou ao ataque aos 20 minutos e Thiaguinho livre chutou mal. Aos 24 Ben-Hur avançou pelo meio criou coragem e mandou a bomba para boa intervenção do goleiro do Azulão.

Depois de um começo a “200 km por hora”, depois dos 25 minutos as duas equipes reduziram o ritmo forte do início, até de olho num desgaste e no calor forte no Canindé. Mas a Portuguesa continuou forçando o ataque e aos 31 Ferreira brigou pela bola e serviu Anderson Magrão, que invadiu pela direita mas na hora de definir emendou por cima e perdeu boa chance para a Lusa.

O Bentão respondeu aos 36, num lateral que achou Ewerton Páscoa e de cabeça esse ajeitou para trás mas o ataque azul não aproveitou. Aos 38 o São Bento reclamou de uma bola no braço de Ben-Hur mas a arbitragem não entendeu assim. Bryam arriscou de longe aos 40 e André defendeu. Maceió fez grande jogada aos 42 minutos, e cruzou para o camisa dez Cristiano, que matou no peito, porém, na hora de marcar isolou a bola perdendo uma preciosa oportunidade para a Lusa, no fechamento do primeiro tempo no Canindé, 0 a 0.

Tudo na mesma placar em branco permanece

Nos 20 minutos iniciais do segundo tempo, a Portuguesa saiu um pouco mais para o jogo, enquanto o São Bento marcava forte e tentava explorar os espaços para contra golpear com velocidade. Aos quatro minutos, Ben-Hur lançou Bryam na corrida, mas André Luiz saiu bem e evitou o gol da Lusa; aos seis Ben-Hur cruzou e Magrão chegou escorando e raspando de cabeça com perigo. Aos 19 minutos, Samuel Santos tentou o cruzamento muito fechado, bem interceptado por Rafael, na primeira chegada do Azulão de Sorocaba; Magrão bateu pressionado aos 23 sem perigo em outra chegada rubro verde.

O tempo foi passando, o jogo ficando mais nervoso e carimbado. Enquanto a Lusa caiu de rendimento, e o São Bento,  bem posicionado, marcando bem e chegando com perigo, como  aos 27 com um cruzamento de Barretos, e na hora que Alex poderia marcar e Mauricio evitou o gol do time de Sorocaba, assustando a torcida lusa no Canindé.

Nos minutos finais o jogo ficou emocionante. Aos 39 a Portuguesa voltou ao ataque e Leandro tentou o chute da ponta esquerda mas a bola subiu demais. Aos 40 Leandro livre, mesmo com o impedimento marcado emendou pra fora. Aos 42 minutos Maceió mandou a bomba e André Luiz fez grande defesa salvando o Bentão; aos 44 Pedro Henrique tentou o chute mas errou o alvo. A Portuguesa ainda tentou um último esforço nos minutos finais e aos 49, Kaua perdeu outra ótima chance e a partida terminou, 0 a 0. E a decisão da vaga foi para os penais no Canindé.

Lusa vence nos penais, 5 a 3

Nas cobranças de penais, em uma série onde quase todos jogadores a acertaram, a Portuguesa levou a melhor, 5 a 3 e ficou com a vaga para as quartas-de-finais da Copa Paulista. Maceió fez 1 a 0 para a Lusa; Alex Henrique deixou tudo igual, 1 a 1 na primeira do Bentão. Ben-Hur bateu bem a segunda cobrança, 2 a 1 para a Portuguesa; Cirilo deixou tudo igual, 2 a 2. Cristiano cobrou o terceiro penal e fez 3 a 2 para a Portuguesa; Bruno Silva empatou de novo para o Bento, 3 a 3. Elvis bateu com estilo e fez Lusa 4 a 3. Porém, Wesley Barbosa, zagueiro do Bento, cobrou para fora e a Lusa e  última cobrança  Lusa, Anderson Magrão marcou e deu a vaga para o time do Canindé,  5 a 3.

Próximos jogos

O adversário da Lusa nas quartas-de-finais só será conhecido depois de todos os jogos desta fase oitavas-de-finais  da Copa Paulista. O São Bento se despede de 2024 e passa a pensar na Série A2 de 2025.

FICHA TÉCNICA

Pênaltis

5 3
Portuguesa
Portuguesa
0 0
São Bento
São Bento
Fase Fase:
Oitavas de Final
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
31/08/2024
Fase Horário:
15:00
Fase Árbitro:
Gabriel Henrique Meira Bispo
Fase Assistentes:
Italo Magno de Paula Andrade e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
Fase Cartões Amarelos:
Portuguesa : Pedro Henrique;
Fase Público:
2.223 pessoas
Fase Renda:
R$ 38.6700,00
Fase Estádio:
Canindé
Fase Local:
São Bento

Confira também: