Porto Vitória reforça para a Série D e aposta em treinador revelação

Com passagens anteriores por Jacuipense, Monte Roraima, Atlético-BA, Juazeirense e uma atuação marcante nas categorias de base do Vitória

Apesar do revés na decisão, a trajetória do clube — que tem apenas quatro anos como profissional — é encarada com otimismo

Porto Vitória
Foto: Divulgação

Por: Rivail Oliveira

Vitória, ES , 12 (AFI) – Depois de ficar muito perto do título estadual, o Porto Vitória já foca nos próximos compromissos da temporada 2025. O clube da capital capixaba se prepara para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa Espírito Santo, iniciando a nova fase com novidades no elenco e a continuidade do trabalho do jovem técnico Rodrigo Chagas — um dos pilares da boa campanha no estadual e considerado uma das revelações do país.

Com o objetivo de fortalecer o grupo para as competições que vêm pela frente, o Verdão anunciou duas contratações importantes: o atacante Alison Daniel, de 25 anos, e o meia Matheus Firmino, também de 25. Alison chega ao clube após passagem pelo Jacuipense-BA, e já defendeu equipes como Internacional, Figueirense, CSA, Campinense, Cruzeiro-RS, Bangu e Monsoon-RS.

Matheus Firmino, por sua vez, retorna ao Espírito Santo após rodar por diversos clubes, incluindo Estrela do Norte, Real Noroeste, Democrata-GV, Nova Venécia, Itabirito e Velo Clube. Revelado pelo Vilavelhense, o meia também estava no Jacuipense ao lado de Alison.

Continuidade no comando técnico

No comando da equipe segue Rodrigo Chagas, técnico de 53 anos com ampla experiência no futebol nacional. Natural do Rio de Janeiro, o treinador conduziu o Porto Vitória à sua primeira final de Campeonato Capixaba, ficando muito perto de conquistar o título inédito — após vencer o jogo de ida contra o Rio Branco-ES, o time foi derrotado por 2 a 0 na volta e ficou com o vice-campeonato.

Apesar do revés na decisão, a trajetória do clube — que tem apenas quatro anos como profissional — é encarada com otimismo. Sob o comando de Chagas, o time fez uma campanha sólida no estadual, com quatro vitórias em oito jogos.

Com passagens anteriores por Jacuipense, Monte Roraima, Atlético-BA, Juazeirense e uma atuação marcante nas categorias de base do Vitória, Rodrigo traz ao Porto Vitória não só experiência, mas também um olhar atento para jovens talentos. Como jogador, teve uma carreira sólida como volante, atuando por grandes clubes do Brasil e da Europa, como Corinthians, Cruzeiro, Bayer Leverkusen e o próprio Vitória.

Agora, o técnico tem a missão de conduzir o Porto Vitória em sua estreia na Série D do Brasileirão, onde a equipe integra o Grupo A6, ao lado de Rio Branco-ES, Nova Iguaçu, Boavista, Pouso Alegre, Maricá, Portuguesa e Água Santa. A estreia será contra o Nova Iguaçu, no fim de semana dos dias 19 e 20 de abril.