Ponte Preta Guarani
Ponte Preta x Guarani - Dérbi 208 em tom de desespero! Onde assistir e escalações!

Afinal, o clássico de número 208, entre Ponte Preta e Guarani, tem algo muito importante em jogo: a luta pela permanência na Série B do Campeonato Brasileiro

Desta vez, o Dérbi 208 que se tornou um duelo direto contra o Z-4, será disputada no estádio Moisés Lucarelli, casa da Ponte Preta, mais uma vez com torcida única por determinação do MP-SP.

Ponte Preta e Guarani escrevem capítulo 208 da história do Dérbi
Ponte Preta e Guarani escrevem capítulo 208 da história do Dérbi (Foto: Marcos Ribolli/PontePress)

Campinas, SP, 18 (AFI) – Neste domingo (20), às 18h30, será escrito um dos capítulos mais importantes da história do Dérbi Campineiro. Afinal, o clássico de número 208, entre Ponte Preta e Guarani, tem algo muito importante em jogo: a luta pela permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Desta vez, a partida que se tornou um duelo direto contra o Z-4, será disputada no estádio Moisés Lucarelli, casa da Macaca, mais uma vez com torcida única por determinação do MP-SP.

Ao todo, foram colocados 17 mil ingressos a disposição do torcedor da Ponte Preta e a expectativa da diretoria alvinegra é receber pelo menos 15 mil espectadores no Dérbi 208. Número superior aos 9.626 bugrinos que assistiram ao clássico no primeiro turno, realizado no estádio Brinco de Ouro, e que terminou com o empate por 1 a 1.

PONTE PRETA E GUARANI EM SITUAÇÕES DRAMÁTICAS NA SÉRIE B

As duas equipes chegam em apuros para o Dérbi 208. Isso porque, a Ponte Preta chega na 16ª colocação na tabela, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 33 pontos ganhos. O Guarani, que tem tentado esboçar uma reação neste returno, segue na lanterna com 28 pontos. A nível de comparação, o CRB, primeiro dentro do Z-4, tem 33.

Depois de fazer um primeiro turno regular, Ponte Preta caiu demais de produção no returno, tanto que nesta segunda metade de Série B conquistou apenas duas vitórias em 12 jogos disputados. Na última rodada, foi até Fortaleza e acabou derrotado pelo Ceará, por 1 a 0. De qualquer forma, a Macaca tenta voltar a viver bons momentos em casa, no estádio Moisés Lucarelli, para selar a paz com a sua torcida e uma vitória em um clássico contra o arquirrival seria determinante.

Isso porque, depois de ficar vários jogos invictos em casa desde a chegada de Nelsinho Baptista, a Ponte Preta acabou perdendo quatro jogos seguidos no Moisés Lucarelli – Operário-PR, Chapecoense, Ituano e América-MG -, mas no último jogo como mandante, venceu o Botafogo-SP, por 1 a 0, e agora tenta voltar a embalar bons momentos diante de sua torcida para abrir distância da zona de rebaixamento.

54056575122 f10b148240 c 1
(Foto: Marcos Ribolli / PontePress)

Do outro lado, o Guarani que é apontado, pelos estatísticos, como virtual rebaixado para a Série C em 2025, com 92% de chances de queda, busca um verdadeiro milagre e uma vitória no Dérbi 208 poderia dar um ânimo ainda maior ao Bugre nessa reta final nessa empreitada.

Isso porque, na rodada passada, deu indicios que pode reagir, ao vencer o CRB, de virada, por 2 a 1, no estádio Brinco de Ouro, em jogo realizado na última segunda-feira. Antes, porém, o Bugre vinha de quatro jogos sem vitória, com três derrotas neste meio tempo. Já fora de casa, o retrospecto recente não é nada bom, com cinco derrotas seguidas atuando como visitante.

RETROSPECTO GERAL DA HISTÓRIA DO DÉRBI

No retrospecto geral do clássico campineiro, que tem 112 anos de história, o Guarani leva a melhor. O time alviverde tem 70 vitórias, contra 67 da Ponte Preta e 69 empates, além de um resultado desconhecido – justamente o primeiro, disputado em 1912.

Porém, a Ponte Preta tem um tabu em jogo para manter. Isso porque, não perde do arquirrival no estádio Moisés Lucarelli, desde 2009, quando foi derrotado por 1 a 0 com gol de Caíque. De lá para cá, são dez confrontos no Majestoso, com seis vitórias alvinegras e quatro empates.

54053711345 cb46006419 c
(Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC)

Do outro lado, o Guarani se apega de estar na frente destes números do clássico há mais de 100 anos. A única vez que a Ponte Preta esteve à frente do retrospecto geral foi entre os anos de 1912 e 1915, quando conseguiu abrir duas vitórias do rival na contagem.


RÁDIO FI E ONDE ASSISTIR O DÉRBI 208 ENTRE PONTE PRETA E GUARANI

O Dérbi 208 será transmitido AO VIVO pela Rádio Futebol Interior, em parceria com a Valinhos 87,9 FM. A abertura da jornada esportiva está marcado para às 17h e encerramento às 22h.

O clássico terá narração de Carlos Corsato, reportagens de Wendel Coral, em cima da Ponte Preta e Albert Cavalcante, cobrindo tudo do Guarani, Pedro Lino, direto do estádio, e placar ao vivo de Marcelo Corsato. Já a mesa de som e áudio será responsabilidade de Felipe Marques.

A partida, também será transmitida com imagens, pela TV Brasil, em canal aberto e pelo Premiere, via Pay-per-view.


DETALHES DAS EQUIPES PARA O DÉRBI 208

PONTE PRETA

Para o duelo, o técnico Nelsinho Baptista tem dois desfalques importantes para armar a Ponte Preta, um deles se tornou baixa em cima da hora. Trata-se do goleiro Pedro Rocha, que na manhã desta sexta-feira, foi julgado pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que manteve a punição de quatro jogos após expulsão por agressão. Ou seja, o camisa 1 é baixa no Dérbi 208.

Com isso, Nelsinho Baptista tem duas opções para assumir a meta alvinegra: Luan Ribeiro e William. O outro desfalque é o volante Emerson Santos, que cumpre suspensão pelo terceiro amarelo, sofrido contra o Ceará. A vaga ficará entre Hudson e Ramon Carvalho. O zagueiro Mateus Silva volta de suspensão, disputando com Joilson e Nilson Júnior.

O time ainda terá o retorno do atacante Jeh, que se recuperou de lesão muscular na coxa e treinou normalmente, mas ainda não se sabe se iniciará como titular ou reserva. Já o lateral Gabriel Risso, também foi julgado no STJD nesta sexta-feira e poderia pegar até seis jogos de suspensão por conta da expulsão na derrota para o América-MG, por 2 a 0, após entrada forte em Juninho. Mas pegou apenas um jogo de suspensão, cumprido de maneira automática e está apto para jogar.

GUARANI

Do outro lado, apesar de não confirmar a escalação titular que entrará em campo no Dérbi 208, o técnico Allan Aal deu indícios durante a intertemporada que fez no Otho Hotel, em Itu, que deve promover pelo menos uma mudança no time titular do Guarani. Isso porque, o meia Luan Dias cumpriu suspensão na rodada passada pelo terceiro cartão amarelo, e tem tudo para começar jogando no lugar que foi de Estevão.

O mesmo acontece com Emerson Barbosa, que está lutando pela titularidade na lateral-esquerda com Jefferson. No mais, os sete jogadores que entraram em campo pendurados contra o CRB, passaram ilesos e não foram advertidos. Ou seja, estão aptos para o Dérbi 208.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

São eles: São eles: o lateral-direito Pacheco; o zagueiro Douglas Bacelar; os volantes Gabriel Bispo, Anderson Leite, Matheus Bueno; o meia Pierre; e o atacante João Victor. Portanto, as únicas baixas são os atacantes Airton e Marlon Douglas que já estavam entregues ao Departamento Médico tratando lesões.

FICHA TÉCNICA

Ponte Preta
Ponte Preta
Guarani
Guarani
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
32ª rodada
Fase Data:
20/10/2024
Fase Horário:
18:30
Fase Árbitro:
Wilton Pereira Sampaio (GO)
Fase Assistentes:
Tiago Gomes da Silva e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
Fase VAR:
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Fase Estádio:
Moisés Lucarelli
Fase Local:
Campinas (SP)