Ponte Preta x Guarani - Clássico com tabu e times em momentos opostos na Série B
A Macaca não perde para o rival em casa desde de 2009
Campinas, SP, 19 (AFI) – Ponte Preta e Guarani se enfrentarão em momentos distintos no Campeonato Brasileiro da Série B. Enquanto a Macaca está em crise e precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento, o Bugre está de olho no G-4 e quer a vitória para encostar na liderança. O dérbi campineiro acontecerá neste domingo, às 18h, no estádio Moisés Lucarelli, pela 7ª rodada.
Com apenas uma vitória em seis jogos, a Ponte Preta aparece na 18ª posição. A Macaca vem de uma derrota por 3 a 0 sobre o Londrina. Vale ressaltar que a Macaca perdeu o técnico Hélio dos Anjos, que deixou o clube. Felipe Moreira assumiu de forma interina.
O Guarani, por outro lado, tem 12 pontos, e entrou na rodada na quarta posição, perdida com o triunfo do Mirassol sobre o Vitória. O Bugre tem um aproveitamento de 66% e vem de vitória sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 0.
COMO VEM A MACACA?
Apesar de não vir bem no torneio, a Ponte tem a seu favor um longo tabu para tentar superar o seu rival. A Macaca não perde um clássico em casa desde 2009, quando levou 1 a 0 do Guarani, pela mesma Série B.
Neste período, os times se enfrentaram em nove oportunidades no Moisés Lucarelli, com seis vitórias e três empates. No último dérbi, a Macaca venceu por 1 a 0, em 2022.
O técnico Felipe Moreira ganhou um reforço para a partida deste domingo. Pablo Dyego, desfalque nos últimos dois compromissos da Macaca, está recuperado de uma lesão muscular e deve retornar a sua posição entre os titulares.
O seu companheiro de ataque também está de volta. Jeh foi poupado por estar pendurado com dois cartões amarelos. O volante Felipe Amaral cumpriu suspensão automática e também retorna.
Por outro lado, o treinador não contará com Felipinho, expulso diante do Londrina, Eliel e Edson, os dois últimos vetados pelo Departamento Médico.
“É o jogo mais importante para nós no ano. Tivemos uma semana cheia de trabalho para pensar no dérbi, que para a cidade pela rivalidade. É uma semana decisiva, com o jogo dentro de casa. A expectativa é de fazer um grande jogo com apoio da nossa torcida. Tem que ter a entrega que a torcida exige. É um jogo para ter transpiração”, disse o treinador.
DE OLHO NO BUGRE!
Do outro lado, Bruno Pivetti não revelou, mas deve contar com Alan Santos e Bruno Mendes, que estão recuperados de suas respectivas lesões. Os dois foram desfalques diante do Sampaio Corrêa.
Já o lateral Diego Porfírio deve seguir vetado pelo Departamento Médico. O lado esquerdo deve ter novamente Mayk entre os titulares.
“Os jogadores estão se preparando da melhor maneira. Sabemos que teremos um grande desafio pela frente e não podemos ter mudanças bruscas neste momento. Estamos com um processo sólido no encadeamento dos exercícios da semana e chegaremos bem preparados para o jogo no domingo”, disse Bruno Pivetti.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 7ª rodada
- Data:
- 21/05/2023
- Horário:
- 18:00
- Árbitro:
- Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
- Assistentes:
- Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
- VAR:
- Emerson de Almeida Ferreira (MG)
- Estádio:
- Moisés Lucarelli
- Local:
- Campinas (SP)