Ponte Preta estampa na camisa símbolo de seminário contra o racismo
Representantes da Ponte Preta estiveram presentes em debate contra o racismo da CBF
Dirigentes e ex-atletas da Ponte Preta estiveram presentes no seminário da Confederação Brasileira de Futebol
Campinas, SP, 24 (AFI) – Em seminário promovido pela CBF de combate ao racismo, a Ponte Preta foi representada pelo seu presidente do Conselho Deliberativo, Doutor Tagino Alves dos Santos. Membros da FIFA e CONMEBOL, ex-atletas e dirigentes também compareceram ao evento. No jogo desta quinta-feira (25), diante do Novorizontino, a Macaca entrará em campo com o símbolo do evento estampado nas camisas dos atletas.
Entre os ex-atletas, Aranha, goleiro com passagem marcante pela Macaca, foi um dos convidados especiais. “Não existe maneira de resolver um problema sem ser falando sobre ele. Estamos iniciando um projeto que visa melhorar as condições não só dos atletas, mas principalmente dos torcedores que, por muitas vezes, não podem frequentar os estádios pelo desrespeito e insegurança”, afirmou.
PRESIDENTE DA PONTE PRETA GOSTOU
O presidente do Conselho da Ponte classificou a iniciativa como bastante positiva. “É algo sensacional porque se trata de mais um passo no combate ao racismo no futebol. Penso que temos que avançar na linha pedagógica, que alcance as categorias de base, passe por funcionários dos clubes e das entidades organizadoras até chegar, em especial, à arbitragem. Quando houver um crime, que o árbitro possa paralisar e dar voz de prisão em flagrante para quem comete este crime”, considera Tagino.
A ação antirracista acontece em uma semana em que autoridades políticas, dirigentes e personalidades do esporte e da cultura vão debater o ódio e a violência no futebol. “Queremos combater o racismo de uma forma veemente e a violência no futebol também. Essa nossa iniciativa envolve o mundo do esporte”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
ALTO ÍNDICE
Foram mais de 100 casos de discriminação no futebol brasileiro em 2021, segundo levantamento do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que vem catalogando casos de racismo, homofobia, xenofobia e machismo no esporte.