Ponte Preta e Corinthians dão a largada em Campinas
Em tese, um jogo equilibrado, disputado em cada centímetro do gramado e sem um favorito absoluto.
Em tese, um jogo equilibrado, disputado em cada centímetro do gramado e sem um favorito absoluto.
Neste domingo, a partir das 16 horas, Ponte Preta e Corinthians disputam o primeiro jogo das finais do Campeonato Paulista da Série A1, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Em tese, um jogo equilibrado, disputado em cada centímetro do gramado e sem um favorito absoluto.
A Ponte tem a vantagem de jogar em casa, de ter um time equilibrado e muita força ofensiva. Já o Corinthians, tem uma defesa que é considerada um verdadeiro paredão e um time que sabe como poucos aproveitar os contra ataques para matar seu adversário.
Considero esse jogo em Campinas decisivo para a Ponte. Se ela conseguir repetir a atuação diante do Palmeiras e fizer ao menos dois gols de vantagem, estará com o caneco nas mãos. Mas se vencer apenas pela contagem mínima ou empatar (se perder, nem se fala!), a Ponte entrega o favoritismo ao Corinthians na partida que será disputada no Itaquerã o no final da próxima semana.
A chance da Ponte ser campeã, portanto, depende muito do resultado desse primeiro jogo. Mesmo considerando que a Macaca ganhou mais pontos fora do que dentro de casa nesse campeonato, não acredito que ela consiga derrubar o Corinthians em Itaquera se for para o segundo jogo sem ter ao menos dois gols de vantagem.
Lógico que o futebol tem seus mistérios e que, as vezes, provocam algumas surpresas. Mas em resumo, eu acredito que essa decisão só dará o titulo a Ponte se ela vencer bem em Campinas. Qualquer outro resultado fará do Corinthians o mais novo campeão paulista. Simples assim!
C * U * R * T * A * S
* CORINTHIANS é um time que costuma só fazer um gol por jogo. Tanto que, na classificação geral dos melhores ataques, o Timão está numa das últimas colocações em todo o Brasil com apenas 27 gols marcados neste ano. Em compensação, a defesa alvinegra é muito competente. É uma das melhores do País até esse momento.
* A PONTE tem uma boa defesa. Mas seu ataque é o forte do time. Muito rápido, faz muitos gols e quase sempre marca nos jogos que disputa. Com Gilson Kleina a Ponte passou a ter 75 por cento de aproveitamento. Um índice incrível. Já Carille, técnico do Corinthians, tem 66,7 por cento de aproveitamento até aqui. Abaixo de Kleina.
* A GUERRA das torcidas, no bom sentido, promete ser um espetáculo à parte nesta partida entre Ponte Preta e Corinthians. São tradicionais rivais. Ambas, alvinegras. O estádio Moisés Lucarelli estará em festa neste domingo à tarde. Só peço que os torcedores evitem partir para a violência. Torçam muito, mas evitem agredir adversários.
* NO TIME da Ponte voltam (pelo menos para o banco) Nino Paraíba, Renato Cajá e Reynaldo. Eles não participaram da última partida da Macaca. Em compensação, o zagueiro Marllon, um dos melhores do time está fora por suspensão. No Corinthians todos que disputaram a fase semifinal deverão estar à postos. Exceto de surgir problema de última hora.
* ZAGUEIRO lateral direito Fagner, que foi flagrado dando um pisão sem bola em Cueva, meia do São Paulo, deverá ser julgado na próxima terça feira pelo TJD da Federação Paulista de Futebol. Se for suspenso, estará fora do jogo final entre Ponte Preta e Corinthians, que será disputado no dia 7 de maio, no Itaquerão.
* SÃO PAULO voltou as atividades depois de dois dias de folga. Rogério Ceni começou um trabalho de análise do elenco para indicar os jogadores que poderão ser negociados pelo clube. Como agora o Tricolor só terá duas competições oficiais pela frente, Brasileirão e Sul Americana, a intenção e reduzir o número de jogadores.
* UM DOS primeiros da lista para ser dispensado é Neilton, que realmente não deu certo no clube. João Schimidt deve ser liberado para um clube europeu. E como alguns vão deixar o clube, outros devem chegar. Rogério Ceni já pediu ao menos dois reforços para a diretoria que já começou a pesquisar para atender indicações do treinador.
* GRANDES clássicos serão disputados em várias capitais dos Estados brasileiros no final desta semana. Em Minas o Cruzeiro encara o Atlético. Em Porto Alegre, o Internacional enfrenta o Novo Hamburgo. Em Salvador, Bahia e Vitória começam a decidir o titulo baiano. E em Curitiba, Atlético PR e Coritiba também disputam finais.
* EM PERNAMBUCO o Sport Recife encara o Salgueiro na decisão do título estadual. Essas decisões terminam todas no domingo, dia 7 de maio. O Brasileirão 2017 vai começar no dia 13. Entre os chamados grandes clubes brasileiros, o Internacional começa no dia 14 de maio a disputa da série B do Campeonato Brasileiro.
* MAIS uma virada do Palmeiras. E novamente em cima do Penarol, do Uruguai, lá em Montevideu. O resultado final de 3 a 2 para o Verdão foi totalmente justo, principalmente pelo que o Palmeiras jogou no segundo tempo da partida. O Penarol até começou bem com dois gols. Mas depois foi uma grande decepção.
* O FUTEBOL ruim do Palmeiras no primeiro tempo tem um culpado direto: Eduardo Baptista. Ele errou não só na escolha da tática a ser usada (optou por três zagueiros) como na escalação do time. Seu mérito foi reconhecer e corrigir o erro na segunda etapa. A partir daí o Palmeiras dominou a partida e conseguiu dar uma virada no placar.
* OS GOLS palmeirenses foram de Willian (2) e Mina. Willian entrou no segundo tempo e foi o grande responsável pela virada. Pelo que jogou, não merece ficar na reserva. Com a vitória o Palmeiras firmou-se na primeira colocação do grupo 5 e, com mais um empate nos próximos dois jogos, garante vaga na próxima fase da Libertadores.
* ENTRE os atletas que estiveram em campo, destaque maior para Willian. Mina também mostrou bom futebol. Prass teve novamente uma boa atuação. Jean fez os passes para o gol e jogou bem tanto defensiva como ofensivamente. No final da partida uma confusão generalizada. Jogadores dos dois times partiram para a briga.
* FELIPE Melo chegou a socar um jogador uruguaio. Ele, por sinal, levou cartão amarelo durante o jogo (mais um em sua curta carreira no Palmeiras). É mesmo um jogador extremamente indisciplinado. De qualquer forma, com bola correndo, tem sido um dos melhores jogadores do time. Contra o Penarol também fez boa exibição.
* O SANTOS deu o primeiro passo para garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Na noite de quarta feira venceu o Paysandu, que tem um bom time, por 2 a 0 em Vila Belmiro. Lamente-se a falta de público. Apenas 6.366 pagantes estiveram na Vila Belmiro. Vitória santista foi justa, mas o adversário provou que pode se recuperar.
* OS GOLS do Peixe foram marcados por Bruno Henrique (num belo chute de fora da área) e Copete (mais uma vez ele marcou e ainda assim Dorival Junior insiste em deixa-lo no banco). Vanderlei segurou o Paysandu nos momentos mais difíceis do jogo quando o Paysandu mandou na partida. Ricardo Oliveira fez péssima exibição.
* OUTRO que precisa reagir é Vitor Bueno. Foi sua quinta ou sexta partida pelo Santos com rendimento muito abaixo do seu potencial. Ou melhora, ou merece ir para o banco de reservas. Lucas Lima também produziu pouco. Anda muito nervosinho. Precisa se reciclar. Próximo jogo contra o Paysandu será dia 10 em Belém do Pará.