Copinha: Ponte Preta terá campeão goiano, vice sergipano e Tanabi na 1ª Fase

Neste ano, a Ponte encerrou o Paulista em 14º lugar entre os 72 participantes.

A Macaca que sempre foi um celeiro de craques, e cada ano que passa, revela mais jogadores.

Ponte Preta

Campinas, SP , 23 (AFI) – A Ponte Preta jogará a primeira fase da 54ª Copa São Paulo de Futebol Júnior em Tanabi, na região de São José do Rio Preto. Seus adversários serão o Vila Nova, atual campeão goiano; o Atlético Gloriense, vice-campeão sergipano de 2023, e o Tanabi, 28º colocado do Paulista Sub-20 deste ano, anfitrião do Grupo 1.

O vice-presidente Nene Tognolo esteve presente e disse que a expectativa da Macaca é de passar da primeira fase, e o time vem se preparando forte para a competição. Também falou sobre a importância da competição, para revelar novos jogadores.

A Macaca que sempre foi um celeiro de craques, e cada ano que passa, revela mais jogadores.

A principal competição de base do país segue com a mesma fórmula de disputa dos anos anteriores. Serão 128 times, divididos em 32 sedes, classificando os dois melhores à fase de mata-mata decidida em jogo único.

Historicamente, a Copinha Sicredi abre a temporada do futebol brasileiro e tem início previsto para 2 de janeiro. A final acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo que, em 2024, completa 470 anos.

Neste ano, a Ponte encerrou o Paulista em 14º lugar entre os 72 participantes. Foram 16 jogos, com 29 pontos somados (60,4% de aproveitamento) em 9 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. Foram marcados 20 gols (1,2 de média a favor) e 12 gols sofridos (0,8)

VILA NOVA

Atual campeão goiano na categoria Sub-20, o Vila Nova voltou a conquistar o título depois de sete temporadas superando Atlético-GO na decisão estadual. O Tigre havia sido campeão pela última vez em 2015, quando bateu o Trindade.

Em 2024, será a 20ª participação seguida da equipe colorada no torneio, desde 2005, quando fez sua melhor campanha. Na ocasião, Pedro Júnior e Paulo Ramos comandaram o Tigre até a fase quartas de final. O time goiano parou no Corinthians, após disputa de pênaltis (5 a 3) para a equipe paulista.

TANABI

Sede da Copinha pela quarta vez consecutiva, Tanabi tem histórico de participações frequentes na competição desde a década passada. O Índio do Noroeste tentará avançar à segunda fase e superar suas melhores campanhas recentes, alcançadas em 2016 e 2020, quando o time caiu no primeiro mata-mata.

O Tanabi disputou a Copa São Paulo e o Paulistão Sub-20 em 2023, com resultados distintos. Na Copinha, caiu na primeira fase. No Estadual, a equipe chegou à segunda fase, mas não manteve o embalo. Foram dez jogos, com cinco vitórias, três empates e duas derrotas no ano, com 20 gols a favor e 14 contra. Já foi campeão paulista sub-20 da Segunda divisão em 2000 e vice em 2009 e 2014.

ATLÉTICO GLORIENSE

Vice-campeão sergipano na categoria sub-20 em 2023, a Associação Desportiva Atlético Gloriense tem sua sede na cidade de Nossa Senhora da Glória, sertão do estado de Sergipe, distante 2,5 mil quilômetros de São Paulo.

O clube foi fundado no dia 14 de janeiro de 2008 e disputa a elite do Campeonato Sergipano. Será sua primeira participação na Copinha. O clube vem em ritmo de crescimento, com forte apoio da prefeitura da cidade que tem aproximadamente 40 mil habitantes.

Confira também: