Além de salvar Ponte Preta em momentos difíceis, Brigatti também tem acesso e título

Com contrato até o final do Paulistão 2024, o treinador já planeja ano que vem

A Ponte Preta já começou o planejamento da temporada 2024, após escapar do rebaixamento na última rodada da Série B

Captura de tela 2023 11 30 162410
Brigatti comanda Ponte Preta (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 30 (AFI) – A Ponte Preta já começou o planejamento da temporada 2024, após escapar do rebaixamento na última rodada da Série B do Brasileiro. Grande responsável da conquista, o técnico João Brigatti mais uma vez salvou a Macaca da degola na terceira passagem pelo clube.

O treinador chegou na Ponte Preta em junho deste ano, na função de coordenador técnico, mas após a saída do técnico Pintado, Brigatti assumiu o comando da Macaca. No começo foram oito jogos de muita tensão, pois o clube tentava reação na competição. Após o jogo diante do Avai-SC, que mesmo com a derrota mostrou um time diferente, na sequencia foram três partidas de invencibilidade, quando venceu o Tombense-MG fora de casa por 1 a 0, depois empatou em 0 a 0 com o Juventude-RS, também como visitante, e na última partida dependendo somente de si, o time de João Brigatti fez 3 a 0 sobre o CRB-AL e terminou a competição na 15ª posição da Série B.

Nas oito partidas sob comando de João Brigatti, foram duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. Com contrato até o final do Paulistão 2024, o treinador já se reúne com o presidente Marcos Eberlin constantemente, com foco no planejamento do clube, pois muitos atletas terão vínculo encerrado e alguns nomes já começam a surgir.

“Foi um campeonato desgastante que exigiu muito o lado psicológico. Das vezes que estive no comando foi ainda mais desgastante e mais complicado, mas graças a dedicação e entrega de todos, nós conseguimos manter o time na Série B e agora é focar na próxima temporada”, disse o treinador.

Brasileirão Série B
João Brigatti salvou a Ponte Preta da queda (Foto: Ponte Preta Press)

BRIGATTI NA PONTE PRETA

A primeira passagem na Ponte Preta foi em 2018, na oportunidade como auxiliar técnico do clube, João Brigatti salvou a Macaca e conquistou o título do Troféu do Interior, além de deixar o time na quarta fase da Copa do Brasil. Na segunda vez, em 2020, o treinador pegou de novo o time brigando contra o rebaixamento no Paulistão, mas com duas vitórias nas duas últimas rodadas, ainda conseguiu se classificar às quartas de final do estadual. No ano, eliminou o Santos em plena Vila Belmiro ao vencer por 1 a 0. Chegou na semifinal, mas foi eliminado pelo Palmeiras, campeão daquele ano.

Em 2023 a situação se repetiu, mas só que desta vez foi na Série B. De novo João Brigatti recebeu o convite para comandar a Macaca em reta final de competição, com o time na parte debaixo na briga contra o rebaixamento, mas novamente, o técnico mostrou competência.

“Foram situações uma que meio diferente da outra, nas duas vezes no Paulistão a gente manteve o time e conquistamos o Troféu do Interior em 2018, mas em 2020 teve um sabor muito diferente, pois conquistamos duas vitórias importantes e de quebra uma vaga nas quartas de final, o que ninguém imaginava. Eliminamos o Santos na Vila e fomos para a semifinal, quando nem o mais otimista torcedor imaginava isso. Mas agora é pensar na próxima temporada e não podemos repetir erros que possa nos colocar em situações assim tão difíceis”, disse o técnico João Brigatti.

OUTRA VEZ

Além da Ponte Preta, o treinador viveu situação semelhante no Sampaio Corrêa-MA, quando assumiu o clube em 2019 na parte de baixo da classificação na Série C. Na época, teve grande sequência de invencibilidade, chegou a final e conquistou o acesso à Série B de 2020, quando deixou o clube. Mas retornou em 2021, com a Bolívia Querida de novo na briga contra o rebaixamento, na oportunidade, comandou o time em cinco rodadas e teve duas vitórias, que manteve o time na divisão. 

Confira também: