Piano usado para compor hino do Palmeiras é comprado e ficará ao lado dos troféus do clube

Instrumento poderá ser visto a partir do fim de agosto, quando a nova sala de troféus do Palmeiras será inaugurada

piano palmeiras1 1
Piano comprado pelo Palmeiras. (Foto: Fabio Menotti / Palmeiras)

São Paulo, SP, 12 (AFI) – A sala de troféus do Palmeiras ganhou mais um item. Ainda não é de um novo Brasileirão, de uma nova Libertadores e nem do polêmico Mundial de 1951. O patrimônio que se juntará aos troféus do clube é um piano. Não um mero piano e, sim, o instrumento em que foi usado para compor o hino da Sociedade Esportiva Palmeiras.

“Esse piano estava praticamente dentro de casa e eu não sabia. Sou muito amigo da família da Letícia, esposa do Gustavo (Sergi), mas só descobri recentemente que ele é neto do maestro. Alguns meses atrás, a Letícia me contou que, por uma questão de espaço, os herdeiros do músico teriam de disponibilizar o instrumento. Conversei com o presidente (Maurício) Galiotte, que autorizou a aquisição”, revelou José Eduardo Luz Caliari, vice-presidente do Verdão.

O hino foi composto pelo maestro ítalo-brasileiro Antônio Sergi em 1949. Ele morreu aos 89 anos em 2003. O piano, que não teve o valor de compra revelado, tem 88 teclas de marfim. O instrumento poderá ser visto a partir do fim de agosto, quando a nova sala de troféus do Palmeiras será inaugurada.

“A família do maestro, a despeito do apreço pelo piano, entendeu que o destino dele deveria ser o Palmeiras. Daqui a 100 anos, a nossa torcida continuará cantando o hino do clube, e o piano estará no memorial para mostrar onde foi feita a música do nosso querido hino”, completou Caliari.

Confira também: