Perto do City, goleiro quase se iguala a Buffon e pode render milhões ao São Paulo
Revelado pelo Tricolor, Ederson viajaria nesta segunda-feira para Manchester para uma bateria de exames médicos
Revelado pelo Tricolor, Ederson viajaria nesta segunda-feira para Manchester para uma bateria de exames médicos
Campinas, SP, 29 (AFI) – Após ajudar o Benfica a derrotar o Vitória de Guimarães por 2 a 1 e conquistar o título da Copa de Portugal, no último domingo, em Lisboa, o goleiro Ederson admitiu que a sua saída do clube pode estar próxima de ser confirmada. “Este foi provavelmente o meu último jogo pelo Benfica”, disse à rede de televisão portuguesa RTP. Se isso se confirmar, o São Paulo pode embolsar um bom dinheiro como clube formador.
Um dos destaques do Benfica nesta temporada europeia, na qual o time também faturou o Campeonato Português, o jogador brasileiro pode estar prestes a ser anunciado como novo reforço do Manchester City. De acordo com o jornal “A Bola”, de Portugal, o brasileiro viajaria nesta segunda-feira para Manchester para uma bateria de exames médicos.
Se confirmadas informações apuradas por alguns veículos da imprensa europeia, que dão conta de que a transação seria de aproximadamente 40 milhões de euros (cerca de R$ 145 milhões), o brasileiro seria protagonista da segunda contratação mais cara de um goleiro na história, ficando atrás apenas de Buffon, que custou cerca de 47 milhões de euros à Juventus em 2001, quando deixou o Parma para atuar pelo clube de Turim.
BOM PARA O SÃO PAULO
Apesar de Ederson ter saído do São Paulo ainda jovem, o clube tricolor vai receber uma parte do dinheiro por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa. Conforme determinado pela entidade, 5% dos valores de todas a negociações deve ser repassado aos clubes pelo quais os atletas passaram entre 12 e 23 anos.
O goleiro atuou na base do São Paulo entre 2005 e 2009. Por isso, o time tem direito a 1,5% da transferência, o que deve render cerca de R$ 2,8 milhões. Quanto mais jovem o jogador resteve no time, menor é a porcentagem.
COM MORAL
Ao jornal “A Bola”, também durante a festa do título da Copa de Portugal, o meia Filipe Augusto elogiou o goleiro, mas evitou confirmar a saída do compatriota. “É um goleiro que merece tudo o que tem acontecido na vida dele e, se foi o último jogo, resta desejar-lhe sorte e o melhor. Ainda não houve despedidas”.
No Benfica desde que tinha 16 anos de idade, Ederson chegou a ser emprestado para times de divisões inferiores do futebol português, como o Ribeirão e o Rio Ave. Em 2015, voltou para o Benfica e, de lá para cá, vem chamando a atenção pelo seu bom desempenho.
No início deste ano, o goleiro foi convocado pelo técnico Tite para defender a seleção brasileira em jogos das Eliminatórias da Copa e na semana retrasada voltou a figurar na lista de jogadores chamados para os amistosos diante de Argentina e Austrália, respectivamente nos dias 9 e 13 de junho.