Pernambuco: Ex-técnico do Santos leva Leão ao título

Galo 0003 130Recife, PE, 08 (AFI) – O Brasil conheceu seu primeiro campeão profissional na temporada 2007. O Sport conquistou o título do primeiro turno do Campeonato Pernambucano e agora entrará na segunda etapa da competição tentando consolidar o título. Como um dos pilares desta conquista, está o técnico Gallo (foto).

Começo de carreira
Alexandre Tadeu Gallo, paulista de Ribeirão Preto, completará apenas 40 anos no dia 29 de maio. Como presente, pode ganhar o título do campeonato estadual, que se concretizar será a primeira conquista de sua breve carreira de treinador (que começou há três anos). Gallo começou a sua carreira no interior de Minas Gerais. Lá, comandou o Villa Nova.

Depois do clube mineiro, o ex-volante chegou a Portuguesa, clube que havia jogado, em 96. Na ocasião, Gallo foi vice-campeão brasileiro, perdendo a final para o Grêmio, de Luiz Felipe Scolari, nos minutos finais da partida.

Santos de Robinho
Após a passagem pela Lusa, Gallo passou por um estágio no Santos, em 2004, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo. Na época de jogador, o agora técnico do Sport havia trabalhado com Luxa no Corinthians, em 2001. Como auxiliar do estrategista, Gallo foi campeão brasileiro de 2004.

Como Vanderlei saiu do Santos em janeiro de 2005 para treinar o Real Madrid, Gallo tornou-se assistente de Osvaldo de Oliveira. Mas este não durou muito na Vila, e o ex-jogador logo assumiu o comando da equipe, que tinha estrelas como Léo, Ricardinho, Deivid e Robinho. Na Baixada, Gallo chegou até as quartas-de-final da Libertadores de 2005. Robinho saiu, mas o competente treinador manteve o Santos na linha, sempre entre os primeiros colocados do Brasileiro.

Mas, sem maiores explicações, a diretoria decidiu demitir o treinador, que até o momento tinha assegurada a vaga do Peixe na Libertadores de 2006. Após a saída de Gallo, o Santos caiu de produção e não chegou a disputa do torneio continental. Agora no Sport, Gallo terá a missão de levar o clube às glórias. Além do Campeonato Pernambucano, o Leão da Ilha terá a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A para disputar.

O ex-volante espera que o ano de 2007 seja tão bom quanto o de 2006, quando o clube pernambucano chegou ao título estadual e ao acesso à Série A do Brasileiro.

Recomeço
No início de 2006, Gallo se transferiu para o Japão, onde ficou durante toda a temporada passada comandando o FC Tokio.