PERNAMBUCANO: Sport volta a vencer o Retrô e conquista o 43° estadual
Sport volta a vencer o Retrô e conquista o seu 43° campeonato estadual. A Fênix amarga vice-campeonato pelo segundo ano seguido
Sport é campeão do Pernambucano após vencer o Retrô pela segunda vez. Os gols foram marcados por Vagner Love e Gabriel Santos.
Recife, PE, 22 (AFI) — Na tarde deste sábado, o Sport alegrou a sua torcida ao conquistar o título do Campeonato Pernambucano de 2023. Após vencer o jogo de ida diante do Retrô por 2 a 1, o Leão foi soberano e venceu o duelo de volta, dessa vez em seus domínios, por 2 a 0. Os gols os quais garantiram a taça do estadual foram marcados por Vágner Love e Gabriel Santos. A Fênix, por outro lado, amarga o seu segundo vice-campeonato consecutivo.
A 43ª TAÇA!
Com essa conquista, o Sport quebra um jejum de quatro anos sem conquistar o título do Campeonato Pernambucano, que havia sido alternado entre Salgueiro e Náutico entre 2020 e 2022. O título também representa um importante marco na história do clube, que agora soma 43 títulos estaduais e se mantém soberano como o maior campeão pernambucano.
SPORT NA FRENTE
Jogando em casa, o Sport iniciou tentando ditar o ritmo da partida, mas sem efetividade. Em decorrência disso, a primeira chance de gol veio com um arremate perigoso do Retrô através de Fernandinho. Pouco depois, o Leão da Ilha se encontrou e logo respondeu com um chute de Ewerthon, que passou muito próximo do travessão visitante.
Depois de uma substituição forçada, em decorrência da lesão de Facundo Labandeira, o Sport cresceu no jogo e marcou o primeiro gol com Vagner Love. Na frente do placar, o Leão continuou bastante ofensivo. Nos minutos finais da primeira etapa, o Leão ainda criou mais três chances perigosas e viu a sua situação em campo ficar ainda mais tranquila quando Radsley, atleta do Retrô, e Dico Woolley, técnico da Fênix, foram expulsos.
LEÃO CONFIRMA O TÍTULO
No segundo tempo, o Sport dominou a partida. Com um jogador a mais em campo, o Leão da Ilha e teve inúmeras oportunidades de ampliar o placar, como uma cobrança de escanteio de Luciano Juba a qual Edinho apareceu bem. Enquanto isso, o Retrô pouco ameaçava, levando algum perigo à meta mandante apenas em algumas bolas paradas.
Aos 25, Vágner Love poderia ter feito o segundo e ter dado tranquilidade ao duelo, mas acabou desperdiçando a chance criada. Três minutos depois, Ewerthon, do Sport, foi expulso. A perda do jogador leonino animou o Retrô. Precisando virar o jogo para forçar a decisão nos pênaltis, a Fênix tentou atacar, mas, aos 38, sofreu o tiro de misericórdia. Em um contra-ataque rápido, Gabriel Santos fez o 2° do Sport e confirmou o 43° título leonino.
VAGAS NACIONAIS EM 2024
Com o fim do Campeonato Pernambucano 2023, foram definidas as vagas em competições nacionais para os clubes do estado no próximo ano. O Sport, campeão do estadual, disputará a Copa do Nordeste diretamente na fase de grupos e a Copa do Brasil em 2024. Já o vice-campeão, Retrô, terá que passar pela preliminar da Copa do Nordeste e disputará a Série D e a Copa do Brasil.
O terceiro lugar, Petrolina, também estará presente na Série D e na Copa do Brasil. O Salgueiro, quarto colocado, pode disputar a Copa do Brasil caso o Sport vença a Copa do Nordeste de 2023 ou se Sport ou Ceará conquistarem a Série B do Campeonato Brasileiro em 2023. O Náutico, quinto lugar, garantirá vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2024, como melhor ranqueado do estado.
Da mesma forma, o Santa Cruz, sexto lugar, terá que passar pela preliminar da Copa do Nordeste se quiser ter alguma competição além do estadual do próximo ano garantida em seu calendário. Em decorrência da má campanha no Pernambucano de 2023, o Tricolor não se classificou para a Copa do Brasil e Série D de 2024 e depende de um acesso dele mesmo ou do Retrô na Série D deste ano se quiser ter calendário nacional no ano seguinte.
REBAIXADOS NO PERNAMBUCANO
Anteriormente, o Campeonato Pernambucano 2023 também definiu os rebaixados para a próxima temporada. Com as piores campanhas do torneio, Afogados da Ingazeira, Íbis, Belo Jardim e Caruaru City foram rebaixados para a Série A2 do estadual em 2024. Agora, as equipes terão que se reorganizar para tentar subir de divisão e voltar a disputar a elite do futebol pernambucano.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 2ª rodada (Volta)
- Data:
- 22/04/2023
- Horário:
- 16:30
- Árbitro:
- Rodrigo José Pereira de Lima
- Assistentes:
- Francisco Chaves Bezerra Júnior e Karla Renata Cavalcanti de Santana
- VAR:
- Gilberto Castro Júnior
- Cartões Amarelos:
- Sport: Rafael Thyere, Vagner Love, Jorginho e Edinho
- Retrô: Dico Woolley (técnico), Fernandinho, Guilherme Paraíba, Rômulo
- Cartões Vermelhos:
- Sport: Ewerthon
- Retrô: Radsley e Dico Woolley (técnico)
- GOLS:
- Sport: Vágner Love 20′ 1T e Gabriel Santos 38′ 2T
- Público:
- 26.345 torcedores
- Renda:
- R$ 793.685,00
- Estádio:
- Ilha do Retiro
- Local:
- Recife (PE)
Confira também:
- Exclusivo! Presidente do Petrolina garante disputa da Série D em 2024
- Pernambucano A2: Conselho técnico com 12 clubes é realizado na FPF
- Série B: Sport perde Labandeira por até seis semanas
- Pernambucano: Sport é campeão invicto pela quinta vez
- Copa do Nordeste: Todos os 28 clubes de 2024 estão confirmados