Retrô-PE Náutico
PERNAMBUCANO: Náutico vence Retrô nos pênaltis e avança à final

Timbu passou sufoco durante a partida, no entanto levou a melhor diante dos azulinos e decide título contra o Leão pela 20ª vez na história

Náutico vê Fênix reverter desvantagem no tempo normal, mas demonstrou pontaria mais calibrada na marca da cal e enfrenta o Sport

Náutico elimina Retrô do Pernambucano
Timbu tirou Fênix em disputa emocionante por pênaltis (Foto: Rafael Vieira - FPF-PE)

São Lourenço da Mata, PE, 16 (AFI) – O Náutico está classificado à decisão do Campeonato Pernambucano 2024! O Timbu perdeu no tempo normal para o Retrô pelo placar mínimo — gol de Mascote — e venceu nos pênaltis por 4 a 3, neste domingo, e fará a final do Estadual frente ao Sport, que despachou o Santa Cruz; partida foi realizada na Arena de Pernambuco.

SITUAÇÃO DOS TIMES

Com a vaga garantida, o Timba decide o título do Pernambucano contra o Leão, sendo mandante na ida, muito provavelmente no dia 30 de março, nos Aflitos, enquanto a Fênix concentra as ações na Série D. O Náutico volta a campo, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste, já neste meio de semana ante o próprio rubro-negro novamente na Arena, mas como visitante às 21h30.

Náutico Retrô Pernambucano
Fênix criou melhores chances e foi recompensada no segundo tempo (Foto: Marlon Couto – RBFC)

NOVA DISPUTA POR PÊNALTIS

A partida começou bastante truncada, com Retrô e Náutico tentando chegar ao campo de ataque, mas a falta de criatividade de ambos fez o ritmo ser muito abaixo. A primeira boa chance do jogo demorou, porém saiu pouco depois de meia hora de bola rolando, quando Leonan fez o cruzamento na pequena área e Luisinho apareceu no meio da marcação cabeceando direto para fora. No fim, ainda teve tempo para o mesmo Luisinho receber de Giva após troca de passes, contudo o chute também saiu pela linha de fundo.

Na volta para a segunda etapa, os times tiveram mudanças, contudo mantendo a vontade da Fênix. O Náutico cochilou na defesa e os azulinos até balançaram as redes quando Jean levantou na área, Giva completou e Vágner espalmou errado; Luisinho emendou para o gol, no entanto a arbitragem marcou impedimento na origem do lance. As equipes permaneceram atacando lá e cá, entretanto os retroenses foram recompensados por insistirem: Edson Lucas cruzou e Mascote cabeceou para o fundo do barbante. Logo depois, o autor do tento do clube de Camaragibe teve a oportunidade de marcar novamente, mas Robson Reis tirou em cima da linha.

Na disputa por pênaltis, Paulo Sérgio e Patrick Allan marcaram pelo Náutico, enquanto Jean acertou e Edson Lucas errou em favor do Retrô. Rafael Vaz abriu vantagem para o Timbu e Alencar deixou a Fênix viva. Marcos Júnior e Fernandinho desperdiçaram as últimas duas cobranças da primeira série pelos alvirrubros, já Mascote também falhou e o experiente Fernandinho deixou o marcador igualado; Robson Reis voltou a decidir, pois Israel mandou para fora e classificou o Timba.

Confira também: