Pernambucano: Formato para 2025 é definido em Conselho Arbitral
Após reunião na sede da FPF-PE, os clubes participantes acertaram a fórmula da próxima edição do Estadual

Recife, PE, 23 (AFI) – O Campeonato Pernambucano 2025 está definido! Nesta quarta-feira, em evento na sede da Federação Pernambucana de Futebol, o regulamento utilizado em 2024 foi mantido e aprovado, após votação, pelos 10 clubes (Afogados, Central, Decisão Sertânia, Jaguar, Maguary, Náutico, Petrolina, Retrô, Santa Cruz e Sport) participantes por unanimidade.
EXPECTATIVA POSITIVA
“Faremos nossos jogos na Arena Pernambuco, pois nosso estádio tem previsão de sempre estar pronto em 2026. Faremos uma equipe com cerca de trinta profissionais para ter uma gordura e um bom elenco, com três goleiros e entre 25 e 28 atletas”, completou.

FÓRMULA DO PERNAMBUCANO
Na primeira fase, os 10 clubes jogarão entre si em turno único. Os seis mais bem colocados avançam para a próxima fase. Os dois primeiros colocados da primeira fase avançam direto para as semifinais, enquanto os demais classificados disputam a segunda fase, que é eliminatória, com o 3º enfrentando o 6º e o 4º encarando o 5º. As semifinais, como a final, serão em ida e volta.
VAGAS NACIONAIS
O Campeonato Pernambucano 2024 distribuirá seis vagas em competições nacionais, sendo distribuídas da seguinte maneira. O campeão assegura classificação à fase de grupos da Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, enquanto o vice entra na fase preliminar do regional e na copa; o 3º lugar também entra na Copa do Brasil.
À exceção de Sport, Náutico e Retrô, que já estão garantidos em uma das quatro divisões, os demais times disputam duas vagas — melhores posicionamentos gerais — na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Para a próxima edição da Quarta Divisão, se classificaram Santa Cruz e Central, pois a Fênix foi campeã e abriu espaço à Patativa.