Pernambucano: Formato para 2025 é definido em Conselho Arbitral

Após reunião na sede da FPF-PE, os clubes participantes acertaram a fórmula da próxima edição do Estadual

Regulamento Pernambucano 2025
Clubes são unânimes para regulamento da próxima temporada (Foto: Mateus Schuler)

Recife, PE, 23 (AFI) – O Campeonato Pernambucano 2025 está definido! Nesta quarta-feira, em evento na sede da Federação Pernambucana de Futebol, o regulamento utilizado em 2024 foi mantido e aprovado, após votação, pelos 10 clubes (Afogados, Central, Decisão Sertânia, Jaguar, Maguary, Náutico, Petrolina, Retrô, Santa Cruz e Sport) participantes por unanimidade.

EXPECTATIVA POSITIVA

Presidente do Jaguar, único a estrear no Pernambucano, Zeca Barretto se diz bastante motivado. O mandatário projeta uma estreia positiva para seu clube: “Perspectiva é a melhor possível. O Jaguar, como debutante, era o sonho de todo jaboatonense que tivesse um clube na elite e após todos esses anos o Jaguar conquista o feito. Agora é a ansiedade da estreia e é o momento mais gostoso que tem. A gente está estudando o mercado e, apesar de sair um pouco atrás, dependemos de recurso mesmo com o apoio da prefeitura de Jaboatão. Estudamos nomes como do técnico e daremos preferência a quem está no estado para evitar custo de transferências”, disse Zeca, que falou sobre a montagem para o Pernambucano.

“Faremos nossos jogos na Arena Pernambuco, pois nosso estádio tem previsão de sempre estar pronto em 2026. Faremos uma equipe com cerca de trinta profissionais para ter uma gordura e um bom elenco, com três goleiros e entre 25 e 28 atletas”, completou.

Taça Pernambucano 2025
Troféu terá um novo design para próxima temporada (Foto: Rafael Vieira – FPF-PE)

FÓRMULA DO PERNAMBUCANO

Na primeira fase, os 10 clubes jogarão entre si em turno único. Os seis mais bem colocados avançam para a próxima fase. Os dois primeiros colocados da primeira fase avançam direto para as semifinais, enquanto os demais classificados disputam a segunda fase, que é eliminatória, com o 3º enfrentando o 6º e o 4º encarando o 5º. As semifinais, como a final, serão em ida e volta.

As duas equipes que concluírem nas 7ª e 8ª posições da primeira fase garantem permanência no Pernambucano A-1 de 2025. Já os dois últimos colocados (9º e 10º) com o menor número de pontos ganhos são rebaixados para a Série A-2 de 2026.

VAGAS NACIONAIS

O Campeonato Pernambucano 2024 distribuirá seis vagas em competições nacionais, sendo distribuídas da seguinte maneira. O campeão assegura classificação à fase de grupos da Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, enquanto o vice entra na fase preliminar do regional e na copa; o 3º lugar também entra na Copa do Brasil.

À exceção de Sport, Náutico e Retrô, que já estão garantidos em uma das quatro divisões, os demais times disputam duas vagas — melhores posicionamentos gerais — na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Para a próxima edição da Quarta Divisão, se classificaram Santa Cruz e Central, pois a Fênix foi campeã e abriu espaço à Patativa.

Confira também: