PERNAMBUCANO: Em jogo único, Sport desafia Central por uma vaga na final
Do outro lado da chave, o Náutico enfrenta o Salgueiro na Arena Pernambuco, no domingo
Do outro lado da chave, o Náutico enfrenta o Salgueiro na Arena Pernambuco, no domingo
Recife, PE, 20 (AFI) – A caminhada até as semifinais do Campeonato Pernambucano não foi fácil tanto para o Central, quanto para o Sport. Apesar das equipes terem se mantido dentre as primeiras colocações da tabela, ambas tiveram dificuldades ao enfrentar os adversários posicionados mais abaixo na classificação. O Flamengo de Arcoverde, por exemplo, deu trabalho para os semifinalistas e conquistou dois empates, importantíssimos para evitar a queda para a Série A2 do Pernambucano.
Durante toda a primeira fase da competição estadual, a Patativa do Agreste não saiu em um momento sequer do grupo dos quatro melhores classificados e muito se deve ao setor defensivo montado pelo técnico Mauro Fernandes.
A retaguarda alvinegra foi vazada em apenas seis oportunidades e em nenhuma ocasião da fase inicial sofreu mais de um gol por confronto. Acompanhando a boa fase defensiva, o setor ofensivo centralino também colaborou com a vice-liderança do Estadual. Artilheiro da equipe, o atacante Leandro Costa marcou cinco gols e é um dos destaques do campeonato até o momento.
Diante do Trio de Ferro da capital pernambucana, o Central fez bonito e acumulou uma vitória e dois empates. Na 2ª rodada, o time apresentou um excelente futebol e venceu o Náutico por 3 a 0. Na ocasião, Douglas Carioca, Graxa e Luizão marcaram os gols da vitória caruaruense.
Ao terminar a primeira fase na vice-liderança, o Central foi designado para encarar o América nas quartas de final, no estádio Lacerdão, e quem acompanhou o primeiro tempo da decisão estava certo de que assistiria a maior goleada do Estadual 2018. Já aos 44 minutos iniciais, o placar já assinalava 3 a 0 para os mandantes e com um maior volume de jogo que os visitantes, mas o Alviverde da Estrada do Arraial foi aguerrido e por pouco não empatou o duelo. Final da partida 3 a 2 e Patativa classificada para as semifinais.
E O LEÃO?
Pouco antes do início do Campeonato Pernambucano 2018, muito se especulou sobre a distância financeira do Sport para os demais adversários e se essa lacuna refletiria dentro das quatro linhas. O que não aconteceu. Na rodada de estreia, o Leão foi à Arcoverde para encarar o Flamengo e logo de cara percebeu que não teria vida fácil no Estadual. Em um confronto bastante truncado e onde a técnica ficava em segundo plano, as equipes rubro-negras empataram sem gols no estádio Áureo Bradley.
A primeira fase da competição foi de altos e baixos para o Rubro-negro da Ilha do Retiro e logo nas três primeiras rodadas conquistou apenas uma vitória, um empate e uma derrota, justamente, para o seu rival mais antigo: o Náutico.
O técnico Nelsinho Baptista teve – e vem tendo – trabalho para definir os titulares leoninos. Várias formações foram testadas ao longo das rodadas. As lesões também contribuíram para que Nelsinho não repetisse a escalação do time. Após testar praticamente todas as variáveis possíveis no setor defensivo, o treinador campeão da Copa do Brasil 2008 preteriu pela dupla formada por Ronaldo Alves e Léo Ortiz. A busca pela zaga ideal parece que surtiu efeito. Dentre as 11 equipes do Estadual, o Sport foi quem menos sofreu gols. A defesa leonina foi vazada em apenas seis oportunidades.
Os destaques até o momento ficam por conta do volante Anselmo e do meia Marlone, que marcaram quatros gols cada e representam mais da metade dos gols da equipe na competição.
O confronto válido pelas quartas de final da competição foi de tirar o fôlego. Nada menos que um Clássico das Multidões para decidir a classificação para as semifinais. Na Ilha do Retiro, o Sport apresentou um futebol superior ao do Santa Cruz e venceu o rival pelo placar de 3 a 0. O capitão rubro-negro, Anselmo, marcou dois gols e manteve o sonho vivo de chegar a grande final do Pernambucano.