Pernambucano: Federação inclui Belo Jardim e mantém fórmula de disputa

Estadual tem adição de mais um clube, mas sem alterar estrutura

Pernambucano 2023
Náutico e Retrô fizeram a final do Pernambucano em 2022 (Foto: Rafael Vieira/FPF-PE)

Recife, PE, 28 (AFI) – O Campeonato Pernambucano 2023 terá agora a participação de 13 clubes, não mais 12 como anteriormente, mas mantendo a fórmula de disputa confirmada durante a última reunião do Conselho Arbitral. Desta maneira, Belo Jardim e Petrolina tiveram inclusão aprovada, por unanimidade, pelos demais participantes, já que ambos travaram direito de jogar o certame no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

DEFINIÇÕES

Inicialmente, a Fera Sertaneja havia sido punida pela escalação irregular do zagueiro Raykar, o que colocou o Calango na fase final da Série A-2 do Pernambucano. Na última quinta-feira (22), em julgamento na última instância, os sertanejos recuperaram os pontos, enquanto embargos dos alviverdes foram autorizados, gerando a adição de ambos.

Para evitar prorrogar o início do Estadual, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) se reuniu nesta quarta-feira em sua sede com todos integrantes e definiu manutenção do regulamento. Além disso, adicionou mais uma rodada, pois um dos 13 folgará, enxugando também a distância entre os confrontos.

Central campeão Pernambucano A2
Central garantiu título do Pernambucano A2 em campo (Foto: Rafael Vieira/FPF-PE)

FÓRMULA DO PERNAMBUCANO

Por manter o que havia estabelecido antes, os 13 times se enfrentam entre si em jogos apenas de ida, deixando os seis melhores na briga pelo título; os quatro últimos são os rebaixados. A fase seguinte é formada entre 3º e 6º colocados, com líder e vice-líder avançando direto às semifinais, também em partida única e baseado no cruzamento olímpico (3º x 6º é Grupo B e 4º x 5º é Grupo C), dando mando de campo ao melhor classificado.

O clube que encerrar na 1ª posição enfrenta o vencedor do Grupo C, enquanto o da 2ª colocação recebe o ganhador do Grupo B nas semi; apenas a final será ida e volta. A única novidade é quanto às vagas na Copa do Brasil, uma vez que os estaduais definem os classificados a partir de 2024, o que faz campeão e vice se garantirem automaticamente; terceiro representante é o semifinalista eliminado de melhor campanha na primeira fase.

Confira também: