Pela terceira vez, Cravinhos será cidade-sede da Copa SP de Futebol Jr. de 2020
Os jogos da sede de Cravinhos vão ocorrer no estádio do Jardim Martins
Os jogos da sede de Cravinhos vão ocorrer no estádio do Jardim Martins
São Paulo, SP, 13 (AFI) – Cravinhos está confirmada como cidade-sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Há quase 300 quilômetros da capital paulista e com cerca de 35 mil habitantes, a cidade volta a sediar a competição após se ausentar nessa temporada. Presente nas edições de 2017 e 2018, Cravinhos estará em sua terceira Copinha.
Fundada em 1896, a cidade não tem grande tradição com clubes profissionais, embora tenha visto nascer um dos primeiros do século passado. O Clube Atlético Cravinhos surge em 1906 e só disputa um campeonato oficial da Federação Paulista de Futebol em 1990. Na ocasião, esteve na quarta divisão estadual, antes de se retirar novamente.
HISTÓRIA LIGADA AO FUTEBOL
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, porém, a cidade já inicia certa tradição, já que vai ser a terceira vez que sediará um grupo da competição nos últimos anos. O debute foi em 2017, quando a cidade recebeu o Batatais, Sporte Recife, Rio Claro e Comercial de Ribeirão Preto. No torneio, o time batataense ficou na cidade até a quarta fase e, mais tarde, perdeu a decisão do título para o Corinthians.
No ano seguinte, além do Comercial de Ribeirão Preto, estavam o Paraná, Rio Branco de Americana e o Juventude, de Caxias do Sul. Desta vez o time paranaense jogou na cidade até a segunda fase, antes de ser eliminado pelo Cruzeiro, jogando em Franca.
Muito antes, porém, os esportistas da cidade, em especial os palmeirenses, tinham de quem se orgulhar. Arthur Affini, conhecido como Túlio, fez história com a camisa do Palmeiras, onde atuou como meio-campista de 1945 a 1952, conquistando taças importantes como o Paulistão de 1947 e 1950 e o Torneio Rio-SP e a Taça Rio de 1951.
DATA MARCADA
Os jogos da sede de Cravinhos vão ocorrer no estádio do Jardim Martins. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.