Paysandu faz denúncia e São Bento pode perder 15 pontos na Série B

A Procuradoria do STJD vai analisar a possível escalação irregular do atacante Gabriel Vasconcelos

A Procuradoria do STJD vai analisar a possível escalação irregular do atacante Gabriel Vasconcelos

0002050350489 img

Belém, PA, 25 (AFI) – Uma bomba caiu na Série B do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira e pode causar mudanças na luta contra o rebaixamento. O Paysandu entrou com uma denuncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de que o São Bento teria utilizado o atacante Gabriel Vasconcelos de forma irregular.

A informação de que o Bentão estava sendo alvo de clubes que lutam contra o rebaixamento e poderia perder pontos já havia sido antecipada com exclusividade pelo Portal Futebol Interior na semana passada (Leia a matéria completa aqui ! ).

A Procuradoria do STJD vai analisar o caso junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, se a denúncia do Paysandu for procedente, o São Bento corre o risco de perder 15 pontos – três por cada partida que Gabriel Vasconcelos esteve em campo – e assim cair para a lanterna da Série B.

Com a camisa do São Bento, o atacante de apenas 22 anos disputou cinco partidas: contra CSA, Goiás, Figueirense, Guarani e Londrina.

A escalação de Gabriel Vasconcelos pode fazer o São Bento perder 15 pontos e cair para a lanterna da Série B

A escalação de Gabriel Vasconcelos pode fazer o São Bento perder 15 pontos e cair para a lanterna da Série B

QUAL A ACUSAÇÃO
O Paysandu alega que o São Bento infringiu o Artigo 8 do Regulamento Específico da Competição diz: “Uma vez iniciado o Campeonato, cada clube poderá receber até 5 (cinco) atletas transferidos de outros clubes da Série B; de um mesmo clube da Série B, somente poderá receber até 3 (três) atletas”.

Antes da chegada de Gabriel Vasconcelos, o Bentão havia contratado cinco jogadores junto a clubes da Série B: os laterais Tony (Ponte Preta) e Samuel Santos (Figueirense), o zagueiro Douglas Mendes (Paysandu), o volante Abuda (Figueirense) e o atacante Joãozinho (Vila Nova).

No dia 10 de agosto, o São Bento anunciou o empréstimo de Gabriel Vasconcelos junto ao Corinthians. Uma semana antes, o atacante teve a rescisão com a Ponte Preta publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na sequência assinou um novo contrato definitivo com o Timão.

“TRANSFERÊNCIA PONTE”
O departamento jurídico do Paysandu considera isso uma “Transferência Ponte”. O Artigo 34 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol de 2018 diz:

§1º – Entende-se por “transferência ponte” toda transferência que envolva o registro do atleta em um clube sem finalidade desportiva e visando a obtenção de vantagem, direta ou indireta, por quaisquer dos clubes envolvidos (cedente, intermediário ou adquirente), pelo atleta e/ou por terceiros.

§2º – Presume-se que a transferência não possui finalidade desportiva nas seguintes hipóteses exemplificativas:

I. dois registros definitivos do atleta em um lapso temporal igual ou inferior a 3 (três) meses;

II. transferência definitiva seguida de transferência temporária, sem que o atleta participe de competições oficiais pelo clube intermediário;

III. fraude ou violação a normas financeiras, trabalhistas e/ou desportivas;

IV. fraude ou violação aos regulamentos de entidades nacionais e/ou internacionais de
administração do desporto;

V. ocultação do real valor de uma transação

O advogado e vice-presidente de Operações do Paysandu, Alexandre Pires, revelou que outros clubes devem entrar contra o São Bento nos próximos dias

O advogado e vice-presidente de Operações do Paysandu, Alexandre Pires, revelou que outros clubes devem entrar contra o São Bento nos próximos dias

E AGORA?
Em entrevista exclusiva ao Portal Futebol Interior, o advogado e vice-presidente de Operações do Paysandu, Alexandre Pires, explicou a denúncia feita pelo clube paraense e acredita que uma resposta será dada pela Procuradoria do STJD até a próxima terça-feira.

“O regulamento 8 da competição só possibilita a transferência de até cinco atletas vindos da Série B e o sexto seria o Gabriel Vasconcelos.

Existe uma questão da ponte que foi feita através do Corinthians. O Gabriel estava na Ponte, retornou ao Corinthians e em menos de 24 anos se transferiu para o São Bento. O artigo 34 do regulamento de transferência proíbe esse tipo de mecanismo“, explicou Pires, para depois completar:

“A Procuradoria tem um prazo médio de cinco dias. Nós protocolamos a denúncia hoje, um representante nosso no Rio de Janeiro conversou com a Procuradoria e acredito que no mais tardar terça-feira a gente tenha uma definição”.

E VEM MAIS GENTE

O advogado do Paysandu ainda revelou ao Portal FI que recebeu a informação de que outros clubes vão entrar com ação contra o São Bento a partir desta sexta-feira.

A falha cometida pelo São Bento parece tão clara que outros clubes se apressam entrar como segundos interessados nesta denúncia feita, com exclusividade, pelo PORTAL FUTEBOL INTERIOR.

O Juventude promete entrar nesta sexta-feira, enquanto o Sampaio Corrêa está preparando a documentação, bem como o Boa Esporte; além disso, o CRB promete que vai na segunda-feira entrar com a sua petição, reforçando a denúncia contra o time paulista.