Paulistão Série A3: Semifinais têm duelos de técnicos com acesso contra estreantes
Luiz Carlos Martins busca seu oitavo acesso no Paulistão Série A3 com o Rio Branco; e Ricardo Costa está no Marília e subiu o São José em 2023
Kinho Forgiarini (Monte Azul) e Marcelo Marelli (Sertãozinho) fazem seu primeiro trabalho no Paulistão Série A3

São Paulo, SP, 28 (AFI) – Quatro clubes lutam por duas vagas de acesso nas semifinais do Paulistão Série A3 e em cada confronto, um técnico experiente e com acesso, contra um estreante nesta divisão. No duelo entre Rio Branco e Monte Azul, embate do experiente Luiz Carlos Martins, de 69 anos, que busca seu oitavo acesso nesta competição, contra Kinho Forgiarini, de 42 anos, que trabalha pela primeira vez no futebol paulista.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
No confronto entre Marília e Sertãozinho, dois treinadores jovens e com a mesma idade (43 anos), porém, o técnico do Marília está em sua oitava edição do Paulistão Série A3 e tem um acesso em 2023 pelo São José, com o vice-campeonato. Já o comandante do Sertãozinho faz o primeiro trabalho nesta divisão.
Os dois jogos de ida das semifinais acontecem neste sábado (26). Rio Branco e Monte Azul jogam às 15h, no estádio Décio Vitta, em Americana. Sertãozinho e Marília se enfrentam às 18h, no estádio Frederico Dalmaso, em Sertãozinho.
KINHO FORGIARINI

Kinho Forgiarini classificou o Monte Azul como líder da 1ª fase e em 17 jogos disputados, somente uma derrota. Este é o segundo clube profissional na carreira. Nas duas últimas temporadas, foi técnico do Camboriú na 2ª Divisão do Catarinense. O início no futebol aconteceu como auxiliar-técnico em 2011 em duas equipes gaúchas: Riograndense e Santo Ângelo.
De 2013 a 2015 foi auxiliar no futebol mexicano (Club Celaya e Santos Soledad). De volta ao Brasil na temporada seguinte, ficou no Camboriú até 2020 com a função de assistente no profissional e treinador do time sub-17. Em 2022 foi auxiliar no Caxias-RS e no Brusque-SC e na mesma temporada retornou ao Camboriú, onde estava até o final do ano passado.
LUIZ CARLOS MARTINS

Luiz Carlos Martins é considerado no futebol brasileiro um dos “Reis do Acesso” e assumiu o comando do Rio Branco, restando três rodadas para o fim da 1ª fase, classificando o time na 6ª colocação. Ele está invicto até aqui com três vitórias e dois empates. No ano passado, ele foi vice-campeão do Paulistão Série A3 com o Grêmio Prudente, também pegando o trabalho em andamento.
Em 2022 levou o Noroeste ao título da competição e no começo deste século (2004), também subiu o Mirassol na 2ª colocação. Na década de 90 conquistou outros quatro acessos nesta divisão. Foi campeão com a Paraguaçuense em 1993 e subiu também com: Noroeste (1994), Matonense (1995) e União Barbarense (1997), com o vice-campeonato.
MARCELO MARELLI

Marcelo Marelli faz sua estreia como treinador no Paulistão Série A3, mas já é conhecido no futebol paulista. No ano passado, trabalhou no Taquaritinga e levou o time a duas quartas de final: Paulistão A4 e Copa Paulista. Na temporada anterior (2023), quase subiu no Paulistão da 2ª Divisão (Sub-23), perdendo a semifinal para o Catanduva.
Antes disso, Marcelo Marelli trabalhou em equipes de base: Corinthians (2013), Flamengo-SP (2014 a 2017), Atibaia (2017), Palmas-TO (2018) e Ponte Preta (2019). Em 2021 veio o primeiro convite no profissional com o Bangu-RS e na mesma temporada ainda esteve no Flamengo-SP, onde dirigiu o clube em duas edições da ‘Bezinha’ (2021 e 2022). Em 2023 comandou o Sub-20 do Osasco Audax até se transferir para o Taquaritinga.
RICARDO COSTA

Apesar de jovem, Ricardo Costa já é conhecido no futebol paulista como “Rei do Acesso”. São seis acessos na carreira, sendo cinco deles no antigo Paulistão da 2ª Divisão (Sub-23), que até 2023 era a 4ª Divisão e agora há duas temporadas é a 5ª. Nesta competição, o treinador já subiu: Portuguesa Santista (2016), EC São Bernardo (2017), Marília (2019), São José (2020) e União São João (2021).
Pelo São José, Ricardo Costa foi vice-campeão do Paulistão Série A3 de 2023 e no mesmo ano foi vice da Copa Paulista, classificando o clube para o Brasileiro da Série D 2024. No ano passado, o treinador disputou a Série A2 pela primeira vez na carreira com o clube do Vale do Paraíba, fez a segunda melhor campanha da 1ª fase e foi eliminado nas quartas de final.