Paulistão: Dono do Brinco de Ouro 'ganha' concessão de estádio em São Bernardo

Prefeito Orlando Morando deu concessão por 10 anos do Primeiro de Maio para o São Bernardo FC, do Grupo Magnum

Gestor do São Bernardo diz que momento é histórico. Grupo Magnum adquiriu o clube em 2019, agora com administração empresarial

629A1BAF E9F9 48A6 9E28 3654297F1590 scaled
Concessão tem duração de 10 anos - Foto: Divulgação

São Bernardo do Campo, SP, 11 – Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, assinou a concessão do Estádio Primeiro de Maio ao São Bernardo Futebol Clube. O curioso é que o investidor Roberto Graziano, do grupo Magnum, há alguns anos arrematou o estádio Brinco de Ouro, do Guarani, que vai se transformar num grande empreendimento imobiliário.


Graziano já investe no futebol há muitos anos, inclusive, atuou diretamente no Guarani. Aproveitou-se desta parceria para fazer um grande negócio: arrematar o Brinco de Ouro num leilão Justiça do Trabalho. Um ‘negócio da China’ anunciado na época (2014) por R$ 44,5 milhões.


Um negócio absolutamente legal, porém, imoral. Contou com a conivência de vários dirigentes do clube, alguns deles que participaram de péssimas gestões nos anos 10 e 20. Em duas décadas, o Guarani perdeu todo seu patrimônio acumulado desde a sua fundação, em 1911.


SEM TABA
Graciano posou de bonzinho e chegou a se intitular o ‘salvador do Brinco’. O que, em princípio, parecia ser uma saída para a crise financeira do Guarani, acabou se transformando num tormento para os seus torcedores que ficaram sem a sua casa, chamada de ‘Taba’.

O projeto imobiliário a ser construído numa área central de Campinas superior a 80 mil metros já está aprovado na prefeitura de Campinas. Para iniciar a obra e desalojar o Guarani do Brinco, basta ao grupo Magnum construir um pequeno estádio para 12 mil torcedores. O projeto também está em andamento numa área rural do próprio clube, localizado perto da rodovia dos Bandeirantes, naturalmente, fora do perímetro urbano da cidade.

GRAZIANO FELIZ

O gestor do Tigre do ABC, Roberto Graziano, falou sobre o momento histórico para o São Bernardo.

“É uma conquista muito importante. Agora teremos a possibilidade de ter um estádio com maior conforto e segurança para os nossos torcedores e seus familiares”, afirmou Graziano.

O grupo Magnum adquiriu o São Bernardo FC – clube empresa – no final do ano de 2019. Após boa campanha em 2020, o clube conquistou a Série A2 e a Copa Paulista em 2021.

Para Graziano, a conquista da concessão é mais um passo para valorizar o clube que leva o nome da cidade e atualmente faz boa campanha no Paulistão.

“Estamos trabalhando para elevar o nome do São Bernardo FC e agora com a administração do estádio, poderemos revitalizar o espaço e torná-lo mais atrativo. Agradecemos a prefeitura e as lideranças políticas da cidade, que entenderam a nossa vontade de levar o nome de São Bernardo do Campo cada vez mais longe, não somente no estado de São Paulo, como para todo Brasil”, destacou o gestor.

PRÓXIMOS PASSOS

O termo de concessão tem validade de dez anos e dá ao São Bernardo FC a autonomia para utilizar o espaço exclusivamente para jogos de futebol.

“Iremos fazer muitas mudanças no estádio, mas será de forma gradativa. Acredito que uma boa parte poderá ser notada em dois a três meses”, finalizou Roberto Graziano.

No próximo domingo (13), o São Bernardo receberá o Red Bull Bragantino às 20h30 pela 6ª rodada do Paulistão.

Confira também: