Paulistão confirma duas de suas três vagas para a Série D de 2025
O Santo André já não podem mais ultrapassar a dupla e disputará a última vaga com a Portuguesa
A Lusa está muito próxima de voltar a ter calendário nacional no próximo ano
Campinas, SP, 19 (AFI) – Água Santa e Inter de Limeira garantiram classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Ambos confirmaram presença nesta segunda-feira graças à derrota do Santo André para o São Bernardo, por 1 a 0, no estádio Primeiro de Maio, pela nona rodada do Campeonato Paulista.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a quatro vagas no torneio nacional e destinou três para o Paulistão. Dos 16 clubes participantes, apenas quatro estão na Série D em 2024 ou não tem calendário nacional. Ou seja, essas quatro equipes vem travando uma batalha interna por vaga no torneio.
Como o Santo André perdeu para o São Bernardo, ele não tem mais como alcançar Água Santa e Inter de Limeira e, por isso, já estão confirmados na Série D de 2025. A outra vaga ficará entre Portuguesa ou Santo André, com a Lusa, hoje, com três pontos de vantagem.
A quarta vaga da FPF ficará para o campeão da Copa Paulista, que acontecerá no segundo semestre de 2024.
Vale lembrar que Água Santa e Inter de Limeira estão na Série D deste ano e podem subir para a Série C. Caso um deles suba, Portuguesa e Santo André jogariam o torneio em 2025. Se os dois subirem, abrirá uma vaga para o campeão da Série A2 de São Paulo.
PAULISTÃO
Com 14 pontos, o Água Santa está dentro da zona de classificação do Grupo B, enquanto a Inter de Limeira ocupa o terceiro lugar, com 13, e disputa uma vaga nas quartas de final com Red Bull Bragantino (15) e Mirassol (14), além do Corinthians (10).
A Portuguesa tem sete e, além de brigar pela classificação no Paulistão, luta ainda contra o rebaixamento. A Lusa é a vice-líder do Grupo A, que tem o Santo André em último. O Ramalhão é o lanterna do torneio.