Paulista: Portuguesa quer treinador moderno, atualizado e que conheça o Paulistão

Treinador estrangeiro é uma hipótese quase descartada no Canindé

lusa
Retrospecto entre Marília e Portuguesa. (Dorival Rosa /Portuguesa)

São Paulo, SP, 06 (AFI) – A diretoria da Portuguesa Desportos vem se reunindo diariamente para chegar a um denominador comum no tocante á definição do nome do treinador para o Paulistão de 2022, para a vaga de Sérgio Soares, que deixou o clube nesta semana.

O presidente Antonio Carlos Castanheira, e o executivo de futebol Toninho Cecílio vem discutindo qual a melhor opção e perfil para o estadual. Segundo apurou o Futebol Interior, a única certeza é que dificilmente o clube optará por um treinador estrangeiro, como vários times brasileiros vêm fazendo.

lusa
Portuguesa quer treinador moderno, atualizado e que conheça o Paulistão. (Dorival Rosa /Portuguesa)

ESTRANGEIRO: SEM TEMPO DE ADAPTAÇÃO

 E são vários os motivos. O primeiro é o valor (alto), para se trazer um treinador estrangeiro. Nem um treinador português seria uma opção viável, em que pese os bons laços do clube com o futebol da “terrinha”.

E, o motivo que pesaria mais, contra a vinda de um treinador estrangeiro para o estadual é o tempo. Segundo o FI apurou, o Paulistão é um torneio de “tiro curto”, somente 12 rodadas, que não permite erros na escolha.

Além disso não seria viável um treinador que não conheça nada da competição e que teria ainda que se acostumar, se adaptar, num certame onde o erro de avaliação e escolha do treinador pode custar a permanência.

COM ISSO…

Colocadas essas diretrizes, escolha do novo treinador luso terá como balizamento, um nome que conheça o Paulistão. Mas não pode ser qualquer treinador. Por isso de uma demora um pouco maior – pode ser que o nome não saia ainda nesta semana, conforme apurou o FI. E qual seria outras qualidades do novo técnico.

Toninho Cecílio sempre trabalhou com treinadores muito atualizados, principalmente com as novas tecnologias do futebol e técnicos trabalhadores. 

Porém, que deva mesclar essas qualidades com experiência. Com isso, usando uma metáfora, conforme levantou o FI, a Lusa procura um treinador “híbrido”, não quer um treinador à moda “dinossauro” da bola, mas que ao mesmo tempo, além de atualizado, conheça a divisão.

É preciso lembrar que nomes são mantidos sob extremo sigilo pela direção rubro verde. Porém, o “estilo” de treinadores que mais se aproximam do tipo de técnico procurado pela Lusa (não necessariamente esses nomes), se aproximam dos estilos de técnicos como Vinícius Bergantin, Pintado, Roberto Fonseca, entre outros).

COM CONTRATO PARA O ESTADUAL

O FI apurou que entre os jogadores lusos inscritos na Copa Paulista e têm contrato até o Paulistão, estão: Daniel Costa, Hudson, Igor Bahia, Kriguer, Marco, Naldo, Tauã, e os goleiros Thomazella e Wagner.

Os atletas que tinham contrato até a Copa Paulista e seguem com situação indefinida, são: Anderson Ligeiro, Bruno Leonardo, Caio Mancha, Carlos Henrique, Cesinha, Gustavo Custódio, Léo Castro, Luan, Lucas Wingert, Luís Ricardo, Luizão Silva, Marzagão, Railan, Richard, Robson, Samuel Balbino e Thiago Primão.

Confira também: