Paulista A4: Técnico do XV de Jaú revela estudo 'até 3 da manhã' antes de goleada

Tassio Lopes comentou o plano traçado para vencer o Nacional; vitória colocou a equipe na ponta da tabela

Acompanhe o Paulistão A4 Sicredi online e em tempo real, através do aplicativo Placar FI, disponível para as plataformas Android e IOS

tassio lopes tecnico xv de jau paulista a4 2024
Tassio Lopes, técnico do XV de Jaú - Foto: Divulgação

Por Eduardo Tolentino

Jaú, SP, 08 (AFI) – Único time com 100% de aproveitamento no Paulistão A4 Sicredi, o XV de Jaú “atropelou” o Nacional na última rodada, vencendo por 5 a 1 no Zezinho Magalhães, e assumiu a liderança isolado com nove pontos. Ao final do jogo, o técnico Tassio Lopes revelou à Rádio Piratininga que estudou o adversário até altas horas da madrugada anterior.

“Cara, eu fiquei [até 03:00]. Fui assistir ao jogo do Nacional e achei o time muito bom, tecnicamente, individualmente, coletivamente. Eu pensei: ‘Mas como a gente vai poder neutralizar o que eles têm de bom?’ E a gente tinha algumas outras opções. Uma das que eu achei era a gente poder, talvez, esperar para poder contra-atacar, porque eu vi que eles tinham dificuldades nessa volta. Só que, jogando em casa, a gente vai ficar esperando? É complicado”, confirmou ao Portal Futebol Interior.

O PLANO DE TASSIO

Na sequência, Tassio explicou a estratégia: “A única forma de a gente neutralizar eles é anular o 10, Talisca, muito bom jogador. E a gente acabou colocando essa missão para o Humberto, que fez com maestria. Neutralizou ele, acabou com as principais jogadas, aí eles tinham de construir lá de trás. E aí a gente conseguiu logo no início fazer um gol com o Wilson, olímpico, e o caminho para essa vitória se abriu. Mas a gente tem que manter os ‘pezinhos’ no chão. É manter a simplicidade, nossa marca, correr, é um lema que eu falo para eles. Tá parado no meio de campo? Tá errado. Corre, corre, se doa, se entrega, e eles estão cumprindo à risca”.

“PEZINHO” NO CHÃO

O treinador quinzeano também comentou sobre a disparidade de investimentos entre os clubes do Paulistão A4, e revelou como tem feito para superar os adversários mesmo com esse obstáculo: o esforço.

“É uma tecla que a gente bate bastante, que se manter é muito, muito complicado. Isso mexe com todo o emocional, não só com a parte técnica, tática e física. Mexe com os atletas. Então, eu acho que a melhor forma de a gente manter isso é correndo. Quem nos conhece sabe como somos, a nossa característica, até a nossa índole. O futebol mexe muito isso, com caráter, com índole. É apenas um início de campeonato e tem muita coisa pra acontecer. Pode ter certeza que esse grupo não está se fantasiando com isso, eles estão ‘quietinhos’ e sabem o que querem. Isso é o mais importante”, explica.

GANHANDO CONFIANÇA

Depois de duas vitórias pelo placar mínimo, contra Francana e União Barbarense, o Galo abandonou a economia de gols e guardou cinco. Lopes enalteceu a importância de ter atacantes ganhando confiança.

“O Juan e o Alexandre são os atletas que estavam precisando desses gols. Têm muita virtude, muita marcação, muita doação. No primeiro jogo o Juan ficou um pouco ansioso e cansou bastante, mas nesse ele conseguiu desempenhar muito bem e fazer os gols. E o Alexandre fez [a posição de] centroavante improvisado para a gente no primeiro jogo. Foi até bem, mas no ‘finalzinho’ cansou. E eu falei: ‘calma que vai surgir sua oportunidade de novo e você vai fazer’. Graças a Deus ele entrou, entrou bem, fez o gol, desencantou. E se comprovou o que ele e o Juan estavam sendo na pré-temporada, né? É um momento bacana, de superação. O futebol nos proporciona isso”, finalizou.

juan xv de jaú paulista a4 2024
Juan marca dois na goleada contra o Nacional – Foto: Eder B. Martins

Juan fez dois gols, Wilson marcou um ‘olímpico’, Pedro e Alexandre completaram o “chocolate” do Galo no Estádio Zezinho Magalhães. Como Taquaritinga e São-Carlense empataram por 2 a 2, o XV de Jaú se tornou o único time com 100% de aproveitamento.

PRÓXIMO JOGO

O próximo jogo está marcado para este sábado, 10, contra o Osasco Audax no José Liberatti, pela 4ª rodada. A partida será transmitida pelo canal Futebol Paulista no Youtube e acompanhada em tempo real pelo aplicativo Placar FI, disponível para download nas plataformas Android e IOS.

Confira também: