Paulista A4: Justiça nega recurso e presidente está fora do América
O presidente Luiz Donizeti Prieto, o Italiano, sem mandato,recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, sem sucesso

São José do Rio Preto, SP, 30 (AFI) – Com o mandato vencido do presidente Luiz Donizete Prieto, o Italiano, em 30 de setembro do ano passado, tentou na justiça, através de uma liminar a prorrogação do seu mandato no América Futebol Clube, mas sem sucesso. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o recurso, tendo como decisão os desembargadores João Batista Vilhena (presidente) e Moreira Viegas(vice-presidente), e como relator Glariston Resende.
Na oportunidade, o advogado do clube americano José Zanin Júnior, conseguiu apenas uma tutela provisória mantendo a diretoria executiva na administração do clube requerente até esta quarta-feira (31), com poderes limitados. Na três tentativas, o ex-dirigente do Rubro, foi derrotado.
TUTELA PROVISÓRIA!
Sendo assim, até está quarta-feira (31), somente a tutela terá validade para os seguintes fins: efetuar os protocolos de todos os documentos referentes aos atletas que vão disputar a primeira fase do Campeonato Paulista Série A4; Cadastrar os nomes que serão utilizados no referido campeonato, o uniforme do clube, como também ter acesso junto aos sistemas da Federação Paulista d Futebol e CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a fim de cumprir dados cadastrais.
JUIZ DETERMINA INTERVENTOR NO AMÉRICA!
No último dia 17, o juiz Glariston Resende da Comarca de São José do Rio Preto, da 3ª Vara Cível, nomeou um interventor para comandar o América, a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, até a decisão de uma nova eleição no Rubro.
Deste modo, para a gestão da associação, após o prazo conferido na decisão prolatada do plantão judicial e, por ora, com os mesmos poderes outorgados na decisão do plantão judicial, acrescido do poder de receber e efetuar pagamentos em nome da associação.
SAMIR BUCHALA ASSUME!
Neste contexto, o magistrado nomeou lá atrás como administrador provisório a pessoa do sócio Samir Felício Barcha, pessoa indicada pelos autores da ação, prejudicados pela inação da diretoria passada e, que trata-se de um dos conselheiros vitalícios, reconhecido pela própria diretoria em sua parcial lista de fls. 1395\1404.

ACÓRDÃO!
Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2008267-87.2024.8.26.0000, da Comarca de São José do Rio Preto, em que são agravantes AMÉRICA FUTEBOL CLUBE e LUIZ DONIZETTE PRIETO, é agravado MARCOS CEZAR VILELA. ACORDAM, em sessão permanente e virtual da 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferir a seguinte decisão: Negaram provimento ao recurso. V. U., de conformidade com o voto do relator, que integra este acórdão. O julgamento teve a participação dos Desembargadores JOÃO BATISTA VILHENA (Presidente) E MOREIRA VIEGAS.
ENTENDA O CASO!
As eleições estatutárias no América Futebol Clube deveriam ter ocorrido no segundo semestre de 2023, isto porque, as últimas eleições realizadas no clube foram para o período trienal 2020\2023. A obrigação cadastral era regularizar a presidência, mas não foi feito lá trás quando o presidente americano tinha mandato e direito juntamente com o Conselho. Mas não fez.
EM CAMPO!
Em relação as quatro linhas, o América que ficou apenas no empate sem gols na estreia do Campeonato Paulista da Série A4, joga no próximo sábado (03), às 19h, em São Carlos, contra a São-carlense.