Paulista A3: Pelo título, Capivariano busca vitória que não acontece há 9 anos
Rivais desde 2013, esta será apenas a sétima partida entre as duas agremiações
No jogo de ida, realizado na tarde do último sábado (6), com gol marcado por Vicente, aos 24 minutos do primeiro tempo, a Águia do Vale venceu por 1 a 0, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
![Paulista A3: Pelo título, Capivariano busca vitória que não acontece há 9 anos 1 Paulista A3: Confiantes no título, jogadores do Capivariano convocam torcida](https://images.futebolinterior.com.br/2023/05/capivariano-final.jpg)
Sorocaba, SP, 12 (AFI) – O Capivariano recebe o São José na tarde deste sábado, dia 13 de maio, às 15 horas, na Arena Capivari, em Capivari, valendo o jogo da volta da grande final do Campeonato Paulista da Série A3, a terceira divisão do estadual.
No jogo de ida, realizado na tarde do último sábado (6), com gol marcado por Vicente, aos 24 minutos do primeiro tempo, a Águia do Vale venceu por 1 a 0, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Com o resultado positivo conquistado com o apoio de mais de 9.500 torcedores presentes no estádio, o time do Vale do Paraíba está há um empate do título. Já ao Leão da Sorocabana, que deverá ter mais de 7 mil torcedores na Arena, basta uma vitória simples para ficar com o caneco.
Rivalidade
Rivais desde 2013, esta será apenas a sétima partida entre as duas agremiações. O retrospecto é favorável ao time joseense com quatro vitórias contra apenas uma vitória do Alvirrubro de Capivari, além de uma partida que terminou empatada.
Leão jamais venceu a Águia em Capivari
Na primeira fase da competição atual, com gol do meia Pedrinho, aos 31 minutos do segundo tempo, o São José venceu o Capivariano por 1 a 0 em plena Arena Capivari, jogo válido pela na 12ª rodada, sendo esta a única derrota em casa do Leão da Sorocabana nesta temporada.
No outro confronto entre as duas equipes realizado em Capivari, terminou empatado por 2 a 2, jogo da Série A3 de 2021.
Leão campeão da A2 em 2014
A única vitória do Capivariano sobre o São José aconteceu há 9 anos, pelo placar de 3 a 0, no estádio Stravos Papadopoulos, em Jacareí, partida válida pela 14ª rodada da Série A2 de 2014, ano que o Leão da Sorocabana conquistou acesso à elite do futebol paulista como campeão da competição, enquanto que na lanterna, a Águia do Vale foi rebaixada à Série A3.
Capivariano e São José buscam o Bi da A3
Depois de quase 39 anos, o Leão da Sorocabana tenta o seu segundo título da Terceirona do estadual. Em 1984, o Capivariano foi o campeão do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual A3) vencendo o Garça FC nos pênaltis por 4 a 1, depois de um empate por 0 a 0. A partida foi realizada no dia 16 de dezembro de 1984, disputada no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. Capivariano e Garça conquistaram o acesso à Segunda Divisão (atual A2).
Antes da Águia, o Formigão do Vale brilhou e conquistou a Terceirona de 1965. Ainda com o nome de Esporte Clube São José, a equipe do Vale do Paraíba, que era alvinegra, venceu o quadrangular final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A3), disputado contra DERAC de Itapetininga, Linense e Orlândia. O jogo da confirmação do título e acesso à Primeira Divisão (atual A2) aconteceu em de 27 de abril de 1966, com vitória por 2 a 1 sobre o Orlândia, em São José dos Campos.
Luiz Carlos Éden – Sorocaba (SP)