Paulista A3: Classificados em 2017, três clubes correm risco de rebaixamento
Semifinalistas em 2017, Monte Azul e Olímpia, e o quadrifinalista Rio Branco chegam à última rodada correndo riscos de queda
Semifinalistas em 2017, Monte Azul e Olímpia, e o quadrifinalista Rio Branco chegam à última rodada correndo riscos de queda

Campinas, SP, 22 (AFI) – O Campeonato Paulista da Série A3 2018 chegou a sua última rodada com cinco times brigando para escapar da zona de rebaixamento da competição. O curioso é que três deles, Olímpia, Monte Azul e Rio Branco, estiveram na fase de mata-mata do torneio no ano anterior e despencaram em apenas uma temporada.
O mais surpreendente dos casos é o do Olímpia, que foi primeiro colocado em 2017, chegando à semifinal, na qual só perdeu o acesso nos pênaltis para o Nacional. O Galo fez apenas 19 pontos nesta temporada e chega à 19ª rodada em 14º. O clube precisará vencer na última rodada para não depender de outros clubes para permanecer na divisão, precisando se manter superior nos critérios de desempate em relação ao Marília, que também tem 19 pontos.

Na mesma altura do campeonato em 2017, o Olímpia tinha quase o dobro de pontos, 36, e liderava a tabela.
Outro que chegou à semifinal em 2017 e entrou em decadência foi o Monte Azul, que também chega à última rodada com chances de rebaixamento, mesmo que remotas. Para cair, o Azulão precisaria perder e contar com uma combinação de vitória de Marília e Olímpia. O clube tem 22 pontos e está em 13º. Na temporada passada, o Monte Azul somava 31 pontos e ocupava a quarta colocação nesta altura do campeonato.
O Rio Branco é o quadrifinalista de 2017 em situação mais complicada na atual temporada. O clube tem 17 pontos e está em 16º, precisando vencer e torcer contra Marília e Olímpia para deixar a degola na última rodada. Na temporada passada, o Tigre possuía 30 pontos e ocupava a quinta colocação na última rodada. O time caiu nas quartas de final, diante do Nacional.