Paulista A3: Relembre os artilheiros das últimas 5 edições

Saiba onde estão e o que aconteceu com os maiores goleadores da competição desde 2018

Yuri Capivariano
Destaque do Guarani, Yuri foi artilheiro do Paulista A3 pelo Capivariano (Foto: Thalles Cristiano)

Campinas, SP, 13 (AFI) – Enquanto os clubes seguem na preparação para o Campeonato Paulista Série A-3 de 2023, o Portal Futebol Interior relembra quem foram os artilheiros das últimas cinco edições. Vamos à lista!

2022 – YURI (CAPIVARIANO)

Na última edição, em que o Noroeste de Bauru foi o grande campeão, o artilheiro da A3 foi Yuri, pelo Capivariano. Com 10 gols anotados em 20 partidas, o centroavante de 24 anos chamou a atenção do Guarani, para onde se transferiu na sequência da temporada. Pelo Bugre, quando as oportunidades apareceram, ele também correspondeu, terminando o ano como artilheiro do time na Série B, com 7 gols marcados.

Yuri Capivariano Guarani
Destaque de Capivariano e Guarani em 2022, Yuri encaminha ida para a Coreia do Sul (Foto: Capivariano)

Hoje, ele tem negociações avançadas com um clube da Coreia do Sul, segundo informação do jornalista Lucas Rossafa.

2021 – ÉDER PAULISTA (NACIONAL)

Na temporada 2021, Éder Paulista, do Nacional, foi o artilheiro da Série A3, com 13 gols marcados em 19 jogos. Em 2022, disputou novamente a competição pelo Ferrinho, mas sem o mesmo sucesso. Marcou apenas um gol em 14 jogos e o time foi rebaixado para a Segundona Paulista.

Éder Paulista Nacional
Artilheiro do Paulista A3 em 2021, Éder Paulista é anunciado pelo ASA-AL (Foto: Divulgação)

Na sequência da temporada, disputou a primeira fase da Série D do Brasileiro pelo Santo André, tendo marcado dois gols em sete jogos, e a Copa Paulista pelo São Bento, marcando três gols em oito jogos. Em 2023, defenderá o ASA-AL, onde já foi apresentado.

2020 – LUCAS DUNI (VELO CLUBE)

Lucas Duni Velo Clube Artilheiro
Atacante Lucas Duni está de volta ao Velo Clube (Foto: Divulgação)

Na temporada 2020, o artilheiro foi o atacante Lucas Duni, campeão pelo Velo Clube. Foram 9 gols marcados pelo atacante em 18 partidas disputadas. Após passagens por Cianorte-PR, Grêmio Anápolis-GO e XV de Piracicaba, onde foi campeão da última edição de Copa Paulista, ele está de volta ao Velo Clube para disputar a Série A-2.

2019 – MARCONDELE (AUDAX) E LUCAS DOUGLAS (DESPORTIVO BRASIL)

Na edição de 2019, ficaram empatados na artilharia da competição, com nove gols, o meia Matheus Marcondele, que foi campeão pelo Grêmio Osasco Audax, e o atacante Lucas Douglas, que defendeu o Desportivo Brasil.

No seguimento da temporada, Marcondele foi emprestado para a Ponte Preta, onde fez oito jogos e retornou. Permaneceu no Audax até 2022, quando se transferiu para o Hegelmann Litauen, da Lituânia.

Enquanto isso, Lucas passou por Oeste, Portuguesa, ABC-RN, e vai defender o Joinville-SC em 2023.

2018 – GABRIEL TALIARI (CAPIVARIANO)

Na temporada 2018, o atacante Gabriel Taliari foi o artilheiro da competição pelo Capivariano, com 16 gols em 21 jogos. Na ocasião, o Leão da Sorocabana chegou às semifinais, quando foi eliminado pelo campeão, o Lemense.

Gabriel Taliari Capivariano
Destaque no Capivariano, Gabriel Taliari volta ao Paulistão para defender o Santo André (Foto: Divulgação)

Após o bom desempenho na A-3, foi emprestado ao Athletico-PR para disputar o Brasileirão de Aspirantes, em que marcou um gol em 12 jogos. Em 2019, participou da campanha do título paranaense do Furacão.

Hoje, o jogador ainda pertence ao Capivariano, e foi anunciado nesta terça-feira (13) pelo Santo André, por empréstimo, para a disputa do Paulistão. Em 2022, disputou a Série B do Brasileiro pelo Brusque-SC.

PAULISTA A-3 2023

A edição de 2023 já tem o calendário divulgado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), e está prevista para começar no dia 22 de janeiro. Entretanto, alguns clubes estão tentando fazer alterações nas datas, para adaptar o horário à preferência dos torcedores e, também, evitar desgastes físicos entre as partidas.

CONFIRA A 1ª RODADA

Confira também: