Paulista A2: Próximo de seu 37º Paulistão, São Bento encara o São Bernardo no ABC

Edson Vieira pode se tornar o 4ª treinador a levar o Bentão à primeira divisão

Edson Vieira pode se tornar o 4ª treinador a levar o Bentão à primeira divisão

0002050494703 img

Sorocaba, SP, 29 (AFI) – O São Bento encara o São Bernardo na tarde desta terça-feira (29), às 15 horas, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, valendo jogo da volta da semifinal do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual.

Como no jogo da ida venceu o Tigre do ABC por 3 a 0, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, o Bentão do técnico Edson Vieira entra em campo podendo até perder até por dois gols de diferença para ficar com a vaga no Paulistão de 2021. O time de Sorocaba só perde o acesso a elite se perder por quatro ou mais gols de diferença.

Uma vitória do São Bernardo por três gols de diferença leva a decisão para disputa nos pênaltis. Quem passar, além do acesso, disputa a final com o vencedor da outra semifinal entre São Caetano e XV de Piracicaba.

Próximo de seu 37º  Paulistão, São Bento encara o São Bernardo no ABC (Foto: Neto Bonvino/São Bento)

Próximo de seu 37º Paulistão, São Bento encara o São Bernardo no ABC (Foto: Neto Bonvino/São Bento)

Com 107 anos, São Bento disputa competições oficiais desde 1953 e nesse período conquistou três acessos à primeira divisão paulista. No geral, o Bentão disputou o Paulistão por 36 temporadas, sendo 29 seguidas.

Três acessos à elite, dois conquistados fora de casa
O primeiro acesso veio com o título do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2) de 1962, numa disputa de melhor de três com o América FC de Rio Preto. No primeiro jogo houve empate por 0 a 0, em São José do Rio Preto e no segundo jogo, em Sorocaba, empate por 1 a 1. A decisão foi realizada em 23 de fevereiro de 1963, em campo neutro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com vitória do Azulão sorocabano por 2 a 1, gols de Nestor e Picolé. O técnico beneditino era o saudoso Wilson Francisco Alves, o popular Capão.

Depois de 29 anos consecutivos na principal divisão do futebol profissional paulista, em 1991 o Bentão foi rebaixado e só retornaria a elite em 2006.

O segundo acesso, o único conquistado em Sorocaba, aconteceu em 19 de junho de 2005. Sob o comando do técnico Carlos Rabelo, com dois gols do atacante Nena, o Bentão bateu o Noroeste por 2 a 1, no Estádio Walter Ribeiro e subiu como segundo colocado do Grupo 4 da Série A2.

Mas, a alegria beneditina na elite durou apenas por duas temporadas, pois em 2007 o time amargou novo rebaixamento à segunda divisão (Série A2).

Sete anos depois, o São Bento foi buscar seu terceiro acesso à primeira divisão fora de casa. Naquela oportunidade, o time sorocabano dirigido por Paulo Roberto Santos, com gols de Herbert e Marquinhos, derrotou o Grêmio Catanduvense por 2 a 1, no Estádio Silvio Salles, na cidade de Catanduva e subiu como terceiro colocado da Série A2 de 2014. Lembrando que, desde então, o Bentão só foi rebaixado para Série A2 no ano passado.

player