Paulista A2: Ponte Preta presta homenagem: "obrigado, Pelé"
Majestoso já esteve lotado para ver o Rei do futebol.
Pelé e Ponte Preta se cruzaram diversas vezes, para alegria da Macaca.
Campinas, SP, 29 (AFI) – A Ponte Preta e o Rei Pelé tiveram encontros marcantes ao longo da história. O jogo de despedida do maior jogador da história do futebol mundial, em 1974, é apenas um capítulo desta parceira de amizade, respeito e reconhecimento mútuo. Teve recorde de público no Majestoso, campanhas publicitárias com direito a brincadeira que viralizou e até o “príncipe” goleiro que não vingou dentro de campo.
Acompanhe, nessa reportagem especial do Portal Oficial da Macaca, algumas dessas passagens….
A MAIS BELA INVASÃO DO MAJESTOSO
Pelé esteve no Majestoso, em 1970, para um duelo que até hoje é considerado o maior público do estádio já que houve invasão depois que as catracas já tinham registrado mais de 30 mil pessoas presentes. Estima-se, que o Moisés Lucarelli recebeu, naquele dia, cerca de 45 mil torcedores. O Santos venceu, mas certamente nenhum torcedor saiu do estádio decepcionado, afinal de contas o Brasil acabara de ser tricampeão do mundo.
A DESPEDIDA DO REI
O jogo do dia 2 de outubro de 1974, na Vila Belmiro, em que o Peixe derrotou a Macaca por 2 a 0, com gols anotados por Claudio Adão e Geraldo (contra), só aconteceram depois que Pelé já tinha deixado o campo, substituído por Gilson.
Ao final do ano, com um time em formação, a Ponte terminou o Paulista em 8º lugar, com 10 vitórias, cinco empates e 11 derrotas; 18 gols marcados em 20 sofridos. O Santos, por sua vez, ficou em terceiro.
Curiosamente, o Mestre Dicá não estava nesta partida porque aconteceu no tempo em que ele defendia a Portuguesa. Dos jogadores mais conhecidos pelo torcedor comum, apenas o goleiro Carlos, o zagueiro Oscar (na foto marcando o Rei) e o atacante Tuta atuaram neste confronto.
PELÉ JOGOU NA PONTE?
Em meados dos 1990, o Rei esteve em Campinas para desenvolver uma campanha publicitária da Vitasay. Enquanto as gravações aconteciam, um dirigente pediu para que ele colocasse uma camisa da Ponte para tirar fotografia. A promessa é que a “peça” seria distribuída apenas entre seus familiares. Na verdade, depois de algum tempo, a imagem ganhou repercussão e muitos ainda perguntam se Pelé teria jogado algum vez pela Ponte.
A resposta é NÃO! Foi apenas uma brincadeira.
EDINHO, O ‘PRÍNCIPE’ QUE NÃO VINGOU
Em 1998, a Ponte voltava a participar da elite do futebol nacional e o atual presidente (então diretor de futebol) Marco Eberlin, junto com os demais integrantes da diretoria, acataram um pedido do Rei para que seu filho, Edinho, tivesse uma chance de retornar aos gramados.
Depois de dois anos afastado por lesão, Edinho rumou para a Campinas. No Majestoso, o filho do Rei não teve uma passagem muito vistosa. Jogou 15 partidas e a Ponte Preta terminou na 17ª colocação, com 26 pontos.
A última partida de Edinho como titular da Ponte foi em um confronto diante do Santos no dia 30 de setembro de 1998. Na oportunidade, o time de Campinas sofreu uma goleada pelo placar de 4 a 0 jogando fora de casa. Edinho foi sacado após falhar no último gol do praiano, já na reta final da partida. A torcida do Santos, de forma irônica, gritada “Edinho, Edinho, Edinho…”, da mesma forma quando o filho do Rei Pelé defendia a camisa 1 do Peixe.
Em 1999, Edinho continuou no banco de reservas, mas não recebeu mais oportunidades e acabou se aposentando.
CAMISA DA MACACA LEVA AUTÓGRAFO DO REI
Em 2001, o Rei esteve novamente em Campinas para um evento publicitário do então Shopping Jaraguá, na Vila Nova. O Rei veio entregar brindes aos vencedores de um concurso e, mais uma vez, posou com a camisa da Macaca.
Pelos lado da Ponte, o presidente Marco Antonio Eberlin deixa uma mensagem simples, singela e de muito reconhecimento por cada momento de carinho dispensado pelo eterno maior jogador do Planeta para com a Associação Atlética Ponte Preta e seus apaixonados torcedores: “Obrigado, Pelé!”.
VEJA AS FOTOS DE PELÉ COM A PONTE CITADAS NESSA REPORTAGEM NO:
ASSISTA A DESPEDIDA DE PELÉ CONTRA A PONTE PRETA!