Paulista A2: Novorizontino lança seu 'Currículo de Formação' na FPF

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da FPF, Mauro Silva, além de representantes de clubes como São Paulo, Fluminense, XV de Piracicaba

O Novorizontino lançou na tarde da última quinta-feira (9), seu ‘Currículo de Formação Em Frente, Tigre Valente’ na FPF

Genilson evento
Presidente do Novorizontino, Genilson (Foto: Divulgação)

Novo Horizonte, SP, 10 (AFI) – O Novorizontino lançou na tarde da última quinta-feira (9), seu ‘Currículo de Formação Em Frente, Tigre Valente’, na presença de autoridades do esporte e representantes de vários clubes do futebol brasileiro. O evento ocorreu no auditório do Edifício Pelé, na Federação Paulista de Futebol. O documento traz a linha de condutas de trabalho a serem seguidas no processo de formação de atletas desde a categoria sub-11 até o sub-20, baseadas nos valores, missão e visão do Novorizontino.

“O propósito do clube agora é fazer com que esse currículo seja aplicado de forma efetiva dentro da instituição, para que tenhamos sempre em nosso horizonte o que está funcionando, o que precisamos melhorar, o que falta acrescentar. É um documento que estará em constante construção, sempre direcionado para aquilo que são os objetivos futuros do clube”, disse o presidente Genilson da Rocha Santos.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol Mauro Silva além de representantes de clubes como São Paulo, Fluminense, XV de Piracicaba, Primavera, Itapirense, SKA Brasil, Metropolitano, empresas de gestão esportiva, prefeituras e instituições de ensino como a Universidade do Futebol.

“O objetivo do currículo é organizar a ação da instituição junto a formação dos futebolistas, respeitando e valorizando a sua identidade, mas com a visão de futuro, de oferecer uma preparação para carreira esportiva das próximas décadas e, principalmente, contribuir no desenvolvimento pessoal dos jovens”, destacou Carlos Rogério Thiengo, consultor do Novorizontino na construção e inserção do currículo, doutor em Educação Física e diretor da Ginga Futebol com Alegria.

O documento foi construído com base em pesquisas bibliográficas e documentais, em análises do contexto da instituição e de recomendações de entidades esportivas, principalmente as diretrizes propostas pela Conmebol. 

Trabalhamos sobre quatro pilares, como o respeito à regulamentação internacional e nacional destinada a formação dos jovens futebolistas, a caracterização da instituição, a formação integral e a formação esportiva. Mas, com a principal característica que foi a construção coletiva, por meio de consultas, reuniões, análises, escrita e contribuições diversas de profissionais do Grêmio Novorizontino”, emendou Thiengo.

VALORES DO NOVORIZONTINO

Os valores pregados no currículo do Tigre do Vale são de integridade, conhecimento, disciplina, fé, sustentabilidade, pessoas e paixão. A sua missão de ser um clube vencedor, traçando e atingindo metas, capacitação de colaboradores com investimento em melhorias tecnológicas, sendo referência na formação de jovens atletas para o mercado nacional e internacional, proporcionando entretenimento e paixão à população de Novo Horizonte e região. Assim, a visão do Tigre é de figurar entre os principais clubes do Brasil e entrar na rota de negócios no mercado nacional e internacional, garantindo receitas para manutenção do processo.

“Será um legado de extremo valor, vai direcionar os futuros gestores num caminho de ações organizadas. É uma conquista que eleva o Novorizontino a um seleto grupo de clubes do futebol brasileiro”, acrescentou o coordenador das categorias de base do Tigre do Vale, Marildo Ferreira de Campos.

O sistema de trabalho abrange processos básicos não só na parte tática, técnica e física, como preceitos históricos, sociais e culturais, psicológicos e estratégicos. Todos desenvolvidos de forma gradativa para formação esportiva e integral dos atletas. “Ver este trabalho concretizado é gratificante, porém sabemos que é só o começo de uma longa caminhada, e que tenho certeza de que será rica em aprendizado para todos os envolvidos”, disse Rose Guerra, diretora de comunicação social do Tigre do Vale.

“Foi um dia histórico para nós do Novorizontino, agradecemos muito o apoio que a Federação Paulista deu neste evento, fiquei bastante feliz com o feedback positivo de todos, percebi que o pessoal ficou ansioso pra ter acesso a essas informações, receber conhecimento e ter acesso a esse documento pode ser um balizador para outros clubes no trabalho de formação”, disse Ronaldo Adriano Soares, diretor administrativo do Novorizontino. 

IMPRESSÃO

Vice-presidente da FPF, Mauro Silva.

“Alegria imensa para Federação e uma grande contribuição para o futebol paulista, brasileiro e sul-americano o que o Novorizontino está fazendo com esse currículo de formação. É mostrar para os clubes a importância de estar organizado, ter um processo de formação claro, com esses valores, para que cada treinador chegue no clube e já se integre de acordo com eles, com o modelo e forma de jogar, o perfil do clube. Quando os clubes não têm esse processo, essas informações organizadas e os processos definidos, o treinador que chega ele muda, altera. Emocionante ver o exemplo que o Novorizontino está passando nesse sentindo e de vir aqui na Federação apresentar isso para outros clubes, compartilhar e dividir esse conhecimento. Dizem quem a única coisa que você divide e aumenta é o conhecimento. Então hoje é um dia imensamente feliz para a Federação Paulista e o Novorizontino é um exemplo com esse currículo de formação que está sendo apresentado, com a preocupação de ter um modelo formação tão bem-organizado, tão claro com foco no desenvolvimento humano, na formação integral, maravilhoso!”

Confira também: