Paulista A2: Com dois repetecos, confira os campeões das últimas dez edições

Apesar de longa, o Portal Futebol Interior traz um retrospecto apenas dos últimos dez campeões da competição

O Campeonato Paulista A2 de 2024 terá nesta quarta-feira (17), mais precisamente às 15h, o pontapé inicial de sua 100ª edição

Ponte Preta - A2 2023
Macaca é a última campeã, em 2023 (Foto: Rodrigo Corsi / Paulistão)

Campinas, SP, 15 (AFI) – O Campeonato Paulista A2 de 2024 terá nesta quarta-feira (17), mais precisamente às 15h, o pontapé inicial de sua 100ª edição. Apesar de um torneio estadual de segunda divisão, mais uma vez traz clubes de nível extremamente equilibrados, tornando-a um dos campeonatos mais competitivos do país durante o primeiro semestre.

Tendo o Minas Gerais-SP como primeiro campeão em 1917, o Paulista A2 passou por oito temporadas sem definir um campeão, e caminha para nesta temporada conquistar o terceiro dígito em sua história. Apesar de longa, o Portal Futebol Interior traz um retrospecto apenas dos últimos dez campeões da competição, sendo que dois clubes conseguiram repetir a conquista neste período, confira:

Paulista A2
(Foto: Rodrigo Corsi / Paulistão)

CONFIRA OS ÚLTIMOS 10 CAMPEÕES DO PAULISTA A2

CAPIVARIANO – 2014

Àquela altura, o torneio era disputado por 20 clubes, todos participando de um grupo único, enfrentando todos os outros 19 adversários, onde os quatro melhores colocados (Capivariano, Red Bull Brasil, São Bento e Marília) conquistaram o acesso, substituindo outros quatro rebaixados da elite. A campanha do Leão da Sorocabana teve 12 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.

FERROVIÁRIA – 2015

Na temporada seguinte, a Ferrinha apareceu bem como candidata ao título depois de um ano sem sal em 2014. A pontuação na liderança foi 10% superior à do Capivariano, com 44 pontos conquistados em 14 vitórias, dois empates e três derrotas, subindo ao lado de Grêmio Novorizontino, Oeste e Água Santa.

Ferroviária - A2 2015
Locomotiva campeã em 2015 (Foto: Felipe Lazzarotto / EPTV

SANTO ANDRÉ – 2016

Em 2016, o formado do torneio foi novamente alterado, com os seis piores clubes na disputa dos pontos corridos sendo rebaixados, enquanto os oito melhores avançaram para o mata-mata que tinha as quartas de final como start. Com a oitava melhor campanha, o Santo André passou no sufoco para mais tarde eliminar São Caetano e Barretos, até conquistar o título em cima do Mirassol, que também ficou com uma vaga de acesso.

SÃO CAETANO – 2017

Depois da melhor campanha nos pontos corridos de 2016 e fracassar no acesso, o São Caetano voltou decidido para buscar seu segundo título. Em formato parecido, desta vez apenas com quatro clubes disputando o mata-mata, o Azulão garantiu a segunda melhor colocação, posteriormente batendo Rio Claro na semifinal e subindo de divisão ao lado do Bragantino, carregando também o título da A2 de 2017.

GUARANI – 2018

Agora com 16 times na busca por duas vagas de acesso e um troféu venerado, o Guarani venceu dez de seus 15 jogos na primeira fase, com um empate e quatro derrotas, garantindo a melhor colocação e superando o XV de Piracicaba na semifinal para garantir a ascensão à elite ao lado do Oeste, antes de golear o adversário e levantar o título.

Guarani - A2 2018
Bugre campeão de 2018

SANTO ANDRÉ – 2019

Em 2019, o Santo André foi o primeiro da lista a repetir o título estadual, depois de cambalear no Paulistão de 2017 e terminar 2018 com a pior campanha da primeira fase da elite. O Ramalhão inaugurou o formato que atualmente é aplicado no torneio, com dois rebaixados e oito classificados para o mata-mata, onde os finalistas sobem de divisão. Depois de uma campanha mediana, a sexta melhor, o Santo André passou pelo Rio Claro e nos pênaltis e derrubou o Água Santa, até conquistar o título diante da Inter de Limeira.

SÃO CAETANO – 2020

O Azulão foi na onda e também conquistou o segundo título no período. Eliminado nas quartas de final do Paulistão 2018, a temporada de 2019 não foi tão competitiva, contabilizando a segunda pior campanha e o rebaixamento, antes de conquistar novamente o título da A2 em 2020, com grande campanha na primeira fase e superando Monte Azul, XV de Piracicaba e por fim São Bento.

SÃO BERNARDO – 2021

Completando o trio do ABC Paulista, o São Bernardo foi campeão em 2021 durante um de seus primeiros anos de ascensão. Depois de uma campanha tímida na fase inicial, eliminou o Sport Atibaia no sufoco, além das disputas por pênaltis contra Oeste e Água Santa para decidirem o troféu.

São Bernardo - A2 2021
Tigre do ABC campeão em 2021 (Foto: Rodrigo Corsi / Paulistão)

PORTUGUESA – 2022

Penúltima campeã, a Portuguesa foi soberana na disputa com nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, além da liderança firmada. A consistência se manteve na fase decisiva, com duas vitórias diante do Primavera, além de um empate e uma vitória contra Rio Claro e São Bento.

PONTE PRETA – 2023

Atual campeã do Paulista A2, a Ponte Preta levantou o título pela segunda vez, repetindo o feito 54 anos depois da conquista inédita, que aconteceu em 1969. A solidez também foi um grande ponto forte da Macaca durante a competição, terminando com 36 pontos na liderança, com 11 vitórias, três empates e uma derrota, eliminando também Comercial, XV de Piracicaba e enfrentando o Novorizontino, que no mesmo ano foi concorrente na Série B do Brasileirão, levando a melhor nas penalidades.

Confira também: