Paulista A2: Confira como foi o último acesso dos oito classificados
O Portal Futebol Interior traz para você torcedor, como os oito postulantes ao acesso conquistaram pela última vez a ascensão à elite estadual.
O PLACAR FI acompanha todos os jogos decisivos da A2
Campinas, SP, 17 (AFI) – Nesta sexta-feira, a bola para as quartas de finais do Campeonato Paulista da Série A2. Mas como foi a última vez que Ponte Preta, Novorizontino, Noroeste, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Velo Clube, Oeste e Comercial se saíram no seus último acesso? O Portal Futebol Interior traz para você torcedor, como os oito postulantes ao acesso conquistaram pela última vez a ascensão à elite estadual.
PONTE PRETA
A última vez que a Ponte Preta esteve no Campeonato Paulista da A2 foi em 1999. O estadual foi disputado por 16 agremiações divididas em dois grupos de 8 equipes, sendo os quatro primeiros de cada grupo, classificados para a segunda fase e os dois piores colocados, para a disputa contra o rebaixamento. O formato era de turno e returno, com equipes da mesma chave e da chave oposta.
A Ponte Preta terminou líder do seu grupo nas duas fases. Conquistando a acesso no mata-mata, acabou sendo vice-campeã, perdendo o título para o América-SP. Clube permaneceu na elite até 2022.
NOVORIZONTINO
Diferente desse ano, o formato que o Novorizontino disputou sua última A2, em 2016, era de pontos corridos. 20 times, em turno único se enfrentavam, e os quatro melhores acendiam a elite. O Tigre acabou terminando em segundo lugar, se sagrando vice-campeão. Clube permaneceu na elite até 2022.
NOROESTE
Na última vez que ascendeu a elite, o Noroeste disputou o Paulista da A2 de 2010. O formato era parecido com o do Brasileiro da Série C atualmente, onde 20 clubes disputam em turno único e os oito melhores avançavam para a fase final e eram divididos em dois grupos com quatro equipes. Os melhores de cada chave subiam para a A1, enquanto os líderes disputam uma final.
O Noroeste se classificou em quarto lugar geral, e na fase de final terminou líder do Grupo A, mas acabou perdendo o título para o Linense. Clube permaneceu na elite até 2011.
XV DE PIRACICABA
A última vez que teve êxito na disputa pelo acesso foi em 2011, quando se sagrou campeão da A2, em cima do Guarani. 20 equipes eram divididas em dois grupos e se enfrentavam entre si em turno e returno. Em cada grupo, os quatro primeiros colocados se classificam para a fase final e os dois últimos são rebaixados para a Série A3 de 2012.
Os oito classificados eram divididos em dois grupos de quatro jogando entre si em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo foram classificados para a Série A1 de 2012, e fizeram a final da época. Clube permaneceu na elite até 2017.
PORTUGUESA SANTISTA
A Portuguesa Santista teve seu último acesso conquistado em 1996. Na época, três clubes subiram para o Paulistão. 16 times jogavam todos contra todos em turno e returno. Os dois primeiros colocados no turno, e os dois primeiros do returno vão para a fase final.
As quatro equipes classificadas disputam entre si em turno e returno três vaga para promoção a Série A1 de 1997. Inter de Limeira se sagrou campeão naquele campeonato, com a Briosa terminando com o vice. Clube permaneceu na elite até 2006.
VELO CLUBE
Dentre os postulantes ao acesso, o Velo Clube é a equipe que está mais tempo fora da elite. O seu último acesso foi em 1968, pela primeira vez, duas equipes conquistaram o acesso juntas. No formato, 20 clubes eram divididos em dois grupos com disputa por pontos corridos em dois turnos. Classificam-se para o “Grupo dos vencedores” os cinco mais bem colocados de cada grupo, o restante das equipes disputavam uma espécie de repescagem.
As 10 melhores equipes formavam dois grupos de cinco, com os times restantes formando dois grupos de repescagem. Classificam-se para a fase final os 2 primeiros colocados dos grupos “G” e “I”, e o melhor colocado dos grupos “H” e “J”.
Os 6 times finalistas disputam o título por pontos corridos em turno e returno. O campeão estava automaticamente promovido, e o vice campeão disputava o acesso com o penúltimo colocado da Divisão Especial.
A Inter de Limeira conquistou o título e o acesso, e o Velo Clube, segundo colocado, disputou o acesso com o Paulista de Jundiai, penúltimo colocado do Paulistão. O Velão levou a melhor. O clube permaneceu na elite até 1979.
OESTE
O Oeste tem batido na trave nos últimos anos, mas conquistou o acesso em 2018, quando terminou com o vice-campeonato contra o Guarani.
Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentaram em quinze rodadas e os dois últimos colocados caem para a Série A3, enquanto os quatro primeiros avançaram para as semifinais. Em esquema de mata-mata, os finalistas garantiram o acesso à Primeira Divisão de 2018. O clube permaneceu na elite até 2020.
COMERCIAL
A última vez que o Comercial obteve sucesso no acesso, foi no ano de 2013. A Série A2 daquele ano foi disputada por 20 clubes em turno único. Todos os times jogam entre si em turno único, classificando-se para a fase final os oito melhores.
Os oito classificados foram divididos em dois grupos de quatro jogando entre si em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo subiam para o Paulistão. O Bafo terminou em segundo do Grupo B. O clube permaneceu na elite até 2014.
JOGOS DE IDA
Abrindo a série, Velo Clube recebe o Noroeste, no Benitão, às 19h30. No sábado, é a vez de Portuguesa Santista e XV de Piracicaba, no Ulrico Mursa, às 11h00. Ainda no sábado, o Comercial enfrenta a Ponte Preta, às 16h00, no Palma Travassos, enquanto Oeste e Novorizontino encerra os jogos de ida no domingo, às 18h00, na Arena Barueri.