PAULISTA A2: Com a melhor defesa da competição, XV de Piracicaba se prepara para semifinal contra a Ponte Preta

Comandados pelo técnico Cléber Gaúcho, o XV de Piracicaba chega a semifinal com a melhor defesa da competição

Cleber Gaucho 2
Cléber elogiou a defesa do XV de Piracicaba (Foto: Vitor Prates)

Piracicaba, SP, 24 (AFI) – O XV de Piracicaba empatou em 0 a 0 contra a Portuguesa Santista e se classificou para a semifinal do Paulista A2. A melhor defesa do campeonato, o Nhô Quim, comandado pelo técnico Cléber Gaúcho, não levou gols pela sexta vez, nos últimos sete jogos, e dessa forma, assegurou sua vaga após ter vencido o primeiro confronto. No próximo sábado, o alvinegro piracicabano, enfrenta a Ponte Preta, na briga pelo acesso.

Em 17 partidas o XV levou apenas 13 gols, com média de 0,76 por partida. Até a décima rodada da competição, quando o Nhô Quim empatou em 1 a 1 contra a Lemense, a equipe havia sofrido 12 bolas na rede, uma média superior a 1 por partida. Porém, era um ponto no time,, que já incomodava o técnico Cléber Gaúcho. que vinha buscando formas para melhorar o sistema defensivo.

“No inicio da competição estava nos incomodando, por tomar gols em quase todos os jogos. Nesse sentido, nós aprimoramos os treinamentos, fizemos algumas trocar em relação a atletas, buscamos aperfeiçoar e melhorar nossa condição de analise, para que os atletas entendessem. Depois, a gente levando para campo a condição de posicionamento, abordagem, marcação na zona central da área e aos poucos foram entendendo melhor, assimilando e a construção em relação a esse processo foi significativa e bem efetiva, tanto é que nos trouxe a condição de equipe que sempre tomava gols, a se solidificar a defesa menos vazada da competição até o momento”, explicou Cléber Gaúcho.

Na 10ª rodada, após o empate contra a Lemense, o XV de Piracicaba estava a um ponto da zona de rebaixamento, sendo o primeiro time fora. Mas foi no jogo seguinte, com uma vitória fora de casa sobre o Rio Claro, que a equipe piracicabana começou uma reviravolta na competição. Da 11ª até a 15ª, só vitórias e classificação antecipada para as quartas de final. Na fase mata mata, mais uma vitória e um empate, somando 10 partidas invictas na A2.

“A gente nunca deixou de acreditar que era possível chegar, tanto é que andamos flertando na zona de rebaixamento, mas sempre convictos de que estávamos fazendo o certo. Mantivemos nosso foco, trabalhando e buscando os resultados de vitórias, que sabíamos que uma hora viriam. E acabou acontecendo ai, tivemos 6 resultados expressivos de vitórias, uma sequência muito boa em um campeonato da A2 dificílimo e isso por si só, já é um feito, mas além disso, estamos invictos a 10 partidas, em uma condição boa, uma crescente, e uma crescente no momento certo”, comemorou o treinador.

Apesar do bom momento e da crescente na competição, o XV de Piracicaba tem pela frente um grande desafio, a Ponte Preta, que tem a melhor campanha da competição, além disso, uma das únicas duas equipes que venceram o XV em todo o campeonato. Para o técnico Cléber Gaúcho, a derrota da terceira rodada foi por detalhe e fizeram um jogo disputado, o que mostra que o Nhô Quim chega para brigar pela classificação e o acesso.

“Vamos enfrentar a equipe de maior investimento da competição, juntamente com o Novorizontino, mas a gente fala que o investimento é fator externo. Cabe a nós termos foco, atenção e buscar dentro daquilo que a gente tem feito, melhorar as correções de jogo a jogo. Tivemos duas derrotas apenas na competição e uma foi perante a Ponte Preta, porém, jogando de igual para igual. Esperamos de novo poder competir no mesmo nível, a gente sabe que a exigência do jogo vai ser muito alta e por conta disso, estamos nos preparando da melhor maneira possível e temos convicção daquilo que podemos fazer, principalmente em relação a comprometimento dos atletas, em cumprir função para que a gente consiga esse objetivo tão esperado, que é esse acesso do XV de Piracicaba”, disse Cléber.

O jogo de ida da semifinal do Paulista A2 entre XV de Piracicaba e Ponte Preta, acontece no próximo sábado, 25, às 15h, no estádio Barão da Serra Negra. A macaca por ter melhor campanha decide o confronto em casa, em partida que acontece no sábado seguinte no Moisés Lucarelli. O vencedor, além de chegar a final da competição, já garante o acesso para o Paulistão 2024.

Confira também: