Paulista A2: Batatais entra em campo para evitar rebaixamento histórico
Ao longo dos seus 98 anos de história, o Fantasma da Mogiana jamais caiu de divisão dentro de campo
Ao longo dos seus 98 anos de história, o Fantasma da Mogiana jamais caiu de divisão dentro de campo
Batatais, SP, 20 (AFI) – Ao longo dos seus 98 anos de história, o Batatais jamais foi rebaixado dentro de campo – apenas devido a criações de novas divisões (leia mais abaixo) – e quer manter isso nesta edição do Campeonato Paulista da Série A2. Assim, a partida contra o Votuporanguense, nesta quarta-feira, às 15 horas, em Votuporanga, pela penúltima rodada, é vista como uma “decisão”.
Na penúltima colocação da Série A2, com apenas nove pontos, um a menos que o lanterna Água Santa, o Batatais pode ser rebaixado se não vencer em Votuporanga, mas Osasco Audax e Juventus precisam ganhar de XV de Piracicaba e Penapolense, respectivamente, além da Portuguesa pontuar diante do Guarani.
O técnico Alexandre Ferreira tem alguns problemas para escalar o Batatais neste jogo decisivo. O volante Fabinho recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Oeste, por 1 a 0, enquanto o meia Wagner foi expulso. Os desfalques, porém, não devem parar por aí.
O lateral Cléber pode aparecer novamente entre os titulares depois de ficar um período longe dos gramados. Já o atacante Euller é o que mais preocupa com uma lesão no joelho. Ele vem fazendo tratamento intensivo desde o último domingo e será avaliado momentos antes da bola rolar.
O Fantasma da Mogiana deve começar a partida assim: Wallace; Bruno Santos, Marcão, Medina e Luiz Matheus; Cleber (Guilherme Eulálio), Felipe Hereda, Matheus e Bruninho; Cortez e Euller (Romarinho).
EXPLICANDO OS REBAIXAMENTOS TÉCNICOS
Em 1945, o Batatais se sagrou campeão paulista do interior, pois o futebol profissional existia apenas na capital. Uma mobilização dos clubes do interior, como Ponte Preta, Guarani, XV de Piracicaba, entre outros, fundou as divisões de acesso para disputar o Campeonato Paulista com os chamados grandes.
Na década de 80, o Batatais disputou a Série A3 e em 1994, com as mudanças feitas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), foi criada a Segundona e o clube acabou sendo enquadrado tecnicamente nessa divisão, onde permaneceu até 2008, quando conquistou o acesso à Série A3.
*Colaboração: Lincoln Castro / Blog RG do Esporte