Parque Brasília quer ajustes na competição da Liga Campineira de futebol

Os pontos positivos detectados não tiram o foco sobre a necessidade de aprimoramentos na competição

Neste ano, o planejamento foi executado de modo meticuloso para superar alguns obstáculos inesperados

Parque Brasília

Campinas, SP , 03 (AFI) – Considerado um espaço nobre para revelação de jogadores em Campinas, o Parque Brasília mostrou gigantismo ao terminar como a melhor equipe da fase inicial do Campeonato Amador RMC 2024. Seus dirigentes demonstram satisfação pela organização do torneio comandado pela Liga Campineira de Futebol. Os pontos positivos detectados não tiram o foco sobre a necessidade de aprimoramentos na competição.

Vice-presidente do Parque Brasília e técnico da equipe, Wallance Junior aponta que a fórmula de disputa precisa ser melhor debatida e aprimorada para os próximos anos. Segundo ele, a presença de dois grupos com sete equipes e dois com seis times criou umcerto desequilíbrio na formulação da tabela, o que produziu alteração até na correlação de forças. “O campeonato está bem organizado, mas eu penso que essa questão de (classificação por) índice técnico é um pouco complicada, mas a competição no geral é bem estruturada”, disse Junior.

Para ele, as conversar a serem realizadas quando ocorrer o Congresso Técnico de 2025 precisam ser direcionadas para buscar um fortalecimento das principais potências do futebol amador da cidade. “Querendo ou não, nos últimos dois anos o regulamento favoreceu as equipes intermediárias. Longe de querer prejudicar as equipes menores, nada disso. Mas nós, times grandes, precisamos lutar pelos nossos direitos”, afirmou o técnico e dirigente do Parque Brasília, que ressalta: apesar dos problemas detectados, ele considera a competição da Liga Campineira de Futebol com uma melhor qualidade que o Campeonato Amador realizado no segundo semestre e promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “Mas a gente sempre parte do pressuposto de que será um campeonato de boa qualidade (Série Ouro A), pois isso valoriza o futebol amador da cidade”, disse o dirigente.

Wallance Junior, por sua vez, não deixa de alertar sobre o atropelo gerado no calendário, pois alguns confrontos tiveram que ser adiados em virtude das chuvas na região. “Nós tivemos que nos prontificar a jogar em meio de semana e feriado. Isso foi desgastante”, pontuou.

Se existe preocupação com a construção do calendário e a qualidade das competições, também é verdade que os dirigentes do Parque Brasília ficam focados em formular um trabalho que tenha durabilidade para o ano todo. Além da participação no Campeonato Amador RMC 2024, Wallance Junior demonstra confiança em colher resultados robustos com a nova política de trabalho iniciada no ano passado, quando o time base para a Série Ouro A foi montado a partir de garotos oriundos das categorias de base da equipe, o bicampeão atual do Sub-20 promovido pela Liga Campineira de Futebol (LCF).

Neste ano, o planejamento foi executado de modo meticuloso para superar alguns obstáculos inesperados. “Nós aproveitamos alguns garotos, mas outros preferiram ir para outras equipes para tentar jogar como titular do que, em tese, ficar no banco aqui no Parque Brasília”, revelou o dirigente do clube. Não há como esquecer, segundo ele, a interferência do poderio econômico, o que faz com que jogadores campineiros defendam equipes de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas. “Mas a cidade de Campinas tem jogadores de boa qualidade”, disse Wallance.

Não há motivo para lamentos. Pelo contrário. Wallance Junior explicou que a criação de uma diretoria focada no futebol e a adoção de estratégias de marketing para viabilizar uma boa arrecadação foram protagonistas da campanha construída. “Nós analisamos bastante o mercado fora de Campinas e conseguimos muitos jogadores diferenciados e pontuais para a gente fazer a melhor campanha do campeonato (na primeira fase)”, completou.

Após a realização do mata-mata inicial neste final de semana, com 11 jogos, os classificados vão se juntar à melhor equipe com índice técnico para disputar a fase seguinte. Os seis classificados formarão três jogos e os vencedores recebem mais uma equipe classificada por índice técnico para formar as semifinais. Os dois finalistas vão disputar a final em local estabelecido pelo Departamento Técnico da Liga Campineira de Futebol.