PARANAENSE: Clássicos em Maringá e Ponta Grossa abrem o estadual de 2024
Athletico faz duelo de campeões com o Andraus, enquanto Coritiba recebe o PSTC no Couto Pereira
Acompanhe o Campeonato Paranaense de 2024 online e em tempo real pelo PLACAR AO VIVO do Portal Futebol Interior
Curitiba, PR, 16 (AFI) – O Campeonato Paranaense de 2024 começa na tarde desta quarta-feira, 17 de janeiro, a partir das 16h (de Brasília), com três jogos da 1ª rodada. Os outros três acontecem na quinta, 18, a partir de 19h. Todos os jogos do Paranaense serão acompanhados online e em tempo real pelo PLACAR AO VIVO do Portal Futebol Interior.
SÃO JOSEENSE X CIANORTE
A partida de abertura será entre São Joseense e Cianorte, às 16h00 (de Brasília), no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais.
Esta será a terceira temporada seguida do Joseense na elite, depois do título na divisão de acesso em 2021. O clube aposta na continuação do trabalho de Luciano Gusso, que levou a equipe às quartas de final na edição passada, quando foi eliminada pelo campeão, Athletico.
Além de Gusso, também permanecem: Wellissol, Bryan, Breno e André Krobel. A principal contratação foi o lateral Eltinho, ex-Coritiba e Londrina, que tem 36 anos e estava no Paysandu.
O Cianorte também chegou nas quartas em 2023, e acabou eliminado pelo Maringá. Para 2024, foram 20 contratações, além das renovações de Alex Trindade, Adriano Jr, Natham e Vinicius. Os principais reforços foram Júnior Dutra, ex-Corinthians, e Guilherme, ex-Athletico e Atlético-MG.
ANDRAUS X ATHLETICO
Na sequência, às 20h, Andraus e Athletico fazem um confronto de campeões na Vila Capanema, em Curitiba. O Gigante da Pedreira, atual vencedor da divisão de acesso, vai estrear na elite do Paranaense em 2024. A principal contratação foi o atacante Patrick Leonardo, promessa do próprio Athletico na década passada.
O Furacão, por sua vez, vai em busca do bicampeonato no ano do seu centenário. Sem Vitor Roque, vendido ao Barcelona (Espanha), e Vitor Bueno, vendido ao Cerezo Osaka (Japão), o time terá o colombiano Juan Carlos Osorio no comando.
As contratações de jogadores, assim como o técnico, são estrangeiras. Léo Godoy, Mateo Gamarra e Romeo Benítez foram oficializados pelo clube da capital até o momento. Mais reforços devem aparecer nos próximos dias.
MARINGÁ X GALO MARINGÁ
O último jogo da quarta-feira será o clássico entre Maringá e Galo Maringá, no Estádio Willie Davids. A partida tem início marcado para 20h30 (de Brasília).
O Maringá é o atual vice-campeão e terá Jorge Castilho no comando, que vai para sua quinta temporada seguida na equipe. O Dogão mais uma vez conta com Dheimison, Marcos Vinícius, Caíque, Max Miller e Mirandinha, remanescentes do Paranaense 2023. As principais contratações foram Edison Negueba, atacante do Confiança-SE, e Zé Vitor, meia ex-Operário.
Já o Galo Maingá, disputou a última edição com o nome de “Aruko”, e fez essa mudança por conta do fim da parceria com o investidor japonês. O comandante da equipe será Claudemir Sturion.
OPERÁRIO X LONDRINA
O segundo clássico da rodada acontece no Germano Krüger, em Ponta Grossa. A partir de 19h (de Brasília) da quinta-feira, Operário e Londrina estreiam no Paranaense com papéis invertidos em relação a 2023. O Fantasma subiu da Série C para a Série B do Brasileiro, enquanto o Tubarão fez o caminho contrário.
Rafael Guanaes segue no comando do Operário, assim como 22 jogadores que conquistaram o acesso. Os volantes Vinícius Diniz e Índio, além do atacante Felipe Augusto são exemplos de permanência.
Por outro lado, chegaram 11 reforços para completar o elenco. Os principais foram o volante Rodrigo Lindoso, ex-Internacional, o atacante Marcelo Cirino, ex-Athletico, e o centroavante Ronaldo, ex-Novorizontino.
O Londrina terá Emerson Ávila no comando da equipe. Em campo, contratou o meia Rafael Longuine, ex-CRB, para ser o principal jogador. Permaneceram da temporada passada: o goleiro Neneca, o volante Victor Hugo e o atacante Peu.
CORITIBA X PSTC
O Coritiba entra em campo às 20h da quinta-feira, no Couto Pereira, contra o PSTC. Recém-rebaixado no Brasileirão, o Coxa terá o velho conhecido Guto Ferreira a frente do time, e defende o posto de maior campeão do estado (39x).
A expectativa dos torcedores aumentou, uma vez que o clube recebeu investimento da SAF. Mesmo com a queda para a Série B, a diretoria acertou a permanência do argelino Slimani, esperança de gols para 2024. Gabriel Vasconcelos, Natanael, Jamerson e Robson também ficam.
As contratações têm um perfil bem definido: destaques da última Série B. É o caso de Arilson (ex-Criciúma), Matheus Frizzo (ex-Tombense), Vini Paulista (ex-Juventude) e Rodrigo Gelado (ex-Vila Nova). Além do quarteto, o Verdão também acertou a chegada de Figueiredo, atacante do Vasco, por empréstimo.
Já o PSTC, retornou à elite após três temporadas na divisão de acesso. Reginaldo Vital, ex-jogador do clube, comanda o Leão de Alvorada do Sul. As principais contratações foram Lucas Néwton, volante ex-São Paulo, o atacante Liliu, ex-Paraná Clube, e o meia Danilo Jordan, ex-Londrina.
CASCAVEL X AZURIZ
Fechando a rodada de abertura, Cascavel e Azuriz se enfrentam às 20h30 da quinta-feira, no Olímpico Regional. Atual vice-campeão, o time da casa chega com um novo time após a decepção na Série D.
São 20 novos jogadores contratados para 2024. Leston Júnior é o comandante da Serpente, e conta com os remanescentes Carlinhos, Libano, Pedro Henrique, Rodrigo Alves e Victor Daniel.
O Azuriz terá Gilson Kleina, ex-Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa, como treinador. Diferentemente do ano passado, a Gralha Azul tenta conquistar a classificação para a fase de mata-mata.
Os principais jogadores são o goleiro Sidão, ex-São Paulo e Botafogo, além da dupla de meio-campistas Xavier e Fabrício Oya, formada no Corinthians.