PARANAENSE: Clássico 'valendo taça' agita abertura do estadual de 2025
O Futebol Interior traz para você um material completo sobre o Paranaense, com informações do torneio, destaques das equipes, curiosidades, além de uma prévia de cada jogo da primeira rodada
O Campeonato Paranaense de 2025 está prestes a começar, e a edição deste ano promete fortes emoções
Por Filipe Saochuk
Curitiba, PR, 10 (AFI) – O Campeonato Paranaense de 2025 está prestes a começar, e a edição deste ano promete fortes emoções. De grandes clubes estabelecidos no cenário nacional, a times que estão buscando seu espaço, o futebol do Paraná está bem servido para mais uma temporada que se inicia.
Com direito a clássico logo na primeira rodada, o Futebol Interior traz para você um material completo sobre o Paranaense, com informações do torneio, destaques das equipes, curiosidades, e mais. Além disso, confira uma prévia de cada um dos seis jogos do fim de semana inaugural da competição.
Prepare-se para o Campeonato Paranaense 2025!
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
CONHEÇA OS CLUBES PARTICIPANTES DO PARANAENSE 2025
Athletico
- Fundação: 26/03/1924
- Cidade: Curitiba
- Títulos estaduais: 28 conquistas (o mais recente em 2024)
- Divisão nacional: Série B
- Cores: Vermelho e preto
- Apelido: Furacão
- Técnico: Maurício Barbieri
- Expectativa: Apesar de ser o atual bicampeão paranaense, o momento no Athletico é de reconstrução após o trágico rebaixamento para a Série B do Brasileirão no ano passado. Com um elenco reformulado, apostando no técnico Maurício Barbieri, é certo que o Furacão chegará forte na busca pelo 29º título paranaense.
Andraus
- Fundação: 20/08/2004
- Cidade: Campo Largo
- Títulos estaduais: 3 (um da 2ª Divisão, dois da 3ª Divisão)
- Divisão nacional: Nenhuma
- Cores: Azul e amarelo
- Apelido: Gigante da Pedreira
- Técnico: Claudemir Sturion
- Expectativa: Sendo um clube de pouca experiência na elite paranaense, o objetivo do Andraus no campeonato é bastante claro: permanecer na primeira divisão. A equipe de Campo Largo escolheu o experiente técnico Claudemir Sturion, de 61 anos, para alcançar este feito e quem sabe, galgar posições melhores na tabela. Em 2024, o Gigante terminou apenas na 9ª posição, escapando por pouco do rebaixamento.
Azuriz
- Fundação: 30/08/2017
- Cidade: Pato Branco
- Títulos estaduais: 1 (2ª Divisão)
- Divisão nacional: Série D
- Cores: Azul e branco
- Apelido: Gralha
- Técnico: Emerson Cris
- Expectativa: Fundado há apenas oito anos, o Azuriz é um clube que vive uma rápida ascensão no futebol paranaense. Depois de chegar às quartas de final do ano passado e garantir a vaga na Série D do Brasileirão pela primeira vez, a Gralha montou um elenco jovem, comandado por um técnico de pouca idade e bastante potencial em Emerson Cris.
FC Cascavel
- Fundação: 16/01/2008
- Cidade: Cascavel
- Títulos estaduais: 2 (Um da 2ª Divisão e um da 3ª Divisão)
- Divisão nacional: Série D
- Cores: Amarelo e preto
- Apelido: Serpente
- Técnico: Silvio Canuto
- Expectativa: Já acostumado a jogar a Série D nacional, o FC Cascavel é mais um clube paranaense que está escrevendo seu nome no futebol brasileiro. Vice-campeão estadual em 2023, a expectativa da Serpente é de chegar ao menos no mata-mata mais uma vez. O novo treinador do clube é Silvio Canuto, que se destacou à frente do Monte Azul em 2024.
Cianorte
- Fundação: 13/02/2002
- Cidade: Cianorte
- Títulos estaduais: 1 (2ª Divisão)
- Divisão nacional: Série D
- Cores: Azul, branco e laranja
- Apelido: Leão do Vale
- Técnico: Jerson Testoni
- Expectativa: O Cianorte foi competitivo em 2024, chegando nas oitavas de final da Série D e nas quartas do Paranaense, mas para esta temporada, o torcedor espera ainda mais. Com histórico recente de eliminações nas quartas de final, o Leão do vale trabalha para chegar pelo menos entre os quatro melhores, agora comandado por Jerson Testoni, de apenas 44 anos.
Coritiba
- Fundação: 12/10/2009
- Cidade: Curitiba
- Títulos estaduais: 39 (o mais recente em 2022)
- Divisão nacional: Série B
- Cores: Verde e branco
- Apelido: Coxa-Branca
- Técnico: Mozart
- Expectativa: Maior campeão do estado, o 2024 do Coritiba foi decepcionante, com queda nas semis do estadual, meio de tabela na Série B e eliminação na primeira fase da Copa do Brasil. Buscando dar uma resposta, o Coxa se reforçou na busca pelo 40º título paranaense de sua história, sendo, talvez, a principal das contratações, a chegada do técnico Mozart, que levou o Mirassol à elite nacional na temporada passada.
Londrina
- Fundação: 05/04/1956
- Cidade: Londrina
- Títulos estaduais: 5 (o mais recente em 2021)
- Divisão nacional: Série C
- Cores: Azul e branco
- Apelido: Tubarão
- Técnico: Claudinei Oliveira
- Expectativa: Campeão do Paranaense de 2021, o Londrina aposta na permanência do experiente treinador Claudinei Oliveira para buscar resultados melhores na temporada que se inicia. Depois de cair nas quartas de final do estadual do ano passado, e bater na trave pelo acesso à Série B, o Tubarão busca chegar longe na competição.
Maringá
- Fundação: 07/07/2010
- Cidade: Maringá
- Títulos estaduais: 3 (Dois da 2ª Divisão e um da 3ª Divisão)
- Divisão nacional: Série C
- Cores: Verde, preto e branco
- Apelido: Dogão
- Técnico: Jorge Castilho
- Expectativa: Sob o comando de Jorge Castilho, o Maringá sonha em repetir o sucesso que conquistou em 2024. Vice-campeão da elite paranaense e semifinalista da Série D, com acesso garantido, o jovem clube maringaense alça voos ainda maiores. Sendo um clube organizado, ancorado na manutenção de seu treinador, o Dogão estará na briga pelo título paranaense.
Operário
- Fundação: 01/05/1912
- Cidade: Ponta Grossa
- Títulos estaduais: 1 (de 2015)
- Divisão nacional: Série B
- Cores: Preto e branco
- Apelido: Fantasma
- Técnico: Bruno Pivetti
- Expectativa: O Operário está se estabelecendo como uma das forças do futebol paranaense. Depois de ficar em 7º na Série B e chegar à semifinal estadual no ano passado, o Fantasma construiu uma base sólida para 2025, mas terá que superar uma mudança no comando técnico. Rafael Guanaes, que guiou o time ao título da Série C em 2023, foi para o Atlético-GO, e Bruno Pivetti, rodado treinador, apesar da pouca idade, assumiu o cargo de treinador alvinegro.
Paraná Clube
- Fundação: 19/12/1989
- Cidade: Curitiba
- Títulos estaduais: 7 (o mais recente em 2006)
- Divisão nacional: Nenhuma
- Cores: Azul e vermelho
- Apelido: Tricolor da Vila
- Técnico: Argel Fuchs
- Expectativa: Pela primeira vez desde 2022, o Paraná Clube está de volta à elite do estado, com o objetivo de permanecer nela. Sofrendo com uma grave crise financeira e administrava ao longo dos últimos anos, o Tricolor da Vila foi campeão da 2ª Divisão do estado no ano passado e conquistou o acesso. Para este ano, o clube contratou um técnico com muita bagagem no futebol brasileiro: Argel Fuchs.
Rio Branco
- Fundação: 13/10/1913
- Cidade: Paranaguá
- Títulos estaduais: Um (2ª Divisão)
- Divisão nacional: Nenhuma
- Cores: Vermelho e branco
- Apelido: Leão da Massa
- Técnico: Fahel Júnior
- Expectativa: Vice-campeão da 2ª Divisão do Paraná em 2024, o Rio Branco é mais um clube que retorna ao primeiro nível estadual. Para buscar a permanência em 2025, o Leão dará continuidade ao trabalho do experiente técnico Fahel Júnior, de 61 anos, responsável por levar o clube ao acesso na temporada passada.
São Joseense
- Fundação: 22/05/2015
- Cidade: São José dos Pinhais
- Títulos estaduais: 2 (Um da 2ª Divisão e um da 3ª Divisão)
- Divisão nacional: Nenhuma
- Cores: Azul e amarelo
- Apelido: Tricolor do Pinhão
- Técnico: Lúcio Flávio
- Expectativa: Depois de ficar em 10º no Paranaense do ano passado, o São Joseense espera fazer uma campanha mais ‘tranquila’ na primeira divisão. Com a missão de guiar o Tricolor do Pinhão em 2025, a diretoria joseense contratou o ex-meio-campista Lúcio Flávio para o cargo de treinador. Em 2023, o profissional comandou o Botafogo na Série A do Brasileirão por nove jogos.
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
A edição número 111 do Campeonato Paranaense começa neste dia 11 de janeiro, com turno único de 11 rodadas na 1ª Fase. Os oito melhores colocados avançam para a fase de mata-mata, enquanto os últimos dois são rebaixados para a 2ª divisão.
Os seis melhores classificados na 1ª fase da edição anterior (2024) terão seis mandos de campo, sendo eles: Athletico, Maringá, Coritiba, Operário-PR, FC Cascavel e Cianorte. O restante terá apenas cinco (Azuriz, Londrina, Andraus, São Joseense, Paraná Clube e Rio Branco-PR).
A partir das quartas de final, serão disputadas partidas de ida e volta até a definição do campeão, no dia 26 de março. Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis.
VAI COMEÇAR O CAMPEONATO PARANAENSE 2025
Logo no primeiro compromisso da competição, terá taça em jogo para uma das principais rivalidades do estado. Athletico e Paraná Clube se enfrentam pela abertura do Paranaense, duelo que não acontece desde 2022, e esta partida será o ‘Jogo dos Campeões’. Em 2024, o Furacão foi campeão da elite, enquanto o Tricolor da Vila levou para casa o título da 2ª Divisão.
O vencedor ganhará uma taça simbólica, enquanto se houver empate, ambos receberão um troféu. A partida que marcará o início do torneio estadual será disputada neste sábado, às 16h, na Ligga Arena.
Ainda no sábado, às 18h30, o recém promovido Rio Branco encara o Azuriz. O duelo será disputado no estádio Fernando Charbub Farah, em Paranaguá.
Abrindo os jogos do domingo, o Coritiba faz a sua estreia na temporada. No Couto Pereira, a equipe Coxa-Branca recebe o Londrina, às 16h, para um dos embates mais aguardados da primeira rodada. No mesmo horário, Cianorte e FC Cascavel entram em campo no estádio Municipal Albino Turbay, casa do Leão do Vale.
No Germano Krüger, às 16h, será a vez de Operário e Andraus darem o pontapé inicial em 2025. Um pouco mais tarde, às 18h30, o atual vice-campeão Maringá receberá o São Joseense no estádio Regional Willie Davids. O confronto entre Dogão e Tricolor do Pinhão será o último do primeiro fim de semana de competição do Campeonato Paranaense.