Paraná cria nova entidade de cronistas esportivos

"Estamos criando essa associação no Paraná em um momento que a categoria do cronista está carecendo de representatividade", disse Chico Santos, que será o primeiro presidente

parana
Chico Santos será o presidente da APIEPAR

Maringá, PR, 07 (AFI) – Uma nova associação de cronistas esportivos está sendo criada no Paraná. É a ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA IMPRENSA ESPORTIVA DO PARANÁ (APIEPAR), que oficialmente será fundada na próxima segunda-feira (14/11).

“Nos últimos tempos estamos acompanhando alguns dirigentes e alguns políticos se voltando contra a atividade do cronista esportivo, que é parte integrante do esporte. Estamos criando essa associação no Paraná em um momento que a categoria do cronista está carecendo de representatividade, principalmente no interior do Estado”, comenta Chico Santos, que será o primeiro presidente da APIEPAR, acrescentando:

“O esporte é uma integração entre os clubes, os jogadores, os árbitros, as torcidas e os cronistas. E é justamente o cronista quem coloca todo esse universo em contato direto com o povo. Essa imprensa precisa ser forte e organizada”, conclui Chico Santos, jornalista bastante conhecido e respeitado no Estado do Paraná.

ABRACE APOIA E RECONHECE A APIEPAR

A Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), através de seu vice-presidente Antonio Coca, vem participando e apoiando a criação da nova entidade paranaense desde o início do ano, reconhecendo que hoje falta melhor representatividade para o cronista paranaense, principalmente os que atuam no interior do Estado.

“Infelizmente muitas entidades são elitistas e não se preocupam com o cronista do interior, aquele que tem dificuldade e que, efetivamente, precisa do apoio de uma associação. E vejo a criação da APIEPAR no momento em que a crônica esportiva mais está precisando desta proteção. E o Chico Santos é o profissional indicado para organizar essa entidade no Paraná. Ele já vem atuando como ativo diretor na ABRACE, participou de nosso Congresso no Mato Grosso do Sul e sabe bem as dificuldades que todo cronista está passando”, explica Artur Eugênio Mathias, presidente da ABRACE.

APIEPAR PASSA A PODER SOLICITAR CREDENCIAMENTO INTERNACIONAL

Para eventos internacionais, de qualquer modalidade, a APIEPAR será a única no Estado do Paraná a poder solicitar credenciamento internacional junto a Association Internationale de La Presse Sportive (AIPS).

Recentemente, a ABRACE participou do Congresso Internacional da Imprensa Esportiva na Itália, indicando o brasileiro Vicente Datolli para o Comitê Executivo da AIPS, que também apoia a instalação da APIEPAR:

“É sempre com alegria que recebemos a notícia da criação de uma associação que agregue jornalistas esportivos. Um estado, com a grandeza do Paraná não poderia ficar distante da ABRACE, a única entidade reconhecida internacionalmente como representante da crônica esportiva brasileira”, complementa Vicente Dattoli.

Confira também: