Paraibano: conheça os participantes da edição 2024

Portal Futebol Interior lista todos os 10 participantes do Estadual, enumerando melhores e última campanhas, títulos e participações

Paraibano terá sua 114ª edição com a presença de 10 clubes e o Portal Futebol Interior enumerou dados de todos os participantes

Treze Sousa Paraibano
Última ocorreu entre Treze e Sousa (Foto: Émerson Marvin - Sousa EC)

João Pessoa, PB, 07 (AFI) – O Campeonato Paraibano 2024 tem início marcado para o dia 17, dando pontapé inicial para a 114ª edição da história. O Portal Futebol Interior lista, abaixo, todos os 10 participantes, com relação da melhor e última campanha, último — se conquistou — título e número totais de participações.

Atlético – O Trovão Azul voltou à elite, para sua 29ª presença, após conquistar a Série B do Paraibano em 2023. Com apenas um título, em 2002, a equipe de Cajazeiras sonha em se reabilitar e viver melhor momento no estado.

Botafogo – Maior campeão com 30 conquistas, o Belo amarga jejum de quatro anos, pois não vence desde 2019. Com também mais aparições, os botafoguenses disputarão o Estadual pela 86ª oportunidade, buscando esquecer a 4ª posição da última temporada.

Campinense – A Raposa também não teve um 2023 positivo no Paraibano, ficando na 6ª colocação, sem sequer avançar à fase final. O último título foi alcançado em 2022, quando levantou a taça pela 22ª vez, fazendo agora a 61ª participação.

CSP – Indo para a 13ª presença na elite estadual, o Tigre Praieiro jamais se sagrou campeão. Em 2011, foi vice-campeão, sua melhor campanha, enquanto na última temporada terminou no 7º lugar.

Nacional – Apesar de fazer agora a 53ª aparição no Estadual, o Canário conquistou-o apenas uma vez: em 2007. Desde então, tem batido na trave por diversas oportunidades; como na última, ao ocupar a 5ª posição na classificação geral.

Pombal – Estreante no campeonato, o Carcará foi fundado em 1988, mas nunca teve êxito durante a Segundona. Mesmo tendo sido vice-campeão, busca disputar a elite do Paraibano de igual para igual junto aos demais concorrentes.

São Paulo Crystal – Chegando para a 6ª participação, o representante de Cruz do Espírito Santo surpreendeu ao chegar na 3ª posição na última temporada. que foi sua melhor campanha. Sem nunca ter sido campeão, espera agora brigar pelo título inédito.

Serra Branca – Favorito a conquistar o Estadual pela primeira vez, também fará sua 6ª presença. Ao contrário de 2023, quando encerrou na 8ª colocação, teve uma boa injeção financeira para a a atual edição, sendo cotado para sair vencedor.

Sousa – O Dinossauro tem 31 aparições no certame, mas venceu por apenas duas oportunidades e a última ocorreu em 2009. Na última temporada, bateu ficou no quase tanto no Paraibano, como na Série D: foi vice-campeão estadual e foi eliminado nas quartas de final nacional.

Treze – O Galo da Borborema conquistou o campeonato pela 17ª vez em 2023, visando o bicampeonato na sua 69ª participação neste ano. Os alvinegros conseguiram, assim, voltar ao cenário nacional, buscando voltar a ser uma das referências da Paraíba.

Confira também: