Pandemia deve acelerar uso de tecnologias para fornecer novas experiências aos torcedores

Alguns clubes já estão se inspirando em exemplos de outros esportes e buscando soluções em outras tecnologias

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As mudanças trazidas pela covid-19 mexeram até com uma emoção que parecia intocável: a de torcer pelo time do coração. Um dos motivos é o calendário de jogos apertadíssimo, que dá a oportunidade de assistir jogos a cada 3 dias,  muitas vezes eliminando a grande expectativa da espera.

Para os que conquistaram títulos, nem houve tempo para comemorar, já que as competições se atropelaram. Além disso, o alto número de mortes no Brasil fez com que muitos deixassem o esporte em segundo plano.

Com tudo isso, os clubes se depararam com o grande desafio que é manter os torcedores engajados durante o período sem estádios cheios. A interação nas redes sociais muitas vezes não é suficiente, já que a maioria dos times utiliza os canais digitais apenas para a divulgação de notícias sobre o dia-a-dia da equipe, sem grandes interações com a torcida.

Por isso, alguns clubes já estão se inspirando em exemplos de outros esportes e buscando soluções em outras tecnologias para oferecer experiências digitais diferenciadas aos torcedores.

O Barcelona faz isso há algum tempo. Em 2018, o clube catalão fechou uma parceria com o Google e com o Snapchat a fim de projetar uma visita ao Camp Nou através da realidade virtual.

Os usuários que utilizam o óculos de realidade virtual necessário para aproveitar a tecnologia podem curtir a imagem do estádio projetada nos smartphones, o que faz parecer que estão pisando no gramado do Barcelona. Em 2019, o time inovou mais uma vez e apresentou uma transmissão de partida através da técnica de Realidade Virtual.

Com uma câmera 360° que cobria todo o campo, o torcedor que tinha o óculos pôde escolher “de onde” veria a partida: atrás do gol, no banco de reservas, na bandeira de escanteio etc.

No mesmo ano, uma patrocinadora do clube ofereceu aos torcedores a experiência de estar no treino junto com os craques do Barcelona. Foram instaladas câmeras nos atletas enquanto treinavam. Então, os torcedores podiam utilizar a realidade virtual para simular que estavam dentro do CT.

Essa tecnologia já é usada há algum tempo nos cassinos virtuais. Recentemente, o Atlético Mineiro fechou uma parceria com uma empresa do ramo para oferecer experiências semelhantes aos seus torcedores. O Southampton, da Inglaterra, também fornece a oportunidade de ver partidas ao lado dos ídolos e acompanhar treinamentos através dos óculos.

A Realidade Virtual não é a única técnica promissora para a melhoria da experiência dos torcedores. A possibilidade de maior interatividade com o dia-a-dia do clube e até mesmo tomadas de decisões por parte da torcida também devem estar em pauta.

Essa importância aumenta em um país de proporções continentais, como o Brasil, já que os grandes times contam com fanáticos espalhados por todo o país, que dificilmente têm condições de assistir aos jogos no estádio.

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