Palmeiras x São Paulo, quem vai às semifinais da Libertadores ?
No momento, o Palmeiras é melhor, mas o São Paulo voltou a jogar bem sob comando de Crespo
Grande confronto entre dois paulistas por vaga dentro da Libertadores
A Copa Libertadores de América de 2021 terá uma atração especial para o torcedor paulista na sua fase quartas-de- final. Palmeiras e São Paulo, dois gigantes do futebol das Américas e tradicionais rivais no futebol do Brasil, jogarão duas vezes nas quartas de final desta competição.
O Verdão ampliou seu currículo nos últimos anos e hoje é o clube brasileiro que mais jogos fez e mais participou deste importante torneio. Já o São Paulo, foi o clube que super motivou seus rivais brasileiros a ganhar esta Copa e também ter o direito depois de disputar o sonhado Mundial Interclubes que é disputado todo final de ano com organização oficial da FIFA.
Lógico que outros grandes clubes do Brasil e da América do Sul estarão presentes nesta disputa direta para chegar as semifinais, mas o clássico paulista é, sem dúvida, aquele que chama mais atenção e que vai provocar maior interesse por parte daqueles que são apaixonados pelo futebol local ou internacional como é o meu caso.
PESQUISA ABERTA
Depois que os dois grandes de nosso Estado confirmaram presença nas quartas de final, a imprensa especializada já começou a fazer pesquisa. A pergunta que mais fazem é “quem vai vencer esse duelo e vai se classificar para as semifinais da Copa Libertadores?”
Uma pergunta que se feita para o torcedor palmeirense ou são-paulino vai ter uma resposta óbvia, porque nenhum apaixonado por um destes clubes vai dizer que quem vai se classificar é o time adversário. Mas se ouvirmos torcedores de outros clubes ou jornalistas especializados, aí sim, as coisas mudam.
Eu, por exemplo, considero o Palmeiras hoje como um freguês do São Paulo. Nos dois jogos das finais do Paulistão isso ficou provado. O Tricolor jogou melhor e levantou a taça. Aliás, é bom lembrar que há muito tempo o Verdão não vence o São Paulo nas competições disputam. Já virou até uma espécie de tabu.
E eu sou daqueles que não sabe explicar os motivos para um clube perder do outro durante anos, mas acredito que pelo menos no futebol, tabus existem. Só que também existe o outro lado da moeda. Tabus muitas vezes tem longa duração, mas acabam sendo quebrados. É o que poderá ocorrer desta vez no clássico entre Palmeiras e São Paulo.
TABUS QUEBRADOS
Há também quem viva o futebol diariamente e diga “tabus existem, mas existem para serem quebrados” (Oswaldo Brandão era um que dizia isso quando era um dos grandes treinadores do futebol brasileiro). E tem mais. No futebol nem sempre o favorito vence.
Na fase do grande Santos de Pelé, às vezes, o pequeno Jabaquara, que também tinha sua sede na Baixada, conseguiu ganhar do Peixe até dentro da Vila Belmiro. Isso prova que previsão no futebol, não existe. Assim, tanto o Palmeiras que está invicto na Libertadores a 13 jogos, como o São Paulo, que já ganhou três vezes esta Copa, vão entrar em campo nestas duas partidas pela Libertadores com chance de vitória.
Mas antes que os jogos aconteçam eu diria que, por ter conseguido melhores resultados que o Palmeiras nos últimos anos no confronto entre ambos, o São Paulo tem um ligeiro favoritismo nos dois jogos que eles vão disputar. Aliás, eu disse isso antes das finais do Paulistão e acertei. Será que desta vez vou errar? Pode acontecer.
AS DIFERENÇAS
O Palmeiras já é um time pronto, que tem jogadores de bom nível e mais de um esquema para utilizar em seus jogos. Seu técnico, Abel Ferreira, é muito competente e um vencedor. Já o São Paulo que tem oscilado muito no Brasileirão e fazia uma Libertadores apenas discreta até a ultima quarta-feira quando enfrentou o Racing, em Buenos Aires, parece ter voltado à sua melhor fase.
Time de Hernán Crespo jogou com muita personalidade e qualidade. Se repetir dose nos jogos contra o Palmeiras, sua chance de ganhar e se classificar aumenta muito. Diria até que se fosse apostar, o faria no time do argentino e não no do português Abel Ferreira.
Muita gente vai me chamar de louco ou de precipitado, mas neste momento é o que penso e não tenho medo de divulgar. Da mesma forma, se der Palmeiras, saberei reconhecer meu erro e direi os motivos que levaram o Verdão a se classificar.
E você, meu amigo, concorda comigo ou discorda totalmente? A palavra é sua…