Palmeiras e Santos brilham na estreia no Paulistão

Enquanto Peixe e Verdão estrearam com vitória, São Paulo e Corinthians decepcionaram com derrotas

Enquanto Peixe e Verdão estrearam com vitória, São Paulo e Corinthians decepcionaram com derrotas

0002050289253 img

Campinas, SP, 19 – Dos chamados grandes clubes do futebol paulista, dois cumpriram bem suas missões enquanto os outros dois decepcionaram totalmente. Os dois que brilharam nesta estreia no Paulistão 2018, foram Palmeiras e Santos.

O Verdão jogou em casa, na Allianz Arena, na quinta-feira à noite e venceu bem ao Santo André por 2 a 0. Já o Santos, soube se impor ao Linense em Lins na quarta feira por 3 a 0 e mostrou que tem sim chance de brigar pelo título apesar do descrédito total de seu time junto à imprensa especializada antes do campeonato começar.

Jadson perdeu pênalti e Corinhians perdeu da Ponte Preta

Jadson perdeu pênalti e Corinhians perdeu da Ponte Preta

Enquanto Peixe e Verdão estrearam com vitória, São Paulo e Corinthians decepcionaram. O Timão foi a maior decepção, porque jogou praticamente com seu time principal e perdeu para a Ponte Preta dentro de casa (jogou no Pacaembu em São Paulo) por 1 a 0.

O Tricolor, por sua vez, colocou em campo um time totalmente reserva e sofreu as consequências de sua ousadia. Perdeu para o São Bento em Sorocaba por 2 a 0 e começou o campeonato com derrota que desapontou sua sofrida e exigente torcida.

OS OUTROS
Quanto a estreia dos outros clubes que integram a primeira divisão do futebol paulista, elogios para Ituano e Novorizontinho que venceram em casa seus adversários (São Caetano e Mirassol, respectivamente) por 3 a 1 numa demonstração de que podem ser as grandes surpresas do interior na atual temporada.

Red Bull perdeu pênalti. Poderia ter vencido a Ferroviária

Red Bull perdeu pênalti. Poderia ter vencido a Ferroviária

Enquanto isso o Red Bull só empatou com a Ferroviária em seu estádio (bom resultado para o time de Araraquara) e o Bragantino venceu o Botafogo, por 2 a 0, em seu estádio.

O Paulistão terá sequência no próximo final de semana com São Paulo e Santos jogando em casa enquanto Palmeiras e Corinthians saem para cumprir tabela.

Primeiro clássico do campeonato prevê um jogo entre Corinthians e São Paulo, no Itaquerão, na próxima semana.

Bom lembrar que o Tricolor paulistano até agora não conseguiu vencer seu adversário fora de casa. Será que desta vez ele consegue???

C * U * R * T * A * S

* LUCAS LIMA começou muito bem como jogador do Palmeiras. Além de um gol e de várias boas jogadas, mostrou que não terá dificuldade em se adaptar ao seu novo time e poderá se mantiver o ritmo se transformar no mais novo ídolo da torcida palmeirense.

Time verde, por sinal, venceu com qualidade ao Santo André, que mostrou ter um time bem deficiente que pode até ser um dos rebaixados no campeonato desse ano. No final, Palmeiras 3 x Santo André 1, foi um placar mais do que justo e premiou o time que foi mais eficiente em campo.

* OS GOLS foram marcados por Wlliam aos 27 minutos de jogo depois que Dudu tocou na bola, ela bateu na trave e o centro avante entrou em velocidade para coloca-la prá dentro do gol andreense.

Aos 37 minutos foi a fez do estreante Lucas Lima fazer o seu. Ele aproveitou um contra ataque rápido, bateu na bola de primeira e não deu chance ao goleiro Neneca, do Santo André. Aos 13 minutos do segundo tempo, João Lucas fez o gol de honra do Santo André e aos 36, Keno deu números definitivos à partida disputada na moderníssima Allianz Arena.

* MELHORES jogadores do Verdão foram o goleiro Jailson, que fez ótimas defesas quando exigido, Felipe Melo e Lucas Lima no meio de campo e William no ataque. A nova dupla de zagueiros formada por Antonio Carlos e Thiago Martins teve bons momentos e provou que o técnico Roger Machado tinha razão quando resolveu apostar neles para serem os titulares do miolo de zaga verde. A maior decepção foi o atacante Dudu que errou demais e mostrou estar em fase técnica bem negativa nesse começo de ano. Pode até perder sua posição.

* NADA MENOS do que 31.676 torcedores pagaram ingresso para ver a partida. Ótimo público se levarmos em consideração que tem muita gente de férias e que o jogo era a estreia do time verde num campeonato que não tem mais o prestigio que tinha no passado (o Corinthians, por exemplo, só levou pouco mais de 19 mil torcedores ao Pacaembu na quarta feira à noite). Em tempo,. O técnico Roger Machado e o meia Lucas Lima fizeram suas estreias no Palmeiras. Ambos justificaram suas contratações. Ambos são dignos de trabalhar no Palmeiras.

TIMÃO COMEÇA MAL

* ESSE inicio de ano não tem sido bom para o Corinthians. Foi desclassificado da Florida Cup quando todos esperavam vê-lo campeão. Na Copa São Paulo de Futebol Junior foi desclassificado ainda nas Oitavas de Final. E na quarta feira, em pleno Pacaembu (o Itaquerão está em reforma) seu time perdeu para a Ponte Preta, de Campinas, por 1 a 0, numa partida em que esteve com vantagem numérica a partir dos 40 minutos do primeiro tempo, quando o jovem atacante da Ponte foi expulso depois de levar o terceiro cartão amarelo por jogada violenta.

Jô faz muita falta ao Corinthians

Jô faz muita falta ao Corinthians

* A VERDADE é que os ícones da bela campanha no Brasileirão chamados Arana e Jô, fizeram muita falta ao time de Fábio Carille. Durante os noventa minutos de jogo contra a Ponte, o time tocou muita a bola, teve o domínio do jogo mas arrematou pouco e mal. Kazim, que substitui Jô, foi desastroso.

Não é centroavante para o Corinthians. Jadson, a meu ver, está gordo. Não jogou nada. E mesmo Rodriguinho, que começou bem o ano fazendo gols, não produziu quase nada diante da Macaca. Por isso, o resultado final acabou sendo justo.

* AO CONTRÁRIO do São Paulo que jogou com time totalmente reserva, o Corinthians jogou com uma maioria de jogadores titulares. Ainda assim seu futebol foi pífio. Disso se aproveitou a Ponte que jogou todinha fechada e soube como segurar o resultado favorável depois que Saraiva, aos 29 minutos do segundo tempo, marcou o único gol da partida. Para a Macaca um resultado para comemorar. Para o Corinthians, uma derrota para assustar. Ou a diretoria investe e reforça, ou o time da fiel vai sofrer muito durante toda a temporada que se inicia.

* NO TIMÃO, Cássio fez o necessário. Balbuena foi o melhor da defesa. Romão, que substituiu Arana, foi desastroso. Jadson e Rodriguinho claudicaram. Romero também teve atuação sofrível. No ataque, Kazim, como já falei, foi muito mal. E o pior é que nem na cobrança de pênalti o Corinthians foi bem.

Houve a chance do empate num pênalti em cima de Jadson, mas o jogador cobrou fraco e muito mal para que o goleiro Ivan, da Ponte, defendesse. O público do Pacaembu foi pequeno. Apenas 19.622 corintianos foram ao estádio para ver o jogo.

* COMO O São Paulo só teve doze dias de treinanento em 2018, o técnico Dorival Junior resolveu escalar um time reserva para a estreia no Paulistão 2018. A ideia pode até ter justificativas fortes, mas não fez bem ao time Tricolor.

No final do jogo de quarta-feira à noite, em Sorocaba, o São Paulo perdeu seu primeiro jogo para o São Bento, em Sorocaba, por 2 a 0 e seus primeiros três pontos. Foi uma exibição totalmente defeituosa do time da capital, diante de um São Bento bem organizado, criativo e bem posicionado e objetivo nas conclusões.

* O RESULTADO foi bastante justo. O time do interior fez mesmo as melhores jogadas, foi mais eficiente na marcação e nas jogadas de ataque e mereceu integralmente a vitória diante do time da capital. Os gols foram marcados por Emerson Cavalo aos 23 minutos e Marcos Souza, aos 41 minutos do segundo tempo. No primeiro período o São Bento já tinha sido mais ofensivo e não fosse Sidão, que fez excelente defesa no final do período, o time de Sorocaba já teria saído na frente no placar. Sidão pulou atrasado no primeiro gol do Azulão..

* NO TIME do São Paulo destaque para poucos. O zagueiro Aderlan, por exemplo, fez ótima partida como zagueiro de área. O meio campista Araruna também brilhou na armação mas seus companheiros não deram sequência as suas jogadas. Na frente, uma falta total de competência. Faltou finalizações, faltaram arremates.

O que prova que pelo menos no time reserva, o São Paulo ainda é muito carente no que se refere a jogadores de área. No meio campo também faltou criatividade aos jogadores que deveriam cuidar deste setor da equipe.

* NO SÃO BENTO devem ser destacados Leo Itaperuna, Emerson Cavalo que entrou no segundo tempo e fez seu gol e Celsinho, que tem ótimo domínio de bola e boa criatividade no meio campo.

Como resultado final desta partida, vale dizer que o São Bento não só começou bem o campeonato como mostrou que tem potencial para chegar mais longe. Já o São Paulo nem merece uma análise mais profunda. Seu time reserva é bem limitado. Até jogadores experientes como Bruno e Reinaldo (que voltou a lateral esquerda), jogaram um futebol decepcionante.

* SE O SÃO PAULO perdeu na estreia, o mesmo não ocorreu com o Santos. Mesmo tendo perdido alguns jogadores importantes (casos de Lucas Lima e Ricardo Oliveira), o time da Vila jogou um futebol eficiente e passou por cima do Linense, em Lins, sem fazer muita força. A estreia do técnico Jair Ventura, que foi contratado recentemente, foi auspiciosa. Mesmo com elenco limitado, o técnico já impôs sua filosofia de jogo e conseguiu mostrar serviço logo em seu primeiro jogo oficial e sem tempo para treinamentos. Santos venceu e convenceu.

PEIXE APROVEITOU ERROS
* O LINENSE ajudou o Peixe nesta vitória. Time de Lins mostrou sérias deficiências e, se não reagir logo, pode ser um dos indicados ao rebaixamento no campeonato deste ano. O Santos teve em Arthur Gomes seu maior destaque. O jovem atacante entrou no lugar de Bruno Henrique, que levou forte pancada e deixou o campo reclamando de dificuldades de visão, fez dois gols de puro oportunismo e participou de algumas das principais jogadas ofensivas do Peixe. O outro gol do Santos foi marcado por Rodrigão (considerado o mais bonito do jogo).

Jair Ventura começou bem no comando do Peixe

Jair Ventura começou bem no comando do Peixe

* ENTRE os jogadores que estiveram em campo pelo alvinegro praiano, destaque mais uma vez para o goleiro Vanderlei, que começou bem o ano, para o volante Renato, um verdadeiro líder em campo e para os zagueiros Lucas Veríssimo e David Brás e o atacante Rodrigão. Um elogio ao técnico Jair. Ele manteve o estilo tradicional do Santos de estar sempre no ataque à procura do gol. Mesmo sendo ofensivo, o time não ofereceu muitas chances de contra ataque ao Linense. A defesa esteve bem postada e quando falhou, surgiu Vanderlei para segurar.

* PARA O Peixe esse resultado deve ser muito comemorado. Basta lembrar que seu time teve o mesmo tempo de preparo que o São Paulo. Só que, enquanto o Tricolor perdeu para o São Bento, o Santos venceu o Linense fora de casa. Um ótimo resultado que deixa otimista a torcida santista. Dizem que a diretoria ainda pretende contratar alguns reforços. Se fizer isso, dará a Jair Ventura ainda mais opções e a expectativa do Santos em relação a seu futuro será das mais otimistas. Coisa que não se pode falar do São Paulo de quem se esperava mais.

OS MELHORES DO INTERIOR
* OUTROS resultados da primeira rodada do Paulistão. Ituano 3 x São Caetano 1. Gols de Igor, Carlão e Claudinho para o Ituano e Sciola para o time do ABC. Em Novo Horizonte, o Novorizontino venceu o Mirassol por 3 a 1. Gols foram de Safira, Juninho e Cleio Silva para o time da casa, Paulinho para o visitante. Os dois resultados foram bastante justos. Os dois perdedores, São Caetano e Mirassol, deixaram péssima impressão. Red Bull e Ferroviária, de Araraquara, empataram sem gols na quarta e o Bragantino bateu no Botafogo na quinta (2×0).

Novorizontino foi bem contra o Mirassol: 3 a 1

Novorizontino foi bem contra o Mirassol: 3 a 1

* DEPOIS dos oito jogos realizados, a classificação dos quatro grupos do Paulistão ficou assim. Grupo A – Ituano e Bragantino, 3 pontos ganhos. Corinthians e Linense, 0. Grupo B – Ponte Preta, 3. São Caetano, Santo André e São Paulo, 0. Grupo C 0 Novorizontino, Palmeiras e São Bento com 3 pontos. Ferroviária com 1. Finalmente no Grupo D o Santos lidera com 3 pontos. Rede Bull tem 1. Botafogo e Mirassol não tem nenhum. Maior decepção da primeira rodada certamente foi o Corinthians. Perdeu em casa mesmo com quase todos os titulares.

* OS PRÓXIMOS jogos do Paulistão serão disputados no próximo final de semana. No sábado jogam Mirassol e São Bento, em Mirassol. São Paulo x Novorizontino, em São Paulo (as 19 horas). Ferroviária x Ituano, em Araraquara. No domingo, Botafogo x Palmeiras, em Ribeirão, as 17 horas. São Caetano x Corinthians, em São Caetano, as 19h30. Santo André x Red Bull, em Santo André, Ponte Preta x Linense, em Campinas. Segunda feira,jogam Santos x Bragantino, a partir das 20 horas. Ao todo, serão mais oito jogos pela primeira fase do campeonato.

TIMÃO É REI DE PROTESTOS
* NUM LEVANTAMENTO feito pelo Instituto de Protesto de TÍtulos do Brasil, o Corinthians foi citado como o clube brasileiro que mais deu calote no futebol de nosso País. Ao todo foram nada menos do que 53 protestos registrados com dívida total de quase 800 mil reais. Em segundo lugar vem o Grêmio Porto Alegrense. Isso fora o que o clube deve do estádio, numa dívida que já supera um bilhão e quinhentos milhões de reais e ficou mais de seis meses sem ser paga porque a diretoria disse que não tinha dinheiro para bancar as prestações.

Grupo de Andrés precisa ser afastado do Corinthians

Grupo de Andrés precisa ser afastado do Corinthians

* É POR essas e outras que defendo a tese de que o atual grupo liderado por Andres Sanchez, precisa ser afastado do comando do clube. É um pessoal aventureiro e que tem colocado o clube em situação depreciativa durante os anos em que está no seu comando. Ainda assim, o ex presidente Sanchez tem um grupo que insiste em votar nele para presidente, quando o normal seria que nem fosse candidato ao cargo, já que só trouxe prejuízos financeiros ao clube. Roque Citadini, candidato da Oposição teve seu registro cassado mas promete recorrer.

FIM DE FEIRA
* COPA São Paulo de Juniores já chegou as quartas de final. Nesta quinta feira o São Paulo venceu ao Vitória, da Bahia, por 4 a 3 nos pênaltis. O jogo normal terminou com placar igual, 2 a 2. Toró fez os dois gols do São Paulo e já soma seis na Copa deste ano.No outro jogo, O Santos foi desclassificado pelo Internacional por 4 a 0, uma surpresa. Assim, nas semifinais o São Paulo vai enfrentar o Inter para ver qual dos dois será finalista. Nesta sexta jogam Palmeiras x Portuguesa e Avaí x Flamengo, pelas oitavas. Os vencedores disputam a semi.

* DIRETORIA DO Santos resolveu aumentar a proposta para contratar Gabigol e conseguiu atingir seu objetivo. O jovem atacante já deve se apresentar na Vila nas próxima horas e assim que estiver no BID da CBF poderá entrar em campo pelo Peixe.

Prá mim uma ótima contratação do Santos que estava carente de atacantes e terá em Gabigol um bom reforço para fazer seus gols. Bom lembrar que Gabigol não joga há muito tempo e precisará de certo tempo para recuperar a forma. Pelo menos duas semanas segundo a comissão técnica.