Palmeiras x Atlético-MG - Em busca da vaga na Libertadores


Tanto Verdão como Galo buscam retomar o caminho das vitórias, após derrota na última rodada
Confira as principais informações, prováveis escalações e ficha técnica da partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

São Paulo, SP, 18 (AFI) – Palmeiras e Atlético-MG vão se enfrentar às 19h desta quinta-feira (19), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos vivem temporadas frustrantes com relação às expectativas criadas pelos seus torcedores, e tentam retornar ao caminho das vitórias após os tropeços na última rodada. Enquanto o Verdão viu o Santos virar o clássico e levar os três pontos na Arena Barueri, o Galo foi derrotado pela primeira vez em seu novo estádio, a Arena MRV, para o Coritiba. Coincidentemente, os dois perderam de virada pelo mesmo placar, de 2 a 1.
Em meio a “crise” esportiva e política, palmeirenses pedem a saída da atual presidente Leila Pereira e cobram melhora no desempenho da equipe, que já não vence há cinco partidas e estacionou em 4º lugar na tabela, com 44 pontos. Os atleticanos também não estão muito satisfeitos com o trabalho de Felipão, que ainda não convenceu desde que assumiu e sua para tentar invadir a zona de classificação para a Libertadores. Hoje o time mineiro está em 9º, com 40 pontos conquistados.
PALMEIRAS
Abalado pela eliminação para o Boca Juniors na Libertadores e pela derrota no clássico para o Santos, o elenco alviverde aproveitou a última Data Fifa para trabalhar a parte mental, tão valorizada pelo técnico Abel Ferreira. Gabriel Menino, um dos mais criticados na derrota em Barueri, falou sobre o momento do clube.
“É um momento difícil que estamos vivendo. Foram duas derrotas que mexeram com a gente. Essa semana ajudou muito para mantermos a nossa disciplina e sabermos controlar bem”, reconheceu.
O português, no entanto, não estará à beira do campo na partida desta quinta. Abel está suspenso por dois jogos após ter sido punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), em razão da insinuação de roubo feita contra o árbitro Bruno Arleu Araújo, que, por acaso, está escalado para esse jogo.

Após a derrota para o Grêmio, na 24ª rodada, o treinador disse “isso é roubar, isso é roubar”, e foi enquadrado no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que diz “conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. Portanto, nos próximos dois jogos, contra Atlético e Coritiba, quem estará à frente da equipe é o auxiliar João Martins.
Quem também deve ser desfalque é o zagueiro Gustavo Gómez, que defendeu o Paraguai nas Eliminatórias e dificilmente terá condição de jogo. Ao contrário dele, Raphael Veiga e Piquerez jogaram poucos minutos por Brasil e Uruguai, respectivamente, e são uma possibilidade na partida contra os mineiros.
Com poucos gols marcados nos últimos jogos, as atividades no Palmeiras tiveram foco na parte ofensiva. Abel aprimorou as transições rápidas da defesa ao ataque e depois realizou uma atividade de ataque contra defesa. São três derrotas seguidas no Brasileirão e a paciência da torcida já está se esgotando.
ATLÉTICO
Do lado do Atlético, o clima também não é dos melhores. A equipe tenta se provar dentro de campo e segue em busca de uma vaga entre os classificados para a Libertadores de 2024, mas precisará quebrar um tabu de dez jogos sem vitória se quiser tirar três pontos do Verdão. No Allianz, então, o último triunfo alvinegro está ainda mais distante, e aconteceu na temporada de 2016.
O atacante Paulinho, que vai completar 50 jogos pelo clube nesse embate, promete um Galo corajoso e buscando a vitória.
“É um clássico nacional, com dois excelentes elencos. Do lado do Galo, vamos criar o máximo de situações para sairmos vitoriosos. Fomos eliminados por eles na Libertadores, mas é passado. Cada jogo é uma história. Vamos usar nossa estratégia para conseguirmos a vitória” – disse.
Enquanto Vargas e Mariano já eram desfalques certos e seguem se recuperando de lesão no departamento médico, Battaglia e Pedrinho também ficarão de fora e nem viajaram a São Paulo. Ambos sentiram desconfortos na Cidade do Galo. Para fechar a lista, o volante Edenilson também não apareceu na lista de relacionados, mas ainda não se sabe o motivo.
Por outro lado, o Atlético deve ter o retorno de Guilherme Arana, que mesmo tendo servido à seleção brasileira dias antes do jogo, pode ser utilizado. Informações de bastidores dizem que chegou em São Paulo na véspera da partida e vai se juntar ao grupo na concentração. O lateral consta na lista de convocados publicada nas redes sociais.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 27ª
-
Data:
- 19/10/2023
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Bruno Arleu de Araujo (RJ)
-
Assistentes:
- Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
-
VAR:
- Wagner Reway (PB)
-
Estádio:
- Allianz Parque
-
Local:
- São Paulo-SP