Palmeiras 2 x 0 Corinthians - Verdão volta à vice-liderança e afunda Timão no Z4
No Dérbi Paulista, o Palmeiras levou a melhor sobre o Corinthians
Veiga foi o destaque, com gol, assistência e expulsão
São Paulo, SP, 01 (AFI) – No Dérbi Paulista, o Palmeiras levou a melhor sobre o Corinthians e venceu o maior rival por 2 a 0, nesta segunda-feira, no Allianz Parque. Com o resultado, o Palmeiras volta a assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, no duelo que marcou o encerramento da 13ª rodada.
Raphael Veiga foi o personagem do dérbi, para o bem e para o mal. Foi dele o gol que abriu o caminho para a vitória do Palmeiras, que segurou o resultado sem o meio-campista desde o começo do segundo tempo. Numa atitude impulsiva, ele derrubou Garro quando uma confusão já havia se iniciado e levou o vermelho. O jovem zagueiro Vitor Reis, titular pela primeira vez, fechou o placar.
A vitória leva o Palmeiras de volta à vice-liderança do Brasileirão. São 26 pontos, um a menos que o Flamengo, o atual líder da competição. O Corinthians não sabe o que é vencer no torneio há mais de dois meses. A série de nove partidas sem triunfar afundou a equipe na zona de rebaixamento, incapaz de se reerguer no momento. A campanha, com nove pontos em 13 partidas, é a segunda pior da competição. Apenas o lanterna Fluminense pontuou menos (seis) até o momento.
TABU
O Palmeiras atingiu sua maior série invicta no dérbi neste século. Com a vitória, passou a estar há oito partidas sem perder de seu arquirrival. Passaram-se quase três anos da última vez em que o Corinthians ganhou o clássico. Foi em setembro de 2021, quando, treinado por Sylvinho, venceu por 2 a 1 na Neo Química Arena. Desde as finais do Paulistão de 2020, o Palmeiras encarou o Corinthians 16 vezes e só perdeu uma.
ZERADOS
O clássico começou com o Palmeiras fazendo uma pressão inicial. Com mais posse de bola, os donos da casa apostavam na velocidade de Estevão e em chutes de longa distância de seus meias, mas nada que incomodasse o goleiro Matheus Donelli.
O Corinthians era mais contido, focado em se defender e explorar o contra-ataque. Wesley fintou Marcos Rocha e criou a melhor chance em chute cruzado defendido por Weverton. O duelo caiu de produção na reta final, com muitos perde e ganha no meio de campo.
DEU VERDÃO
Se pelo chão o duelo estava complicado, o Palmeiras usou a bola parada para abrir o placar. Cobrando falta, Veiga contou com um desvio na barreira para sair na frente, aos sete. Logo depois, aos 11, Veiga cobrou escanteio e Vitor Reis ampliou de cabeça. Em uma confusão com Garro, Veiga levou o vermelho direto e acabou expulso aos 17.
Com um a mais, o Corinthians teve que sair mais para o jogo. Yuri Alberto recebeu em velocidade e acertou a rede pelo lado de fora. Depois, Garro cobrou falta e Weverton fez grande defesa. Mesmo recuado, o Palmeiras ainda levava perigo. Estevão saiu por trás da zaga e Donelli defendeu. Na reta final, o Palmeiras baixou as linhas e conteve os avanços do Corinthians, que não conseguiu furar a defesa palestrina e aumentou seu calvário.
AGENDA
A dupla volta a campo na quinta-feira. O Palmeiras visita o Grêmio, às 19h00, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Mais tarde, às 20h00, o Corinthians recebe o Vitória, na Neo Química Arena, em Itaquera.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 13ª rodada
- Data:
- 01/07/2024
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Anderson Daronco (RS)
- Assistentes:
- Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Rafael da Silva Alves (RS)
- VAR:
- Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
- Cartões Amarelos:
- Palmeiras:
- Corinthians:
- Cartões Vermelhos:
- Palmeiras: Raphael Veiga
- GOLS:
- Palmeiras: Raphael Veiga 07’/2T e Vitor Reis 11’/2T
- Estádio:
- Allianz Parque
- Local:
- São Paulo (SP)