Palmeiras 1 x 2 Noroeste - Vitória histórica em Sampa
São Paulo, SP, 07 (AFI) – O Noroeste entrou definitivamente na lista dos grandes times do estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, jogando um bom futebol, o Norusca bateu o Palmeiras por 2 a 1, no estádio do Parque Antártica, pela décima segunda rodada do Campeonato Paulista.
Com os três pontos somados, o Norusca assumiu a terceira posição na classificação, com 24 pontos ganhos. Já o Verdão, permanece em nono lugar, com 19 pontos ganhos, longe da vaga nas semifinais do Paulistão.
Ao contrário do que pintou grande parte da imprensa paulistana, o Noroeste não jogou recuado. Pelo contrário. O time de Bauru atacou bastante, principalmente no primeiro tempo, quando deu um banho de futebol no Palmeiras.
O time visitante saiu na frente com um gol contra de Deivid, ainda no primeiro tempo. Depois de recuar na segunda etapa, o Norusca levou o gol de empate de Edmundo. No entanto, no lance seguinte, Otacílio Neto mandou uma bomba e selou a vitória noroestina.
Vitória histórica
Essa foi a segunda vitória da história do Noroeste no Parque Antártica, em 26 jogos disputados. A primeira e única vitória, até então, foi em 10 de julho de 1980, por 1 a 0, com um gol de Marcão. A segunda vitória veio quase 27 anos depois. O histórico aponta duas vitórias do Norusca, 21 do Verdão e três empates.
Só deu Norusca
O Noroeste deu um banho no Palmeiras durante os primeiros 45 minutos. Bem postado em campo, principalmente no meio-campo, que era dominado por Márcio Egídio, Deda e Hernani, o Norusca sobrou.
O time de Bauru dominou a posse de bola desde o primeiro minuto, não deixando o Palmeiras chegar próximo da meta do goleiro Fabiano. Com o domínio, a primeira chance de gol foi do Trem-Bala.
Aos 19 minutos, Vandinho recebeu a bola na esquerda do ataque, deu um corte para dentro e chutou forte, de pé direito. O goleiro Marcos fez ótima defesa.
O Verdão só foi acordar em campo após os 25 minutos, após ouvir que o Marília estava ganhando do Corinthians por 1 a 0. A primeira chance clara do Palmeiras veio apenas aos 28 minutos, no seu primeiro chute a gol, com Wendel. Fabiano defendeu.
Vendo que seu time estava mal em campo, Caio Júnior promoveu uma substituição logo aos 30 minutos, tirando Fracis e colocando Marcelo Costa, para melhorar o passe do Verdão.
A substituição parecia que ia dar certo, pois dos 30 aos 32 o Verdão foi melhor do que o Norusca. Mas foi só isso.
Aos 33 minutos, Vandinho fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. A bola passou por todos, menos pelo zagueiro David, que mandou contra o próprio patrimônio, marcando gol contra: 1 a 0 Norusca.
Pressão verde
Como era de se esperar, o Palmeiras partiu para cima desde o primeiro minuto de jogo, para tentar empatar e virar o placar. Edmundo, logo no primeiro minuto, subiu sozinho na área para cabecear, mas a bola foi para fora.
A resposta noroestina veio aos nove minutos. Vandinho dançou na frente da zaga e chutou de três dedos, forte, no ângulo, mas Marcos fez linda defesa, mandando a bola para escanteio.
Em seguida, David recebeu na área e chutou. A zaga noroestina salvou em cima da linha, tirando gol certo do Palmeiras.
Depois dessa chance do Verdão, o Noroeste recuou demasiadamente. Enquanto isso, o Palmeiras de vez para o ataque e começou a criar uma chance atrás da outra. Com isso, Fabiano começou a se transformar no grande nome do jogo.
As primeiras chances foram aos 16 e 18 minutos, com chutes de fora da área de Edmílson e Michael. Valdívia, aos 21 também mandou para fora da meta.
Aos 22, David, tentando recuperar-se do gol contra, subiu de cabeça após cruzamento na área e mandou a bola no cantinho. Fabiano voou e fez linda defesa.
De tanto martelar, o Palmeiras conseguiu marcar seu gol. Aos 25 minutos, Valdívia trombou em Deda dentro da área. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Edmundo mandou com perfeição, empatando o jogo.
A torcida palmeirense fazia festa, o Palmeiras mostrava que viraria o jogo na empolgação. No entanto, veio o balde de água fria.
Otacílio Neto, que acabara de entrar no jogo, pouco antes do gol do Verdão, aproveitou rebote na entrada da área e chutou forte, de pé direito, sem chances para o goleiro Marcos.
Depois de marcar o segundo, o Noroeste voltou a recuar, explorando os contra-ataques. O Verdão mandou uma pressão imensa para cima do Trem-Bala, que conseguiu se segurar atrás.
Fabiano fez ótimas defesas e garantiu o resultado. Para completar a bela partida do Norusca, Otacílio Neto quase ampliou. Aos 46 minutos, ele mandou uma bomba de fora da área e a bola explodiu na trave.
No desespero, até o goleiro Marcos tentou marcar, de cabeça, nos últimos minutos de jogo. Entretanto, a vitória era noroestina: 2 a 1 merecido para o alvirrubro.
Próximos Jogos
O Noroeste pega o Paulista, domingo, em Bauru. Já o Verdão, enfrenta o Juventus, novamente no Parque Antártica.
Ficha Técnica
Palmeiras 1 x 2 Noroeste
Local: Estádio do Parque Antártica (São Paulo-SP)
Data: 07/03/2007
Árbitro: Eduardo Coronado
Cartões amarelos: Martinez, Dininho, e Edmundo (Palmeiras). Fabiano, Hernani, Edno e Éder (Noroeste)
Gols: Edmundo, aos 26’/2T (pênalti) (Palmeiras). David, aos 34’/1T (contra) e Otacilio, aos 28’/2T (Noroeste)
Palmeiras
Marcos; David, Dininho e Edmílson; Francis (Marcelo Costa), Wendel, Martinez (Michael), Valdívia e Leandro; Osmar (Cristiano) e Edmundo.
Técnico: Caio Júnior.
Noroeste
Fabiano; Éder, Bonfim, Fábio e Ernani Nascimento (Toninho); Deda, Hernani, Márcio Egídio e Edno; Leandrinho (Bruno Mineiro) e Vandinho (Otacílio Neto).
Técnico: Paulo Comelli.