Opinião FI: Pep Guardiola e Manchester City consagrados
Exatamente como gostaríamos que acontecesse no Brasil. Com arbitragem perfeita, futebol de alto nível e torcida barulhenta, fanática, mas bem educada
Foi o 10.º titulo do Manchester City, que conquistou um tetra seguido inédito na história do futebol inglês. Os números são impressionantes
![Opinião FI: Pep Guardiola e Manchester City consagrados 1 Inglês - 2024](https://images.futebolinterior.com.br/2024/05/Guardiola-City-e1716162295509.jpg)
Campinas, SP, 19 (AFI) – Pepe Guardiola foi aplaudido de pé por milhares de torcedores do Manchester City neste domingo à tarde, em Manchester, cidade da Inglaterra, quando entrou em campo para receber sua medalha de campeão, logo após seu time ganhar do Wolverhampton por 3 a 1. Depois dele, cada jogador que entrou, também recebeu aplausos, numa festa emocionante que encerrou o mais qualificado campeonato do mundo (o da Premier League). Foi um jogo de um campeonato que é considerado o mais bem organizado do planeta.
Exatamente como gostaríamos que acontecesse no Brasil. Com arbitragem perfeita, futebol de alto nível e torcida barulhenta, fanática, mas extremamente educada. Um exemplo disso aconteceu no final da partida. Assim que o jogo acabou, boa parte dos torcedores invadiu o gramado para abraçar seus ídolos. Pouco tempo depois, no entanto, todos voltaram aos seus lugares, sem agressões ou discussões.
Em pouco tempo, os responsáveis pelo espetáculo puderam entrar no gramado para preparar o cenário da entrega dos troféus aos vencedores. Algo que a CBF poderia filmar, e, em cima do que aconteceu em Manchester, criar também um projeto parecido e repetir toda aquela organização no futebol de nosso País.
Não só nas finais, mas durante todos os jogos do Brasileirão, onde os gramados deveriam estar sempre perfeitos, a arbitragem fosse sempre da melhor qualidade (profissional, se possível) e um respeito total ao público torcedor.
NÚMEROS BRILHANTES
Em tempo: disse na abertura que City e Guardiola ganharam seu quarto título seguido da Premier League. Mas acrescento um detalhe: Guardiola ganhou seu sexto título da Liga Inglesa. O que o coloca entre os maiores ganhadores deste campeonato em toda a sua história. Foi o 10.º titulo do Manchester City, que conquistou um tetra seguido inédito na história do futebol inglês.
O Manchester City também fez uma linda campanha na Inglaterra. Ganhou 91 pontos, venceu 28 partidas, empatou 7 e perdeu 3. Marcou 96 gols e sofreu 34. Saldo positivo de 62 gols.
OUTROS CAMPEÕES
Como na Inglaterra, os outros grandes campeonatos de futebol da Europa também já tem seus campeões.
Na Alemanha, por exemplo, o campeão foi o Bayern Leverkusen, que fez brilhante campanha. Ganhou 90 pontos, teve 28 vitórias, 6 empates e não perdeu nenhum jogo. Marcou 89 gols e sofreu 21. Saldo positivo de 65 gols. Foi campeão pela primeira vez em 121 anos de fundação.
Na Espanha, o Real Madrid, mesmo faltando uma rodada para o campeonato terminar, já é o campeão antecipado, também com campanha maravilhosa. Soma 94 pontos, com 29 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota. Marcou 87 gols e sofreu 26. Saldo positivo de 56 gols.
Na França, o campeão foi o PSG. Falta apenas uma rodada para terminar. O time de M´bappe ganhou 76 pontos, venceu 22 partidas, empatou 1 e perdeu duas. Marcou 81 gols e sofreu 33. Saldo de 48 gols.
Na Itália, o campeão foi a Internacional, de Milão. Seu time chegou a 93 pontos ganhos, venceu 29 partidas, empatou 6 e perdeu duas. Marcou 87 gols e sofreu 30 . Saldo de 56 gols.
Observem como os campeões fizeram muitos gols em seus respectivos campeonatos. Aqui no Brasil, isso raramente acontece. Pelo menos, na quantidade da Europa. Precisamos melhorar muito até chegar lá.
Confira também:
- Klopp se despede do Liverpool com vitória recheada de homenagens, choro e muita emoção
- Guardiola coloca futuro no Manchester City em dúvida: 'Estou mais perto de sair'
- INGLÊS: Manchester City acaba com sonho do Arsenal e conquista tetra histórico
- Phil Foden, do Manchester City, é eleito craque do Campeonato Inglês um dia antes da decisão