Opinião Eduardo Afonso: Pirambu vem a São Paulo

Estive nesta semana na única capital nordestina que não conhecia: Aracaju. E fiquei surpreso com a cidade, muito limpa, organizada e com um povo extremamente gentil e educado.

Outra boa surpresa foi o estado do Estádio Lourival Batista, onde foi realizada a partida entre Corinthians e Pirambu. Pequeno (20 mil pessoas), mas confortável e com excelente visão do campo em qualquer setor. O gramado fica devendo é verdade, mas existem piores espalhados por aí. Agora a maior surpresa mesmo foi o fato do Corinthians não ter eliminado o jogo da volta contra o desconhecido Pirambu pela Copa do Brasil.

Jogadores com nomes exóticos como Chininha, Saci, Gideon e Agustinho pararam os medalhões Roger, Nilmar, Magrão e Marcelo Matos. E o time sergipano conseguiu além do empate, a chance de se apresentar em São Paulo dia primeiro de março. Vitória corintiana, diga-se de passagem, foi barrada pela excelente atuação do goleiro Alan e principalmente pela deficiente qualidade de finalizações do time paulista.

Jogadores como Wellinton, Gustavo e Jean Carlos não têm, na minha opinião, possibilidade de vestirem a camisa titular de um time como o Corinthians. Para complicar, Magrão e Nilmar estão em péssima fase. Roger, que completou 100 jogos pelo clube foi substituído no segundo tempo por total falta de vontade em jogar Enfim, foi um desastre, que só não ficou pior devido a pouca técnica dos jogadores do Pirambu.

Aliás, este clube de apenas dois anos de vida, vem sendo a sensação do futebol sergipano, superando os tradicionais Sergipe, Confiança e Itabaiana. A equipe, que ficou conhecida pelo patrocínio um tanto quanto inusitado do grupo de forró Calcinha Preta, é também subsidiada pelo Banese e pela Prefeitura local.

Aliás, Pirambu, que fica a mais ou menos 70 quilômetros da capital Aracaju, recebe anualmente uma verba de mais de 13 milhões da Petrobrás, que tem várias plataformas na região. Para os confrontos contra o Corinthians, ganhou ainda um patrocínio extra do grupo FLC. Tanto que os uniformes só ficaram prontos um dia antes do jogo. Este colunista, que coleciona camisas, não conseguiu encontrar nenhuma a venda nas lojas que esteve.

O goleiro Alan, o grande destaque do jogo, aproveitou a mídia forte que estava presente no estádio para expor um drama familiar: o assassinato do seu pai há pouco mais de quatro meses. O crime aconteceu num bar no interior da Bahia e até hoje as autoridades locais não encontraram os assassinos, embora Alan tenha afirmado categoricamente que todos da cidade sabem que foi.

O fato por si só mostra que a impunidade é total no Brasil e atinge tanto as grandes metrópoles como as cidades escondidas neste nosso país imenso. A folha salarial mensal do Pirambu é de 60 mil reais, mais de 20 vezes inferior a do Corinthians. O grupo receberá 15 mil reais de bonificação por não ter sido eliminado no primeiro jogo. Caso consiga o “milagre” de eliminar o Corinthians em São Paulo, o valor triplica.
* Macedo, aquele mesmo, que jogou no São Paulo e mais uma dezena de clubes brasileiros, agora com 37 anos, está chegando para reforçar o Pirambu. Deve enfrentar o Timão no Pacaembu.

* Tá cada vez mais fácil jogar fora do país. Jailson, que nem no banco ficou no jogo em Sergipe, está deixando o Corinthians para ir para o futebol russo. O que um bom empresário não faz!!!

OUTRAS DA BOLA

Como passei a semana toda em viagem, não acompanhei muito os outros assuntos relacionados às outras equipes paulistas.

* Mas, da pra afirmar que o Santos trouxe da Colômbia um resultado fundamental para a sua classificação nesta primeira fase da Libertadores.

* Que o Palmeiras terá nos próximos 3 jogos, contra São Caetano, Noroeste e Corinthians uma definição em relação ao seu futuro e ao futuro do técnico Caio Junior.

* A saída do preparador físico Fábio Maserajian é uma perda considerável para o Verdão. Difícil de ser reposta de imediato.

* Alex é bom zagueiro, muito técnico, embora às vezes enfeite. E estava precisando sair do São Paulo. Vai ser uma boa pra ele defender o Botafogo do técnico Cuca.

* Muricy fez muito bem ao reintegrar ao elenco tricolor o jogador Hernanes. Marco Antonio poderá também ganhar uma oportunidade.

* Lusa segue invicta, mas tem muitos problemas para a próxima rodada da série A 2. O elenco a disposição de Benazzi é muito reduzido.

* Preocupante a estréia do Inter na Libertadores. Essa derrota para o Nacional poderá complicar a equipe gaúcha neste grupo da morte.

Fecho deixando meu abraço e meu conforto ao amigo Alcindo Luis, que passa por momento de saúde delicado. Um batalhador do esporte de Osasco e região, além de um sujeito de caráter excepcional, que espero ver prontamente restabelecido o mais rapidamente possível. Deus estará abençoando esta recuperação.