Operário-PR x Santa Cruz - Para fazer história ou por alívio, a missão é o acesso!
Em momentos diferentes de suas histórias, times se enfrentam por vaga na Série B de 2019
Em momentos diferentes de suas histórias, times se enfrentam por vaga na Série B de 2019
Ponte Grossa, PR, 24 (AFI) – O acesso à Série B tem significados diferentes para Operário-PR e Santa Cruz. O Fantasma tenta atingir um dos pontos altos de sua história. O Tricolor, por sua vez, quer encerrar o quanto antes a passagem pela Série C para não correr o risco de iniciar um novo período de decadência. Diante deste cenário, os dois se enfrentam às 15 horas deste domingo, no Germano Krüger, em jogo válido pela rodada de volta das quartas de final, para decidir quem sobe.
Com a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, no Arruda, o Santa entrará em campo precisando de um empate para garantir o retorno à Série B, competição na qual foi rebaixado em 2017, um ano após a queda na Série A, em 2016. O Operário, que não joga a segunda divisão desde 1991, precisa vencer por um gol para decidir nos pênaltis e por dois gols para avançar no tempo normal.
Enquanto o time pernambucano tenta se reencontrar após uma série de quedas, a equipe de Ponta Grossa faz o caminho inverso e vive um momento de reconstrução. Os operarianos estão em ascensão desde o segundo semestre de 2017, quando conquistaram o acesso à Série C e faturaram o título da Série D. Na atual temporada, foram campeões da Segunda Divisão Paranaense e voltaram à elite.
MATUTANDO
O Operário Ferroviário tem algumas dúvidas em relação à scalação para a decisiva partida do acesso. O técnico Gerson Gusmão não poderá contar com o atacante Bruno Batata, o que pode resultar até numa mudança de formação.
Bruno Batata recebeu o terceiro cartão amarelo na partida de ida. As opções para a vaga são os atacantes Schumacher e Quirino. O primeiro atuou em 12 jogos do torneio, nove como titular, e é a opção mais provável. Existe ainda a remota possibilidade de Gerson Gusmão arriscar um esquema com três meias, com Robinho entrando no time titular.
Além disso, o meio pode ter outra mudança. O volante Índio deixou o campo com uma lesão muscular no domingo e o Operário não divulgou se ele terá condições de jogo. Se Índio ficar fora, é provável que Erck seja titular e forme a dupla de volantes com Chicão.
MISTÉRIO
Um dos últimos treinamento do Santa Cruz, que a princípio contaria com portões fechados, teve acesso liberado. Diversas ausências na atividade chamaram atenção e a escalação que será utilizada pelo técnico Roberto Fernandes segue sendo um mistério. A atividade aconteceu no CT do Coritiba.
Titulares na partida de ida, na qual o Santa Cruz saiu vitorioso por 1 a 0, o zagueiro Sandoval e os meias Carlinhos Paraíba e Jaílson foram poupados do treinamento por desgaste muscular e fizeram apenas trabalho na academia. Além deles, o lateral Vítor apareceu no campo de tênis e também deixou de treinar por questões físicas.
Contudo, todos os quatro jogadores viajaram para o confronto derradeiro diante do Operário Ferroviário e têm chances de serem titulares. A boa notícia para o treinador foi o retorno do volante Charles, que se recuperou do cansaço físico, voltou a treinar normalmente e fica disponível para o segundo jogo.