Obra com mais de 400 páginas conta histórias de Corinthians e Palmeiras através dos Derbys
O livro reúne informações históricas sobre a rivalidade, principais confrontos e a linha do tempo completa dos dois rivais
Campinas, SP, 09 (AFI) – Na semana do Derby, entre Corinthians e Palmeiras, marcado para quinta-feira, às 21h30, nada melhor do que conhecer uma obra sobre um dos principais clássicos do Brasil e do mundo. O livro “O Derby: rivalidade, paixão e história”, lançado recentemente por Daniel Lima Vialôgo, tem o diferencial de contar a história dos dois clubes passando pelos principais Derbys.
O Prefácio do livro foi escrito por Mauro Beting. Quanto ao conteúdo, o livro reúne informações históricas sobre a rivalidade, principais confrontos e a linha do tempo completa dos dois rivais.
São mais de 400 páginas, com uma riqueza histórica de detalhes, para levar palmeirenses, corintianos e apaixonados por futebol aos gramados que foram e continuam sendo palco desta espetacular rivalidade.
LIVRO PARA O ‘TORCEDOR RAIZ’
“Esse é um livro para o torcedor raiz, tanto corintiano quanto palmeirense, que gosta de conhecer seu clube. O livro tem histórias, imagens da época e depoimentos que fazem com que o leitor se sinta dentro dos jogos. Esse foi um dos meus principais objetivos ao escrever o livro”, explicou Daniel Vialôgo ao Portal Futebol Interior.
Lançado no fim de 2022, a obra levou dois anos para ficar pronta, após pesquisas de Daniel em seu acervo particular e também com outras fontes, além dos dados disponibilizados por Corinthians e Palmeiras.
QUEM VENCEU MAIS NO DERBY? EIS A QUESTÃO!
Quanto ao número de jogos e vitórias de cada time, inclusive, Daniel promete que o livro traz a conta exata.
“Há diferença na contagem entre os dois clubes, mas o livro traz detalhes dos jogos em que se dá a diferença e mostra a conta exata. Apesar de a diferença numérica não ser grande, a discussão com certeza é”, explicou.
DEPOIMENTOS MARCANTES DE ÍDOLOS
Outro diferencial do livro são depoimentos exclusivos de ídolos dos dois times. Do lado do Corinthians, há, por exemplo, o relato do goleiro Tobias, que conquistou o Paulistão de 1977, diante da Ponte Preta, que encerrou o jejum de títulos do Corinthians.
Tobias conta com detalhes o que o técnico Oswaldo Brandão fez para motivar o time após derrota por 2 a 1 para a Macaca, em pleno Morumbi, com mais de 140 mil torcedores.
Do lado do Palmeiras, há participações como a do artilheiro Evair, “O Matador”. Na final do Paulistão de 1993, ele não cobrou o pênalti na prorrogação antes da aproximação de César Sampaio, capitão do time.
No livro, Evair relata o que aconteceu entre ele e César Sampaio antes de converter o pênalti e garantir vitória por 4 a 0 sobre o Corinthians e o título estadual.
LIVRO PARA AS DUAS TORCIDAS E APAIXONADOS
Daniel ainda reforçou que o livro é para as duas torcidas e todos os apaixonados pela história do futebol brasileiro.
“Muito da história do Corinthians é o Palmeiras. E muito da história do Palmeiras é o Corinthians. Quem quer conhecer a história de seu time acaba, obrigatoriamente, conhecendo um pouco a do rival. Por isso, o objetivo foi contar a trajetória dos dois clubes e momentos marcantes em que se cruzaram diretamente nos Derbys”, finalizou Daniel ao Portal Futebol Interior.
MAIS INFORMAÇÕES
Daniel Lima Vialôgo é professor e consultor na área de marketing esportivo, escritor e pesquisador no futebol. Autor dos livros “Marketing pessoal e a construção de uma carreira sustentável”, “Marketing no futebol”,”Os primeiros passos do atleta profissional” e “O Derby”.
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Spessotto.