O velho Luxa deu a volta por cima
Campeão paulista, o Palmeiras está bem na Libertadores e no Brasileiro e ainda vai disputar a Copa do Brasil
Campeão paulista, o Palmeiras está bem na Libertadores e no Brasileiro e ainda vai disputar a Copa do Brasil
No ano passado cheguei a dizer que alguns famosos técnicos do futebol brasileiro estavam no final de suas carreiras e nada mais podiam oferecer aos clubes que pretendiam contratá-los. Entre esses treinadores, citei principalmente Wanderley Luxemburgo, que ficou algum tempo sem trabalhar e quando tentou fazer alguma coisa dentro do futebol não deu conta do recado.
Foi quando o considerei um treinador “superado” e sem condições de conseguir êxito em qualquer dos grandes clubes do Brasil.
Uma afirmativa que, confesso, foi totalmente equivocada de minha parte (o bom analista tem obrigação de reconhecer seus erros, e eu o faço nesse momento!).
Na verdade, Luxa apenas passou por um mal momento e a partir do momento em que trabalhou no Vasco da Gama, por curto espaço de tempo já mostrou que ainda tinha lenha para queimar dentro do esporte que o promoveu em todo o mundo.
MUITAS VIRTUDES
Neste ano Luxa assinou com o Palmeiras. Foi quando começou a provar que ainda tem mesmo muitas virtudes e sabe levar o time que dirige a bons resultados e, principalmente, a conquista de títulos.
Basta lembrar que, neste ano, só Luxemburgo, entre os treinadores que dirigem um dos quatro grandes do futebol paulista, já conseguiu um título.
Foi campeão paulista da temporada com todos os méritos e fez a fanática torcida verde voltar a sorrir. O título foi mais do que justo. O Palmeiras passou por todas as fases do campeonato com bom nível de atuações e ganhou os jogos que precisava ganhar.
Terminou o Paulistão como campeão e excelentes números: mais gols marcados, menor de número de gols sofridos e mais pontos conquistados.
BEM EM DUAS DISPUTAS
No momento, o Palmeiras disputa duas competições muito mais importantes do que o Paulistão. Está na Copa Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Na Libertadores é líder absoluto de seu grupo e está com sua classificação garantida para a próxima fase.
No Brasileirão, apesar de criticado pelo futebol apresentado, é o único clube invicto da competição e já está entre os três primeiros colocados. Em doze jogos o Verdão venceu 5, empatou 7 e não perdeu nenhum.
Marcou 17 gols e sofreu 11, o que lhe deixa um saldo positivo de 6 gols. Única falha é não estar jogando um futebol que justifique os milhões de reais gastos para montar seu elenco, mas, ainda assim, é um dos mais sérios candidatos ao título, podendo disparar na liderança dentro de mais algumas rodadas.
TÉCNICO GANHA JOGO
Fica evidente, portanto, que aquela máxima de que “técnico não ganha jogo!”, é totalmente equivocada. Técnico ganha jogo sim e sua competência é decisiva para que seu time brigue por títulos e dê muitas alegrias a sua torcida.
Para mostrar que isso tudo é verdade, lembro que, enquanto Luxa está invicto, é líder de seu grupo na Libertadores e tem ótimo aproveitamento no Brasileiro, Fernando Diniz, do São Paulo, já foi desclassificado da Liberta, está em queda no Brasileiro e tem seu nome citado como o maior culpado pelo baixo nível do futebol de seu time em todas as competições que tem disputado.
Acho que com essa explanação, não só estou redimido por ter “encerrado” a carreira de Luxemburgo antes da hora como também acho que convenço aqueles que ainda o criticam, de que o “velho Luxa”ainda merece hoje ser citado como um dos três melhores técnicos do futebol do Brasil. Concordam??